#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Multidões nas quartas

10-05-2025 | 01:56
Por Juvenal Dias

Flamengo disputa pela 16ª vez uma quartas de final de NBB CAIXA e Corinthians, a 3ª; é o segundo mata-mata entre eles, que já se encontraram nas quartas da temporada 2018/19

Na 16ª edição dos playoffs do NBB CAIXA, começa a fase de quartas de final neste sábado (10/05), às 11h, no Wlamir Marques, para Corinthians (10º) x Flamengo (2º). A partida terá transmissão da ESPN e do NBB BasquetPass. As equipes já se encontraram nas quartas de final da temporada 2018/19, com varrida Rubro-Negra. Agora vem a revanche do Timão ou o Mengão dobra sua contagem? Entenda um pouco mais do que está por vir.

Retrospecto em playoffs

Será a segunda vez na história do confronto que Flamengo e Corinthians se encontram em quartas de final e segunda vez em playoffs. Anteriormente, já se enfrentaram na temporada 2018/19, com uma varrida do Rubro-Negro por 3 a 0, na mesma ordem de mandos que a atual, com Olivinha fazendo 17 pontos na partida decisiva e sendo o cestinha dos mandantes.

O Flamengo está na sua 16ª edição de playoffs, ao lado de Sesi Franca e Bauru, como as três equipes que estiveram em todas as edições anteriores. O Rubro-Negro detém todos os recordes quando se trata dessa fase, já que conquistou sete títulos de dez finais que chegou. Nenhum outro clube chegou a tantas finais de NBB CAIXA. Além disso, teve quatro semifinais e uma quartas de final, ou seja, nunca parou nas oitavas. Isso também se deve ao fato de sempre ter se classificado entre os quatro primeiros, o que já lhe dava direito de começar nas quartas. Na temporada passada, foi finalista, fazendo 9v/3d no total de sua campanha, até cair para o Sesi Franca (3-1). Nessas 16 edições, detém o recorde de partidas (146), o melhor aproveitamento (69,1%) e o maior número de vitórias (101), com 45 derrotas. Contra o Caxias do Sul Basquete, se tornou o primeiro a conquistar 100 vitórias em playoffs.

Nesta temporada, esteve sempre nas primeiras colocações durante os dois turnos. Foi à final da Copa Super 8 com a segunda campanha do primeiro turno e derrotou o KTO/Minas na Arena UniBH. Não foi o suficiente para a manutenção de Gustavinho de Conti no cargo de treinador. Veio o argentino Sergio “Oveja” Hernández e o time ficou ainda mais avassalador. Fechou o segundo turno com a segunda colocação. Acaba de vir do título da Basketball Champions League Americas (BCLA), derrotando Sesi Franca e Boca Juniors, que lhe garantiu vaga ao Intercontinental, em Cingapura. Nas oitavas do NBB CAIXA, abriu 1 a 0 contra o Caxias do Sul, mas sofreu o empate dentro de casa e foi obrigado a disputar mais duas partidas para se classificar. Campanha 1ª Fase + oitavas: 38 jogos – 29v/9d (76,3% – 2º Lugar/ 3-1)

Shaq Johnson é um dos especialistas do Flamengo na bola de três. Foto: Paula Reis/ CRF

Já o Corinthians tem uma história com menos capítulos dentro dos playoffs do NBB CAIXA. É um dos poucos times que podem se orgulhar de dizer que chega ao mata-mata desde a primeira edição em que compete no campeonato. Isso quer dizer que foram cinco temporadas seguidas, desde 2018/19, que vai para a fase mais aguda da competição. Mesmo na temporada 2019/20, em que não houve playoffs, estava dentro da zona de classificação, em 7º. Suas duas melhores campanhas foram nas duas primeiras temporadas, nas quais chegou às quartas de final, ou seja, já igualou suas duas melhores campanhas. Além disso, vem de três vezes seguidas que parou nas oitavas. Na temporada passada, também foi 10º na classificação e perdeu para o Paulistano/CORPe na ida e na volta (2-0). Em 6 participações, tem 20 jogos de playoffs, com 55% de aproveitamento (7v e 13d).

Nessa temporada, começou um novo trabalho com novo técnico, presenciou Elinho Corazza bater o recorde de assistências de Fúlvio, mas o desempenho do time não condizia com as atuações do maestro. Até que o elenco encaixou melhor, com atuações mais expressivas no segundo turno e se classificou com a 10ª colocação. Nas oitavas, venceu a primeira contra o União Corinthians, sofreu o empate, na primeira vitória do time gaúcho em playoffs, e depois tratou de vencer fora e em casa para assegurar a vaga. Foi um dos dois times, ao lado do São Paulo, que passou pelas oitavas vindo da metade de baixo da tabela. Campanha 1ª Fase + oitavas: 38 jogos – 20v/18d (52,6% – 10º Lugar/ 3-1)

Vantagem rubro-negra

Flamengo e Corinthians já enfrentaram 16 vezes na história do NBB CAIXA, com 13 vitórias do Rubro-Negro (81%) e 3 do Timão (19%).

