#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Encontro inédito

09-05-2025 | 08:08
Por Juvenal Dias

KTO Minas disputa pela 8ª vez uma quarta de final de NBB CAIXA e R10 Score Vasco da Gama, a 2ª; é o primeiro mata-mata entre times que fizeram a final do Torneio de Abertura NBB

Na 16ª edição dos playoffs do NBB CAIXA, começa a fase de quartas de final nesta sexta-feira (09/05), às 20h, em São Januário, com o confronto entre R10 Score Vasco da Gama (8º) x KTO Minas (1º). A partida terá transmissão do sportv e do NBB BasquetPass. As equipes começaram a temporada fazendo final de um torneio preparatório, agora buscam melhores campanhas que seus retrospectos em playoffs. Entenda um pouco mais do que está por vir.

Retrospecto em playoffs

Será a primeira vez na história do confronto que KTO Minas e R10 Score Vasco da Gama se encontram em qualquer fase de playoffs. Antes da temporada começar, fizeram a final do Torneio de Abertura NBB e o time mineiro venceu por 76 a 52, vingando-se da derrota que teve na primeira fase.

O KTO Minas é um dos que mais frequentaram playoffs nas 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase. É a sua 13ª participação, vindo de seis temporadas seguidas nessa fase ininterruptamente. Como melhores campanhas, repetiu por seis vezes chegar às semifinais, quatro delas nas últimas quatro edições, condição que só o Flamengo repetiu. Isso significa que ainda corre atrás de uma final inédita. Já contando as oitavas de final da atual temporada, tem um desempenho de 47,5% nas 82 partidas que disputou (39v e 43d). Além disso, em anos anteriores, tem uma quarta de final e cinco oitavas. Na temporada passada, foi 3º, superado pelo Sesi Franca na semifinal, por 3 a 2 na série, com uma campanha total de 7v/5d.

Arengo será importante para o KTO Minas na série com o R10 Score Vasco da Gama. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Nesta temporada, foi campeão do Torneio Abertura NBB e liderou quase todas as rodadas do NBB CAIXA. Classificou-se à Copa Super 8 com a primeira colocação, superando São Paulo e CAIXA/Brasília, mas acabou parando na final para o Flamengo, em casa. Manteve a ponta da tabela para ser o primeiro colocado geral, sendo a primeira vez na história da competição a terminar a fase de classificação no posto mais alto. Na BCLA, foi eliminado em casa pelo Instituto de Córdoba (ARG) nas quartas de final. Agora, nas oitavas, foi um dos dois times que varreram sua série, fazendo 3 a 0 no Desk Manager Mogi Basquete. Campanha 1ª Fase + oitavas: 37 jogos – 32v/5d (86,4% – 1º Lugar/ 3 a 0).

O R10 Score Vasco da Gama está apenas para sua quarta edição de playoffs em toda a história do NBB CAIXA. Em três das quatro temporadas anteriores em que participou do campeonato, competiu nessa fase, a única ausência foi em 2018/19, ficando em 13º. Sua melhor campanha foi justamente na temporada passada, no ano de retomada do projeto dentro da competição. Classificou-se em 4º e avançou até as quartas de finais, fazendo um total de 4v/3d, quando foi eliminado pelo Bauru Basket (3-2) em casa. Nas outras duas vezes, parou ainda nas oitavas. Isso quer dizer que na temporada 2024/25 repete seu melhor retrospecto e busca uma semifinal inédita. Tem 20 jogos de playoffs, já contando com essas oitavas, com 50% de aproveitamento (10v e 10d).

Nessa temporada, começou entre os últimos colocados, mas se recuperou a tempo de classificar em sétimo para a Copa Super 8, sendo eliminado nas quartas pelo Flamengo. Depois, ficou no pelotão intermediário durante todo o segundo turno, terminando com o 8º lugar e último dos mandantes de quadra nessa fase. Nas oitavas de final, abriu 2 a 0 diante do Farma Conde/São José Basketball, mas não fechou a série em sua casa. Teve que retornar à cidade do Vale do Paraíba para vencer o quarto jogo e fazer 3 a 1. Campanha 1ª fase + oitavas: 38 jogos – 21v/17d (55,2% – 8º Lugar/ 3 a 1).

Predominância mineira

Nas 10 partidas entre KTO Minas e R10 Score Vasco da Gama dentro do NBB CAIXA, a Tempestade leva vantagem com 7 vitórias (70%), contra 3 do Cruzmaltino (30%).

O R10 Score Vasco da Gama venceu o primeiro encontro, em 10/11/2016, com o triunfo fora de casa por 85 a 83, na prorrogação, com o armador Hélio Vitor Luiz Lima sendo o cestinha, com 17 pontos. O Cruzmaltino só voltou a vencer novamente no returno da temporada seguinte 2017/18, não sustentando invencibilidade. Seu terceiro triunfo ocorreu no primeiro turno da atual temporada, 81 a 64, em São Januário.

Já a primeira vitória do KTO Minas veio no dia 26/01/2017, com o 87 a 75, devolvendo a vitória na casa vascaína, com o armador Scott Rodgers como cestinha, com 22 pontos. A Tempestade sustentou a maior invencibilidade do confronto por quatro jogos, nas temporadas 2018/19 e 2023/24.

