
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Nem tão distantes assim
Por Juvenal Dias
KTO Minas começa 13º Playoff de NBB CAIXA e Desk Manager Mogi Basquete, o 9º; é o primeiro mata-mata entre times que estão opostos na tabela, mas têm histórico semelhante
A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA continua neste sábado (26/04), às 18h, no Ginásio Prof. Hugo Ramos, o “Hugão”, com o confronto entre Desk Manager Mogi Basquete (16º) x KTO Minas (1º). A partida terá transmissão do YouTube do NBB CAIXA e do NBB BasquetPass. Apesar das colocações mais opostas possíveis no chaveamento, as equipes estão iguais nos confrontos diretos e já chegaram muitas vezes às semifinais. Entenda um pouco mais do que está por vir.
Retrospecto em playoffs
O KTO Minas é um dos que mais frequentaram playoffs nas 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase. Será a sua 13ª participação, vindo de seis temporadas seguidas nessa fase ininterruptamente. Como melhores campanhas, repetiu por seis vezes chegar às semifinais, quatro delas nas últimas quatro edições, condição que só o Flamengo repetiu. Isso significa que ainda corre atrás de uma final inédita. Com 12 participações anteriores, tem um desempenho de 45,5% nas 79 partidas que disputou (36v e 43d). Além disso, tem uma quarta de final e cinco oitavas.
Na temporada passada, foi 3º, passando por Ceisc/União Corinthians nas oitavas e São Paulo nas quartas. Foi superado pelo Sesi Franca, por 3 a 2 na série, com uma campanha total de 7v/5d. Nesta temporada, foi campeão do Torneio Abertura NBB e liderou quase todas as rodadas do NBB CAIXA. Classificou-se à Copa Super 8 com a primeira colocação, superando São Paulo e CAIXA/Brasília, mas acabou parando na final para o Flamengo, em casa. Manteve a ponta da tabela para ser o primeiro colocado geral, sendo a primeira vez na história da competição a terminar a fase de classificação no posto mais alto. Na BCLA, foi eliminado em casa pelo Instituto de Córdoba (ARG) nas quartas de final. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 29v/5d (85,3% – 1º Lugar).
Já o Desk Manager Mogi Basquete tem uma história com menos participações em playoffs do NBB CAIXA, mas que já chegou mais longe do que seu rival da série. Vai para sua 9ª participação, tendo retornado na temporada passada após ter ficado de fora de duas anteriores. Depois da sua temporada de estreia, 2012/13, que não avançou, foram sete temporadas seguidas se encaminhando aos playoffs. Sua melhor campanha foi chegar à final da temporada 2017/18, na qual perdeu a disputa inédita pelo título para o Paulistano/CORPe. Além disso, tem quatro semifinais, duas quartas de final e uma oitava.
Na temporada passada, foi 15º na classificação e perdeu para o Sesi Franca na ida e na volta (2-0). Em 8 participações anteriores, tem 65 jogos de playoffs, com 52,3% de aproveitamento (34v e 31d). Nessa temporada, segue no seu trabalho de reformulação, com uma das equipes mais jovens da competição. Acertou com um novo patrocinador máster durante a temporada, mas não conseguiu apresentar desempenho melhor do que as últimas colocações nos dois turnos. Classificou-se na última rodada, ao vencer o Pato Basquete em casa. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 11v/23d (32,4% – 16º Lugar).

Arengo foi destaque do KTO Minas do jogo da ida contra o Desk Manager Mogi Basquete. Foto: Hedgard Moraes/MTC
Histórico de equilíbrio total
Nas 24 partidas entre KTO Minas e Mogi Basquete dentro do NBB CAIXA, não há vantagem para nenhum dos lados, com as duas equipes tendo vencido 12 embates.
O Desk Manager Mogi Basquete venceu o primeiro encontro, em 07/01/2013, com a vitória fora de casa por 86 a 84, com Riddick sendo o cestinha, com 26 pontos. E a sequência durou mais duas partidas. A maior invencibilidade do confronto pelo lado do time do interior paulista foram oito partidas, do dia 03/06/2016 até 04/12/2019. Nesse período, em 12/03/2018, um resultado chama a atenção. 76 a 39, que representou a segunda melhor marca defensiva de um time, só superada pelo Cetaf/Espírito Santo, que sofreu apenas 34 pontos do Assis, na primeira temporada de NBB CAIXA.
