
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Vizinhos distantes
Por Juvenal Dias
R10 Score Vasco da Gama começa seu 4º playoff de NBB CAIXA e Farma Conde/São José Basketball, seu 10º; apesar de serem de cidades próximas, é o primeiro mata-mata entre eles
A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA continua nesta quarta-feira (23/04), às 19h30, na Farma Conde Arena, com o confronto entre Farma Conde/São José Basketball (9º) x R10 Score Vasco da Gama (8º). A partida terá transmissão do YouTube do NBB CAIXA e do NBB BasquetPass. Considerado uma viagem relativamente curta, de 350 km, se comparado com a imensidão do Brasil, São José dos Campos e Rio de Janeiro são estilo de vizinhos que moram na mesma rua. Contudo, os times que estão no NBB CAIXA nunca se enfrentaram em qualquer fase de mata-mata anteriormente. Como se um saísse para andar na rua e o outro entrasse em casa, nunca se viam… Até agora. Entenda um pouco mais do que está por vir.
Retrospecto em playoffs
O R10 Score Vasco da Gama vai apenas para sua quarta edição de playoffs em toda a história do NBB CAIXA. Em três das quatro temporadas anteriores em que participou do campeonato, competiu nessa fase, a única ausência foi em 2018/19, ficando em 13º. Sua melhor campanha foi justamente na temporada passada, no ano de retomada do projeto dentro da competição. Classificou-se em 4º e avançou até as quartas de finais, fazendo um total de 4v/3d, quando foi eliminado pelo Bauru Basket (3-2) em casa.
Nas outras duas vezes, parou ainda nas oitavas. Tem 16 jogos de playoffs, com 43,7% de aproveitamento (7v e 9d). Nessa temporada, começou entre os últimos colocados, mas se recuperou a tempo de classificar em sétimo para a Copa Super 8, sendo eliminado nas quartas pelo Flamengo. Depois, ficou no pelotão intermediário durante todo o segundo turno, terminando com o 8º lugar e último dos mandantes de quadra nessa fase. Campanha: 34 jogos – 18v/16d (52,9% – 8º Lugar).
O Farma Conde/São José Basketball já tem uma frequência maior nos playoffs, porém, coincidentemente, quando o rival estava, o time joseense estava fora jogando Liga Ouro. A única temporada que estiveram juntos em mata-mata foi 2023/24. O Sanja tem nove participações anteriores, vai para sua décima na temporada atual.
Como melhor campanha, pode se orgulhar de ser um dos únicos nove times que chegaram a uma final de NBB CAIXA. Foi na temporada 2011/12, com final em jogo único, contra o Lobos Brasília (Uniceub/BRB/Brasília), que saiu derrotado por 78 a 62, no “Hugão”, em Mogi das Cruzes. Foi a final que consagrou o primeiro tricampeão seguido do NBB CAIXA. Pelo São José, Murilo anotou 20 pontos, contra 26 de Giovannoni do outro lado.
Além disso, tem duas semifinais, três quartas de final e três oitavas. São 67 jogos nessa história, com 50,7% de aproveitamento (34v e 33d). Nessa temporada, veio escalando gradativamente as colocações na tabela para ficar perto da metade de cima na reta final até terminar em 9º. Campanha: 34 jogos – 17v/17d (50% – 9º Lugar).

Paulichi, principal destaque da temporada para o R10 Score Vasco da Gama, no jogo contra o Farma Conde/ São José Basketball. Foto: Mauricio Almeida/ R10 Score Vasco
Poucos jogos e muito equilíbrio
R10 Score Vasco da Gama e Farma Conde/São José Basketball se enfrentaram seis vezes na história do NBB CAIXA, sem vantagem para qualquer lado, três vitórias para cada lado. Os encontros nas temporadas 2018/19 e 2023/24 foram determinados pelo mando de quadra, ou seja, sempre o visitante que venceu. A história começou com o Cruzmaltino vencendo no dia 29/11/2018, por 81 a 77, com Duda Machado fazendo 25 pontos. Em seguida vieram duas vitórias na sequência para Sanja e mais uma vitória vascaína.
