#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Já te enfrentei por aqui

10-05-2025 | 09:35
Por Juvenal Dias

Sesi Franca disputa pela 15ª vez uma quarta de final de NBB CAIXA e Pinheiros, a 11ª e será a terceira vez na história que os times se encontram nessa fase da competição

Na 16ª edição dos playoffs do NBB CAIXA, começa a fase de quartas de final neste sábado (10/05), às 15h, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, para Pinheiros (6º) x Sesi Franca (3º). A partida terá transmissão da TV Cultura, YouTube do NBB e do NBB BasquetPass. As equipes já se encontraram nas quartas de final das temporadas 2009/10 e 2021/22, com varridas do Rolo Compressor. Agora o time dos Jardins desconta ou a equipe da Capital do Basquete aumenta sua contagem? Entenda um pouco mais do que está por vir.

Retrospecto em playoffs

Será a terceira vez na história do confronto que Sesi Franca e Pinheiros se encontram em playoffs, a terceira em quartas de final. Nas duas vezes anteriores, na temporada 2009/10 e na temporada 2021/22, o time francano varreu as séries por 3 a 0. Ou seja, o time do interior leva vantagem por 2 a 0 em mata-mata.

O Sesi Franca Basquete está em sua 16ª edição de playoffs em 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase. É um dos três times, ao lado de Flamengo e Bauru Basket, que disputou todas as edições de playoffs, sendo a terceira equipe com mais jogos e a segunda com mais vitórias. É o atual tricampeão, com os títulos conquistados de forma consecutiva, como suas melhores campanhas. Além disso, teve mais dois vices, uma semifinal, oito quartas e uma oitava. Na temporada passada, foi 2º na classificação e fez 14 jogos, com um total de 11v3d para a consagração do título em cima do Flamengo, com 3 a 1 na final. Nas 16 participações, tem 128 jogos de playoffs, com 60,9% de aproveitamento (78v e 50d).

Nesta temporada, teve um começo atípico, com Lucas Dias afastado por pubalgia. Mas esteve entre os oito primeiros, tendo se classificado em 3º no primeiro turno para enfrentar justamente o Pinheiros nas quartas da Copa Super 8. Venceu por 91 a 59, mas perdeu nas semifinais para o Flamengo. Oscilou no segundo turno, mas também terminou em 3º. Vem de uma derrota dolorosa, novamente para o Flamengo, na semifinal da BCLA, competição que terminou com o terceiro lugar. Nas oitavas de final do NBB CAIXA, foi uma das duas equipes que varreu sua série, ao lado do KTO Minas, e passou pelo Pato Basquete com um 3 a 0 Campanha 1ª Fase + oitavas: 37 jogos – 28v/9d (75,6% – 3º Lugar/ 3-0)

Georginho de Paula tem sido fundamental na temporada do Sesi Franca. Foto: Marcos Limonti /SFB

Já o Pinheiros está em sua 15ª edição de playoffs, que o NBB CAIXA chegou até essa fase, só teve sua sequência interrompida na temporada 2020/21, ano de retorno após as restrições da Covid-19. Ou seja, depois de uma sequência de 11 participações, frequenta o mata-mata há quatro edições seguidas. Chegou três vezes às semifinais (2010/11, 2011/12 e 2016/17) como suas melhores campanhas. Além disso, chegou a sete quartas e quatro oitavas. Na temporada passada, foi 13º na classificação e parou nas oitavas contra o R10 Score Vasco da Gama (2-0). Nas 15 participações, tem 97 jogos de playoffs, com 43,2% de aproveitamento (42v e 55d). Ou seja, nesta série de quartas de final, completará 100 partidas nessa fase da competição, se tornando a quarta equipe de toda a história.

Nesta temporada, sempre esteve entre os oito primeiros, tendo se classificado em 6º no primeiro turno para enfrentar o Sesi Franca nas quartas da Copa Super 8, mas saiu derrotado. Manteve o rendimento no segundo turno e a colocação final foi a mesma. Nas oitavas, foi um dos dois times, ao lado do Bauru Basket, que precisou de cinco jogos para avançar contra a Unifacisa. Esteve em vantagem por duas vezes e cedeu o empate antes do jogo decisivo em seu ginásio. Campanha 1ª Fase + oitavas: 39 jogos – 22v/17d (56,4% – 6º Lugar/ 3-2)

Vantagem francana

Nas 40 partidas em que Sesi Franca e Pinheiros se encontraram dentro do NBB CAIXA, a vantagem vai para o time do interior de São Paulo, que venceu 26 (65%) contra 14 triunfos (35%) do time da capital paulista.

O primeiro jogo entre os times aconteceu em 11/03/2009 (1º turno da 1ª temporada do NBB CAIXA), quando o Sesi Franca venceu o Pinheiros por 107 a 83, dentro de casa. Márcio foi o destaque daquela vitória ao deixar em quadra 27 pontos. Teve sua maior invencibilidade com sete triunfos no período de 28/10/21 (1º turno) até 01/03/2023 (2º turno), incluindo a segunda série de quartas.