A quebra da sequência e primeira vitória do KTO Minas veio no dia 27/02/2014, com o 94 a 93 em casa, com Elinho Corazza anotando um duplo-duplo, com 17 pontos e 12 assistências. A Tempestade, atualmente, sustenta a maior invencibilidade do confronto, com nove partidas sem perder, desde 11/02/2020. Isso inclui os resultados da atual temporada, 91 a 61 na Arena UniBH, no primeiro turno, com Arengo sendo o cestinha com 18 pontos, e 79 a 68, no Hugão, com Paranhos anotando 16 pontos.
Único representante do “Clube dos 500”
No confronto, há um integrante do “Clube dos 500”, que está perto de superar uma lenda do NBB CAIXA. Rafa Mineiro tem 560 jogos pela competição (5º maior da história), faltam quatro para igualar Olivinha e cinco para ultrapassá-lo. Começa os playoffs com 4810 pontos (21º), faltando 27 para igualar Murilo e entrar no Top-20. Também é o 6º maior reboteiro, com 2538 rebotes coletados.
Destaques individuais
O KTO Minas tem a distribuição mais igualada de pontos e eficiência entre todos os elencos do NBB CAIXA e apontar um destaque individual é um desafio. Porém, o ala/armador Juan Pablo Arengo vem se destacando na segunda metade da temporada. Com a saída de Luis Montero, ganhou mais espaço, se tornou titular e manteve o nível de atuações do time. Se tornou o cestinha do time (11,82 pontos), 4º em assistências (2,15) e em eficiência (11,1).
Com nove de suas dez temporadas de NBB CAIXA no Desk Manager Mogi Basquete, é evidente que o destaque fica para o armador Guilherme Lessa. Além de ser um ponto de experiência para a equipe, é líder em eficiência (11,9) e segundo em pontos (11,29) em rebotes (3,9) e assistências (2,9).
Palavra dos capitães
“Quando se trata de playoffs, todos os atletas sabem que é um novo campeonato. Tudo que fazemos na fase de classificação tem um certo peso, mas principalmente nós, KTO Minas, que fizemos uma fase de classificação excelente, ficamos em primeiro lugar, sabemos que agora é tudo reconstruído. As equipes virão jogar contra nós totalmente motivadas para fazer uma série dura, então estamos nos preparando muito para isso. O Mogi é uma equipe jovem, que corre bastante, joga em transição, mas estamos preparados para essa série. Estamos com muita confiança, mas sabemos que é uma nova mentalidade, um novo estilo de jogo que as equipes vão tentar implementar e temos que estar prontos para conseguir o nosso objetivo, que é chegar na final“, Alexandre Paranhos, pivô do KTO Minas.

Guilherme Lessa vai liderar o Desk Manager Mogi Basquete contra o KOT Minas. Foto: Suelenn Ladessa/ Desk Manager Mogi Basquete
“Feliz pela classificação. Como um time jovem, muitos não acreditando em nós, acho que até nós mesmos, às vezes, meio inseguros do que aconteceria. Mas conseguimos lutar, conseguimos conquistar essa confiança um no outro e chegar onde chegamos, ainda sabendo do potencial nosso, que podemos até conseguir mais coisas. Agora pegar um confronto bem difícil, mas são playoffs, chegamos mais concentrados ainda, cada jogo é um jogo. Vamos lutar pelo máximo que conseguirmos, entregar o máximo e fazer por merecer o que for para ser. Estaremos contentes com o que conseguirmos. O importante é contribuir com a nossa evolução, a nossa entrega. Se passarmos, é um triunfo ainda maior. É seguir firme, seguir com os pés no chão e saber lutar cada batalha a cada dia, vamos treinar para isso”, Guilherme Lessa, armador do Desk Manager Mogi Basquete.
Agenda
Jogo 1 – 26/04 (Sábado) – 18h – Prof Hugo Ramos (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 29/04 (Terça-feira) – 19h – Arena UniBH (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 01/05 (Quinta-feira) – 18h – Arena UniBH (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 04/05 (Domingo) – 11h – Prof Hugo Ramos (a definir)
Jogo 5 (se necessário) – 07/05 (Quarta-feira) – 19h – Arena UniBH (a definir)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, UMP e Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.