A sequência quebrou e se inverteu na atual temporada, com o Gigante da Colina emplacando uma vitória na Farma Conde Arena, com Scheuer anotando 19 pontos e 10 rebotes no 68 a 59, e com o time joseense aplicando o troco em São Januário, com Vieta fazendo 16 pontos no 75 a 69.
“Clube dos 500” na área
14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados. Três estarão em ação no confronto.
Marquinhos, que vive sua Last Dance no NBB CAIXA, tem 533 jogos, sendo o oitavo na lista de todos os tempos. Ao seu lado, no Vasco da Gama, Eddy do Cavaco também entrou para o grupo nessa temporada e soma 520 partidas, sendo o 13º de todos os tempos. Marquinhos também se tornou o primeiro atleta brasileiro a romper a marca de 9000 pontos na competição na temporada atual. É o segundo maior cestinha, com 9088 pontos. Eddy é o 15º, com 5253.
Pelo lado de São José, Renato Carbonari tem três jogos a mais que Eddy (523), o que o coloca na 11ª colocação da lista. É o 23 em pontuação, 4532.
*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.
Destaques individuais
Rafael Paulichi tem feito outra excelente temporada pelo R10 Score Vasco da Gama. O ala/pivô mantém números similares ao NBB CAIXA 2023/24, quando foi um dos grandes nomes da ótima campanha cruzmaltina. Na atual edição, ele registra médias de 14,06 pontos e 7,3 rebotes para 16,5 de eficiência, sendo líder do time nas três estatísticas. Já somou mais de 1000 pontos em sua segunda temporada com o Gigante.
Pelo Farma Conde/São José Basketball, o ala/pivô Douglas dos Santos é destaque absoluto dentro do garrafão na temporada. Ele lidera o time em pontos (14), rebotes (6,6) e em eficiência (15,9). Seus melhores números desde quando estreou no NBB CAIXA, há sete temporadas.
Palavra dos capitães
Não temos a menor dúvida de que vai ser um confronto extremamente difícil, já jogamos dois jogos contra eles, sabemos que eles são um time bem físico, bem atlético, correm bem a quadra, têm um jogador de muita qualidade. Mas também, do nosso lado, sabemos que estamos, apesar das derrotas nos últimos jogos, em um momento bom como equipe. Nosso diferencial será contar com jogadores que são muito experientes, seja em playoffs ou temporadas jogadas, como Marquinhos, Jamaal, Eddy, o próprio Humberto, Basílio. É um time muito experiente, vai contar muito para nós. E agora estamos quase todo mundo recuperados fisicamente. Quando estamos um time completo, sabemos da força que temos. Então, obviamente, viemos para ganhar, vai ser um confronto equilibrado, difícil, mas acho que temos 100% de capacidade de passar à próxima fase” , Rafael Paulichi, ala/pivô do R10 Score Vasco da Gama.

Douglas dos Santos, destaque do Farma Conde/ São José Basketball, tentado passar por Marquinhos, do R10 Score Vasco da Gama. Foto: Léo Lenzi/ Agência NTZ
“Temos certeza de que será uma série muito equilibrada e que os detalhes farão grande diferença. Agora os jogos, mais do que nunca, serão muito intensos, estudados e animicamente tensos. Por isso que precisamos encarar cada jogo como se fosse o último, sem pensar no que já aconteceu ou pode acontecer“, Felipe Ruivo, armador do Farma Conde/São José Basketball.
Agenda
Jogo 1 – 23/04 (Quarta-feira) – 19h30 – Farma Conde Arena (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 26/04 (Sábado) – 17h – São Januário (TV Cultura, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 28/04 (Segunda-feira) – 19h30 – São Januário (UOL, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 02/05 (Sexta-feira) – 19h30 – Farma Conde Arena (a definir)
Jogo 5 (se necessário) – 05/05 (Segunda-feira) – 19h30 – São Januário (a definir)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.