A primeira vitória do Pinheiros ocorreu no dia 29/04/2009 (2º turno da 1ª temporada), por 95 a 87, em casa. O jovem Olivinha foi o maior destaque com duplo-duplo (32 pontos e 16 rebotes) e teve seu companheiro de equipe, o pivô Leonardo “Morro” Dos Santos, fazendo duplo-duplo também (20 pontos e 13 rebotes). Essa invencibilidade foi a maior que teve e durou três partidas, até se encontrarem pela primeira vez em uma quarta de final.

David Sloan tem liderado o Pinheiros em sua primeira temporada no NBB CAIXA. Foto: Carol Coelho / ECP

Na atual temporada, quem foi mandante levou a melhor. Primeiro foi Pinheiros, com 87 a 76, no segundo jogo de David Sloan, o primeiro que mostrou suas credenciais com 28 pontos e sete assistências para 29 de eficiência. No returno, foi a vez de Luca Dias entrar em cena, com seus 19 pontos, na vitória por 91 a 82 no Pedrocão.

Super pontuadores x “Clube dos 500”

No Sesi Franca, David Jackson e Lucas Dias estão no Top-10 de pontuadores de toda a história do NBB CAIXA. DJ é o sétimo, com 6305 pontos, o que o torna o terceiro estrangeiro com mais pontos na competição, atrás de Shamell e Larry Taylor. Já LD está dois postos abaixo, em 9º, com 6117 pontos, apenas 27 de igualar Jefferson Willian, na 8ª colocação.

Por outro lado, pelo Pinheiros, o capitão Jimmy Dreher esteve em todas as temporadas do NBB CAIXA e disputou todos os jogos possíveis com seus times, já que nunca teve uma lesão que o tirasse de competição. Assim, na atual temporada, foi o atleta mais recente a integrar o “Clube dos 500”, superando as 500 partidas disputadas, é o 14º da história, começando a série com 511 jogos.

Destaques individuais

Pelo lado do Sesi Franca, não tem outro. Candidato a MVP da temporada, Georginho lidera as estatísticas do time nos quatro principais quesitos: pontos (14,73 – 8º de todo NBB CAIXA), rebotes (8,38 – líder geral), assistências (5,78 – 4º) e eficiência (22,14 – líder geral).

O norte-americano David Sloan chegou com a temporada em andamento, a pedido do técnico Vitor Galvani, vindo do basquete mexicano. O armador chamou atenção porque é um jogador da posição com características diferentes, já que, além de armar e arremessar de longe, não tem receio de invadir o garrafão. É o líder da equipe em pontos (17,19 – 3º de todo o NBB CAIXA), assistências (5,94 – 3º) e eficiência (14,75 – 16º), depois da saída de Raulzinho Neto.

Palavra dos técnicos

A expectativa é muito alta, estamos muito motivados e confiantes. Das 18 equipes, dez já ficaram pelo caminho. Por isso mesmo, sabemos que será um grande adversário para enfrentarmos, que fez um playoff de oitavas tão bom quanto o que fizemos contra o Pato. Toda a concentração, o foco e a intensidade que precisamos colocar são necessários para que possamos dar o primeiro passo rumo à conquista da vaga e à classificação às semifinais. O Galvani é um cara extremamente trabalhador, tive o prazer de trabalhar com ele na Seleção Brasileira. Vem fazendo um trabalho muito bom na equipe do Pinheiros, mesclando jovens com alguns jogadores mais experientes. Sem dúvidas, teve muito mérito para chegar nesse momento, tenho certeza de que o respeito é mútuo. Esperamos fazer um grande playoff e representar bem sua equipe“, Helinho Garcia, do Sesi Franca.

Vai ser um confronto difícil. Sabemos que é uma equipe multicampeã, desde quando o Lucas Dias voltou a jogar, eles perderam apenas quatro jogos. Vamos analisar por que eles perderam, vamos pensar em estratégias diferentes, acreditar naquilo que fizemos contra a Unifacisa e que funcionou bem, em termos defensivos e ofensivos. Mas é preciso ter aquele extra, seja em bloqueio de rebotes, seja corrida de transição defensiva. Principalmente, será um jogo, para o nosso lado, de quanto nós conseguimos nos comunicar para resolver os problemas. Com o Franca em quadra, temos cinco problemas para resolvermos. Tem muito poderio ofensivo, precisamos ter uma comunicação para tapar os buracos que, eventualmente, possam existir. Temos que ter coragem, acreditar que nosso arremesso vai cair, estamos enfrentando profissionais iguais a nós“, Vitor Galvani, do Pinheiros.

Agenda

Jogo 1 – 10/05 (Sábado) – 15h – Gin. Poliesportivo Henrique Villaboim (TV Cultura, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)

Jogo 2 – 13/05 (Terça-feira) – 19h – Pedrocão (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)

Jogo 3 – 15/05 (Quinta-feira) – 19h – Pedrocão (YouTube do NBB e NBB BasquetPass)

Jogo 4 (se necessário) – 18/05 (Domingo) – a definir – Gin. Poliesportivo Henrique Villaboim (a definir)

Jogo 5 (se necessário) – 21/05 (Quarta-feira) – a definir – Pedrocão (a definir)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.