#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto Inédito

22-04-2025 | 07:27
Por Juvenal Dias

Pinheiros, em sua 15ª edição que compete nos playoffs do NBB CAIXA, nunca tinha enfrentado a Unifacisa, que vai para sua 5ª edição em mata-mata; confira números e fatos do confronto

A 16ª edição de playoffs do NBB CAIXA começa nesta terça-feira (22/04), às 19h30, na Arena Unifacisa, com o confronto entre Unifacisa (11º) x Pinheiros (6º). A partida terá transmissão da Rede Ita, do YouTube do NBB CAIXA e do NBB BasquetPass. Os dois times nunca se enfrentaram em qualquer fase de mata-mata anteriormente. É um embate de um time experiente na fase mais aguda da competição contra outro que vem criando casca desde quando venceu a Liga Ouro. Entenda um pouco mais do que está por vir.

Retrospecto em playoffs

O Pinheiros vai para sua 15ª edição de playoffs em 16 temporadas que o NBB CAIXA chegou até essa fase, só teve sua sequência interrompida na temporada 2020/21, ano de retorno após as restrições da covid-19. Ou seja, depois de uma sequência de 11 participações, frequenta o mata-mata há quatro edições seguidas. Chegou três vezes às semifinais (2010/11, 2011/12 e 2016/17) como suas melhores campanhas.

Além disso, chegou a sete quartas e quatro oitavas. Na temporada passada, foi 13º na classificação e parou nas oitavas contra o R10 Score Vasco da Gama (2-0). Em 14 participações anteriores, tem 92 jogos de playoffs, com 42,3% de aproveitamento (39v e 53d). Nesta temporada, sempre esteve entre os oito primeiros, tendo se classificado em 6º no primeiro turno para enfrentar o Sesi Franca nas quartas da Copa Super 8, mas saiu derrotado. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 19v/15d (55,9% – 6º Lugar).

Já a Unifacisa é um dos times mais jovens a frequentar os playoffs do NBB CAIXA. Na primeira temporada que teria chances de se classificar, logo após o título da Liga Ouro, a temporada 2019/20 precisou ser interrompida, estava na 10ª colocação. Desde então, o Jack se classificou em todas as últimas quatro temporadas. Essa será sua 5ª participação. Suas melhores campanhas foram duas quartas de final (2021/22 e 2022/23).

Além disso, chegou a duas oitavas. Na temporada passada, foi 6º na classificação e parou nas oitavas contra o São Paulo (2-1). Em 4 participações anteriores, tem 19 jogos de playoffs, com 47,3% de aproveitamento (9v e 10d). Nessa temporada, amargurou as últimas colocações e passou por uma mudança de técnico. Com a chegada do então auxiliar do Sesi Franca, Pablo Costa, como treinador principal, o time melhorou o seu desempenho não a tempo para a Copa Super 8, mas para fazer um segundo turno com grande evolução, a ponto de terminar próximo ao meio da tabela. Campanha 1ª Fase: 34 jogos – 16v/18d (47,1% – 11º Lugar).

David Sloan, destaque do Pinheiros, contra Serjão, da Unifacisa. Foto: Ricardo Bufolin/ ECP

Pequena vantagem do Jack

Nas 12 partidas em que Pinheiros e Unifacisa se encontraram dentro do NBB CAIXA, a vantagem vai para o time de Campina Grande, que venceu 7 (58%) contra 5 triunfos (42%) do time dos Jardins. No NBB CAIXA 2024/25, duas vitórias da Unifacisa, 82 a 78, em dezembro em pleno Gin. Henrique Villaboim, e 82 a 66, no começo desse mês de abril, na Arena Unifacisa.