Na temporada atual, os mandantes levaram a melhor em seus domínios. O R10 Score Vasco da Gama venceu no turno, 81 a 64, com Marquinhos como cestinha, com 17 pontos. Já o KTO Minas devolveu no returno, 76 a 69, com Arengo anotando 17 pontos.

Marquinhos quer avançar para não se despedir da carreira na fase de quartas de final. Foto: Léo Lenzi/ Agência NTZ

Representantes do “Clube dos 500”

14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados. No confronto, há um integrante do “Clube dos 500”, que está perto de superar uma lenda do NBB CAIXA. Rafa Mineiro tem 563 jogos pela competição (5º maior da história), falta um para igualar Olivinha e dois para ultrapassá-lo. Começa as quartas com 4835 pontos (21º), faltando 2 para igualar Murilo e entrar no Top-20. Também é o 6º maior reboteiro, com 2552 rebotes coletados.

Marquinhos, que vive sua Last Dance no NBB CAIXA, tem 537 jogos, sendo o 8º na lista de todos os tempos. Ao seu lado, no Vasco da Gama, Eddy do Cavaco também entrou para o grupo nessa temporada e soma 524 partidas, sendo o 13º de todos os tempos. Marquinhos também se tornou o primeiro atleta brasileiro a romper a marca de 9000 pontos na competição, feito realizado na temporada atual. É o segundo maior cestinha, com 9158 pontos, 12º em rebotes (2295) e 9º em assistências (1638, faltam sete para igualar Dawkins). Eddy é o 15º em pontuação, com 5296.

*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.

Destaques individuais

O KTO Minas tem a distribuição mais igualada de pontos e eficiência entre todos os elencos do NBB CAIXA e apontar um destaque individual é um desafio. Porém, o ala/armador Juan Pablo Arengo vem se destacando na segunda metade da temporada. Com a saída de Luis Montero, ganhou mais espaço,virou titular e manteve o nível de atuações do time. Se tornou o cestinha do time (11,78 pontos), 4º em assistências (2,19) e 3º em eficiência (11,17).

Com Marquinhos ausente em alguns momentos por lesão, Rafael Paulichi tem feito outra excelente temporada pelo R10 Score Vasco da Gama. O ala/pivô mantém números similares ao NBB CAIXA 2023/24, quando foi um dos grandes nomes da ótima campanha cruzmaltina. Na atual edição, ele registra médias de 14,08 pontos e 6,87 rebotes para 16,29 de eficiência, sendo líder do time nas duas últimas estatísticas e segundo em pontuação.

Palavra dos técnicos

O Léo Figueiró é um técnico experiente, que vem fazendo ótimos trabalhos nos últimos anos, então sei que vai exigir bastante leitura tática da nossa parte. Mas vejo que fizemos um ótimo trabalho também de análise da equipe do Vasco, eu junto com a comissão técnica, e acho que estamos preparados para esses desafios que eles vão nos proporcionar“, Léo Costa, do KTO Minas.

Uma quarta de final contra o time que, para mim, foi o time mais consistente de toda a temporada. Não é à toa que ficou em primeiro, então é um grande desafio. Mas já tivemos quatro encontros nessa temporada, contando com o Torneio de Abertura NBB, e foram duas vitórias para cada equipe. Isso sugere um equilíbrio, mas reconhecemos a grande temporada que o Minas está fazendo, respeitamos muito. O R10 Score Vasco da Gama também vem em uma crescente, vamos crescer ainda mais na hora certa e podemos ter chances de nos surpreender. Eles têm um elenco mais profundo que o nosso, não podemos sair para um jogo tão aberto assim, nós temos que ser intensos e, defensivamente, como viemos sendo todo o campeonato. No ataque, precisamos ser bastante inteligentes, saber atacar eles nas possíveis brechas que vamos achar de uma maneira consistente. Trabalhar a equipe para isso, nós temos jogadores decisivos, que é o caso do Jamaal e do Marquinhos na sua última temporada, com certeza vai jogar com uma energia a mais ainda nesses playoffs. Em relação ao comando técnico, é um respeito muito grande pelo Léo, pelo trabalho dele. Tem a maneira de jogar, tem a cara dele, as equipes que ele dirige têm uma identidade que mostra a consciência do trabalho dele, então, é um respeito muito grande e vai ser um grande playoff“, Léo Figueiró, do R10 Score Vasco da Gama.

Agenda

Jogo 1 – 09/05 (Sexta-feira) – 20h – São Januário (sportv e NBB BasquetPass)

Jogo 2 – 12/04 (Segunda-feira) – 19h – Arena UniBH (sportv e NBB BasquetPass)

Jogo 3 – 14/05 (Quarta-feira) – 19h – Arena UniBH (sportv e NBB BasquetPass)

Jogo 4 (se necessário) – 17/05 (Sábado) – 13h – a definir (sportv e NBB BasquetPass)

Jogo 5 (se necessário) – 20/05 (Terça-feira) – 19h – Arena UniBH (sportv e NBB BasquetPass)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.