
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Tradição x Pontuadores
Por Juvenal Dias
Flamengo vai para sua 16ª edição de playoff de NBB CAIXA, mas nunca tinha enfrentado Caxias do Sul Basquete, que vai para sua 6ª e conta com três dos dez maiores cestinhas no seu elenco
A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA continua nesta quarta-feira (23/04), às 20h30, no Sesi, com o confronto entre Caxias do Sul Basquete (15º) x Flamengo (2º). A partida terá transmissão do sportv, da Flamengo TV e do NBB BasquetPass. Os dois times nunca se enfrentaram em qualquer fase de mata-mata anteriormente. Mas, se acha que há um amplo favoritismo por causa das colocações, é bom considerar que já houve quebra de tabu na temporada 2024/25. Entenda um pouco mais do que está por vir.
Retrospecto em playoffs
O Flamengo vai para sua 16ª edição de playoffs, ao lado de Sesi Franca e Bauru, como as três equipes que estiveram em todas as edições anteriores. O Rubro-Negro detém todos os recordes quando se trata dessa fase, já que conquistou sete títulos de dez finais que chegou. Nenhum outro clube chegou a tantas finais de NBB CAIXA. Além disso, teve quatro semifinais e uma quartas de final, ou seja, nunca parou nas oitavas. Isso também se deve a sempre ter se classificado entre os quatro primeiros, o que já lhe dava direito de começar nas quartas.
Na última temporada, que teve sua primeira experiência nas oitavas de final. Na temporada passada, foi finalista, fazendo 9v/3d no total de sua campanha, até cair para o Sesi Franca (3-1). Nessas 15 edições anteriores, detém o recorde de partidas (142), o melhor aproveitamento (69%) e o maior número de vitórias (98), com 44 derrotas. Caso o time carioca vença duas partidas na série de oitavas, se tornará o primeiro a conquistar 100 vitórias em playoffs.
Nesta temporada, esteve sempre nas primeiras colocações durante os dois turnos. Foi à final da Copa Super 8 com a segunda campanha do primeiro turno e derrotou o KTO/Minas na Arena UniBH. Veio o argentino Sergio “Oveja” Hernandez e o time ficou ainda mais avassalador. Fechou o segundo turno com a segunda colocação. Acaba de vir do título da Basketball Champions League Americas (BCLA), derrotando Sesi Franca e Boca Juniors, que lhe garantiu vaga ao Intercontinental, em Cingapura. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 26v/8d (76,5% – 2º Lugar).
O Caxias do Sul Basquete tem uma história mais curta em playoffs, com apenas cinco participações em edições anteriores. Sua primeira aparição foi justamente na temporada de estreia no NBB CAIXA, 2015/16. Na ocasião, classificou-se em 11º e enfrentou o Lobos Brasília (6º) nas oitavas de final e perdeu por 3 a 1. O time ainda busca se firmar nas fases de classificação, já que não frequenta os playoffs com regularidade.
Sua maior sequência foi entre as temporadas 2020/21 e 2022/23, que teve três participações seguidas. Contudo, foi em 2017/18 que teve sua melhor campanha, chegando pela primeira e única, até agora, às quartas de final. Nas outras quatro oportunidades, parou nas oitavas. Na temporada passada, foi um dos três times que não se classificou. Tem 17 jogos de mata-mata em seu currículo, com 29,4% de aproveitamento (5v e 12d). Nessa temporada, parecia que o filme da temporada anterior se repetiria, com um primeiro turno entre os últimos. Mas arrancou no segundo turno e chegou a figurar próximo ao meio da tabela. Perdeu fôlego no final, mas classificou-se nas últimas rodadas em 15º. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 11v/23d (32,4% – 15º Lugar).

Alexey, destaque do Flamengo, vai enfrentar novamente Betinho, destaque do Caxias do Sul Basquete. Foto: Gilvan de Souza/ CRF
Vantagem rubro-negra
Flamengo e Caxias do Sul já se enfrentaram 16 vezes na história do NBB CAIXA, com 15 vitórias do Rubro-Negro (94%) e 1 do GamBasquete (6%).
O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu no dia 08/12/2015, com a vitória por 93 a 51 do Flamengo jogando em casa. Meyinsse foi o cestinha rubro-negro com 17 pontos, seguido de Marquinhos (15), Robinson (14), Batista e Marcelinho (13). Desde então, o Mengão sustentou uma invencibilidade de 15 partidas seguidas.