Duelo do “Clube dos 500”

14 atletas na história do NBB CAIXA já romperam a marca dos 500 jogos disputados. Dois deles estarão em quadra, um para cada lado. Jimmy, do Pinheiros, é o mais novo integrante do grupo com 506* partidas (14º), 3995 pontos, 1475 rebotes e 611 assistências. Do outro lado, o pivô Guilherme Hubner também entrou no clube nessa temporada, com 522* jogos (12º), 3584 pontos, 2158 rebotes e 312 assistências.

*Todos os números apresentados são de antes do confronto se iniciar.

Destaques individuais

O norte-americano David Sloan chegou com a temporada em andamento, a pedido do técnico Vitor Galvani, vindo do basquete mexicano. O armador chamou atenção porque é um jogador da posição com características diferentes, já que, além de armar e arremessar de longe, não tem receio de invadir o garrafão. É o líder da equipe em pontos (17,19), assistências (5,7) e eficiência (14,5), depois da saída de Raulzinho Neto.

Rafael Rachel um dos destaques da Unifacisa, no jogo contra o Pinheiros em casa. Foto: Gabriela Tayanne/ Basquete Unifacisa

O ala/armador Rafael Rachel é mais uma vez um dos principais destaques da Unifacisa na temporada, tal como na passada. O “lenhador” cresceu de produção e foi fundamental em algumas vitórias do time, sendo o segundo maior cestinha (10,63 pontos), líder de rebotes (6,22) e de eficiência (12,3). Tem esse apelido pelos tocos dados ao adversário, nessa temporada já foram 19, além de 33 bolas roubadas.

Palavra dos capitães

Vai ser um confronto duro, uma série que vai ser bem disputada, a temporada regular já passou. Conversamos isso no vestiário, playoff é um campeonato completamente diferente, não importa o que aconteceu antes. Temos que ter maturidade suficiente, estamos em um bom momento, três vitórias seguidas, não só as vitórias, mas estamos demonstrando evolução durante a temporada toda, com um bom desempenho coletivo. É uma série que acredito que seja resolvida no detalhe, muitos jogos com grande equilíbrio. Não só na nossa série. Acredito que o primeiro seja o jogo mais importante, conseguindo uma vitória lá, temos a chance de fechar em casa, é o objetivo, sabendo que não será fácil. Eles têm bastante armas para desequilibrar no dia, mas esperamos que o Pinheiros faça uma excelente série.Jimmy Dreher, ala/armador do Pinheiros.

Duas equipes com muitos talentos, talentos individuais, o Pinheiros com uma garotada mais jovem, eles vão explorar o volume de jogo na quadra, correr a quadra, tentar ser o time mais atlético na quadra. Nós, da Unifacisa, temos um equilíbrio entre jogadores mais jovens e também jogadores mais experientes, como o meu caso, o do Trevor, o do Gui (Hubner). Então, isso pode ser um fator que nos favoreça. Temos jogadores jovens também como Rachel, Serjão, Solanas, Augusto, que podem correr a quadra e imprimir volume, e jogadores também um pouco mais experientes, que podem puxar um pouco o jogo ou reunir o time. Vão ser distintos os dois lados da quadra, mas com alguns jogadores que têm um talento individual muito forte, como o Sloan, que com certeza a gente vai ter que ter uma atenção maior nele. Mas eles também têm experiência com o Jimmy, principalmente. Então, deve ser a nova geração contra a experiência.Gerson Junior, pivô da Unifacisa.

Agenda

Jogo 1 – 22/04 (Terça-feira) – 19h30 – Arena Unifacisa (Rede ITA, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 2 – 25/04 (Sexta-feira) – 20h – Gin. Poliesportivo H. Villaboim (Rede ITA, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 3 – 27/04 (Domingo) – 11h – Gin. Poliesportivo H. Villaboim (Rede ITA, YouTube do NBB e NBB BasquetPass)
Jogo 4 (se necessário) – 01/05 (Quinta-feira) – 19h30 – Arena Unifacisa (a definir)
Jogo 5 (se necessário) – 04/05 (Domingo) – 11h – Gin. Poliesportivo H. Villaboim (a definir)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.