O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu no dia 03/11/2018, com a vitória por 72 a 64 do Flamengo jogando em casa. Marquinhos foi o cestinha rubro-negro com 16 pontos. Desde então, o Mengão sustentou uma invencibilidade de 6 partidas seguidas, incluindo as três das quartas de final histórica. No entanto, a maior série invicta do time carioca durou 7 jogos, que começou no segundo turno da temporada 2020/21 e durou até o segundo turno da temporada passada.

A sequência foi interrompida pela primeira e, até a temporada passada, única vitória do Corinthians, 83 a 69 no dia 29/12/2020, que Fuller anotou 27 pontos para ser o cestinha. Na temporada 2024/25, a maré virou a favor do Timão com sua maior invencibilidade na série.

No primeiro turno, o Corinthians levou a melhor no Maracanãzinho, 83 a 70, com Melvin Johnson anotando 24 pontos. Na volta, 95 a 87, no Wlamir Marques, com Elinho anotando 32 pontos, 10 assistências e 8 rebotes, para a segunda vitória seguida do Timão.

“Clube dos 500” em peso

14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados. Cinco deles estarão envolvidos nessa disputa.

Pelo lado do Flamengo, o capitão vencedor do Jogo das Estrelas 2025, Jhonatan Luz, começa a série com um jogo a menos que Alex, do Bauru Basket, na segunda colocação de atletas com mais partidas na história do NBB CAIXA (578 contra 579). Os dois só estão atrás de Larry Taylor (584). Seu companheiro de equipe, Gui Deodato, é o sétimo (547). Jhonatan foi um dos que superaram Olivinha (564), que era líder quando parou na temporada passada, pelo mesmo Rubro-Negro.

No confronto, há um postulante ao “Clube dos 500”, com 474 partidas no NBB CAIXA, mas que conquistou uma ainda mais expressiva na carreira. No jogo do primeiro turno, contra o Paulistano/CORPe, Elinho Corazza se tornou o jogador com mais assistências na história da competição, superando Fúlvio, que tinha 2416. O armador do Corinthians começa a série com 2701, quase 300 a mais que o recorde anterior.

*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.

Destaques individuais

Pelo Flamengo, Alexey Borges é o líder em quadra, ditando o ritmo da equipe. Em sua décima temporada no NBB CAIXA, o armador de 29 anos tem números importantes, principalmente no fundamento do passe. Foi eleito MVP da final da BCLA. No NBB CAIXA, são 8,29 assistências por jogo, o seu melhor desempenho da carreira (2º da temporada). Ainda tem médias de 13,16 pontos (líder do time) e 3,39 rebotes (6º) para 18,68 de eficiência (líder).

Elyjah Clark está de volta para ajudar na artilharia do Corinthians. Foto: Beto Miller

O pivô Lucas Cauê teve grande participação na retomada do Timão na temporada, crescendo de produção no segundo turno. Dá para apontá-lo como um dos destaques do Corinthians, pois lidera em rebotes (7,26) e na eficiência (16,08). Sem contar que é o 3º em pontos (11,61).

Palavra dos técnicos

O confronto que vamos enfrentar agora é como foi durante todo o NBB CAIXA. Desde o começo se falou que seria o ano mais disputado, vai chegando nessas fases, isso fica mais evidente. Estamos em uma temporada em que estamos trabalhando há dez meses, muita coisa acaba pesando para os dois lados. O confronto não deixa de ser equilibrado, quem tiver alguma vantagem, precisará explorar muito bem isso. Não será decidido tão fácil, em nenhuma dessas séries de quartas. Ter um confronto desses, ainda mais no Brasil, com o peso de camisas de times de futebol que têm. Confio muito na Fiel Torcida, que faz e fará diferença justamente no maior momento de exigência da temporada“, disse Jece Leite, do Corinthians.

O Flamengo não enviou respostas de Sergio Hernandez até o fechamento desta reportagem.

Agenda

Jogo 1 – 10/05 (Sábado) – 11h – Wlamir Marques (ESPN e NBB BasquetPass)

Jogo 2 – 13/05 (Terça-feira) – 20h15 – Tijuca (ESPN e NBB BasquetPass)

Jogo 3 – 15/05 (Quinta-feira) – 18h30 – Tijuca (YouTube do NBB, Flamengo TV e NBB BasquetPass)

Jogo 4 (se necessário) – 18/05 (Domingo) – a definir – Wlamir Marques (a definir)

Jogo 5 (se necessário) – 21/05 (Quarta-feira) – a definir – Tijuca (a definir)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.