Até que a primeira vitória do Caxias do Sul Basquete ocorreu nessa temporada, no jogo do returno, dia 05/03/2025. Shamell, maior cestinha da história do NBB CAIXA, foi decisivo, marcando 20 pontos e recuperando a última bola para vencer por 85 a 82. No primeiro turno, o Flamengo havia vencido em casa, 84 a 55, com Jordan Williams anotando 17 pontos como cestinha.
“Clube dos 500” em peso
14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados. Cinco deles estarão envolvidos nessa disputa.
Pelo Flamengo, o capitão vencedor do Jogo das Estrelas 2025, Jhonatan Luz começa a série empatado com Alex, do Bauru Basket, na segunda colocação de atletas com mais partidas na história do NBB CAIXA (574). Seu companheiro de equipe, Gui Deodato é o sétimo (544). Jhonatan foi um dos que superaram Olivinha (564), que era líder quando parou na temporada passada, pelo mesmo Rubro-Negro.
Pelo Caxias do Sul, Larry Taylor foi o primeiro a passar Olivinha e lidera a estatística com 580 jogos. Hoje é o mais próximo de inaugurar o “Clube dos 600”. Seu melhor amigo no NBB CAIXA, Shamell Stallworth, tem 553 e é o sexto da lista. Ainda tem Betinho, com 528, e está empatado com André Góes, do São Paulo, na nona colocação.
Os jogadores da equipe gaúcha também representam três dos dez maiores cestinhas da competição: Shamell é o primeiro (9372 pontos), Larry é 5º (6707 pontos) e Betinho, o 6º (6547 pontos). Gui Deodato, 14º (5383) e Jhonatan, 28º (4259).
*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.
Destaques individuais
Pelo Flamengo, Alexey Borges é o líder em quadra, ditando o ritmo da equipe. Em sua décima temporada no NBB CAIXA, o armador de 29 anos tem números importantes, principalmente no fundamento do passe. Foi eleito MVP da final da BCLA. No NBB CAIXA, são 8,47 assistências por jogo, o seu melhor desempenho da carreira (2º da temporada). Ainda tem médias de 13,29 pontos (líder do time) e 3,35 rebotes (6º) para 18,9 de eficiência (líder).
O ala Betinho tem sido o principal destaque do Caxias do Sul Basquete na temporada em que retornou ao clube e com números melhores do que na temporada 2015/16. Lidera em pontos (14,34), assistências (3,72) e eficiência (14,3), além de ser o segundo em rebotes (5,0).
Palavra dos capitães
“Acho que temos que mudar a chave (do título da BCLA) logo. Infelizmente, já temos jogo de playoff e fora de casa. É fundamental mantermos o foco em todos os jogos que vêm pela frente. Caxias é um time perigoso e precisamos fazer as coisas bem para vencer o confronto“, Franco Balbi, armador do Flamengo.

Shamell foi decisivo para a primeira vitória do Caxias do Sul Basquete sobre o Flamengo. Foto: Thais Sousa/CXSB
“Vai ser uma série difícil, sabemos da qualidade do Flamengo e de seus jogadores. Haverá muita intensidade, agressividade, não podemos dar a bola de graça para eles, já que têm muito bons jogadores. Mas é uma série que começa 0 a 0, quem ganhar três passa, precisaremos contar com todo mundo, disciplina para termos chance. Tenho certeza de que todo mundo está motivado, encarando com seriedade. É uma grande oportunidade para nós, tudo depende do que produzirmos. Vão ser bons jogos, estaremos prontos para enfrentar um time grande como o Flamengo, que já foi campeão do NBB CAIXA várias vezes. Daremos nosso máximo desde o começo e vamos contar com nossa torcida“, Shamell Stallworth, ala/armador do Caxias do Sul Basquete.
Agenda
Jogo 1 – 23/04 (Quarta-feira) – 20h30 – Sesi (sportv, Flamengo TV e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 27/04 (Domingo) – 11h – Tijuca (sportv, Flamengo TV e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 29/04 (Terça-feira) – 20h – Tijuca (sportv, Flamengo TV e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 02/05 (Sexta-feira) – 20h – Sesi (sportv, Flamengo TV e NBB BasquetPass)
Jogo 5 (se necessário) – 05/05 (Segunda-feira) – 19h – Maracanãzinho (sportv, Flamengo TV e NBB BasquetPass)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.