HOJE
Quinteto ideal
Por Liga Nacional de Basquete
Dontrell Brite, do Bauru Basket, Didi Louzada e Lucas Dias, do Sesi Franca, e Shaq Johnson e Ruan Miranda, do Flamengo, formam o quinteto ideal da temporada 2024/25 do NBB CAIXA
A temporada foi intensa, repleta de competitividade e atuações marcantes. Agora, é o momento de premiar os cinco jogadores que, em quadra, mais se destacaram em suas funções. A formação titular da temporada 2024/25 traz cinco nomes que brilharam e, merecidamente, conquistaram uma vaga no quinteto ideal do NBB CAIXA: Dontrell Brite, do Bauru Basket, Didi Louzada e Lucas Dias, do Sesi Franca, e Shaq Johnson e Ruan Miranda, do Flamengo.
Eleito armador do ano pela primeira vez, Dontrell Brite foi o grande destaque da equipe bauruense ao longo de toda a temporada 2024/25. O americano terminou essa edição como cestinha (20,2 PPJ), segundo jogador mais eficiente (19,3 EPJ) e líder em roubos de bola (2,2), além de finalizar as oitavas e as quartas de finais dos playoffs como jogador destaque da competição. Pontuador nato e líder técnico da equipe, Brite conseguiu seis jogos de mais de 30 pontos e 26 jogos com mais de 20 pontos.
Ver essa foto no Instagram
Didi foi um dos grandes destaques francanos ao longo da temporada 2024/25, mas foi durante os playoffs que de fato se consolidou como um dos alas do campeonato. No momento mais decisivo da temporada, o ala conseguiu médias de 18,8 pontos por jogo, 4,7 rebotes, 17,9 de eficiência, além de terminar no clube dos 50-40-90 (50% de bolas de dois pontos, 40% de bolas de três pontos e 90% na linha de lance livre). Além de finalizar com o título, o jogador foi eleito o MVP das Finais. Essa foi a primeira presença do jogador para o quinteto do ano.
Shaq Johnson é um velho conhecido do público no NBB CAIXA. Eleito estrangeiro do ano e ala do ano nas temporadas 2021/2022 e 2022/2023, o americano volta a figurar no quinteto ideal da competição, após uma temporada consistente pelo Rubro-Negro, quando registrou médias de 11,2 pontos por jogo, 3,1 rebotes e duas assistências, terminando nas semifinais da competição. Ele já é o segundo jogador estrangeiro que mais conseguiu entrar para o quinteto da temporada, com três, atrás apenas de David Jackson.
Ver essa foto no Instagram
MVP da temporada 2023/24, Lucas Dias entrou nessa edição com a responsabilidade de capitanear mais uma vez o atual tricampeão da competição. Após um período lesionado, o ala-pivô voltou com força máxima na temporada, atingiu médias de 14,8 pontos, 5,3 rebotes, 2,7 assistências e 16,6 de eficiência por jogo e, mais uma vez, finalizou como o grande campeão do NBB CAIXA. Essa é a quinta vez que Lucas Dias entra para o quinteto da temporada.
Eleito destaque jovem da temporada 2022/23, Ruan Miranda retornou ao NBB CAIXA nesta edição e cravou de vez o seu nome entre os principais jogadores do basquete nacional. Com médias de 11,7 pontos, 5,8 rebotes e 13,7 de eficiência por jogos, o pivô foi peça essencial na rotação do Rubro-Negro e um dos grandes destaques da equipe durante os playoffs, liderando em pontos (14,1 PPJ) e rebotes (6,7 RPJ). Essa é a primeira vez que o jovem de 23 anos é eleito para o time do ano.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, ao final da temporada, três jogadores se destacaram nas principais estatísticas do campeonato, foram eles: Dontrell Brite, como maior pontuador, que conseguiu médias de 20,2 pontos por jogo e recebeu o troféu Oscar Schmidt. Elinho Corazza, principal assistente da edição, com 9,3 assistências por jogo, e Georginho de Paula, que foi o maior reboteiro, com oito rebotes por jogo, ganhando o troféu Olivinha, e o mais eficiente, com 20,7 de eficiência em média.
O Flamengo foi premiado por terminar como o melhor ataque do NBB CAIXA 2024/25, com média de 85,1 pontos por jogo. O KTO Minas fechou o campeonato com o setor defensivo mais sólido, sofrendo 71,3 pontos por partida, também sendo agraciado com um troféu. Já o Corinthians recebeu o prêmio de Fair Play, concedido ao time mais disciplinado da temporada, aquele que cometeu menos faltas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca