#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quinteto ideal

26-06-2025 | 12:03
Por Liga Nacional de Basquete

Dontrell Brite, do Bauru Basket, Didi Louzada e Lucas Dias, do Sesi Franca, e Shaq Johnson e Ruan Miranda, do Flamengo, formam o quinteto ideal da temporada 2024/25 do NBB CAIXA

A temporada foi intensa, repleta de competitividade e atuações marcantes. Agora, é o momento de premiar os cinco jogadores que, em quadra, mais se destacaram em suas funções. A formação titular da temporada 2024/25 traz cinco nomes que brilharam e, merecidamente, conquistaram uma vaga no quinteto ideal do NBB CAIXA: Dontrell Brite, do Bauru Basket, Didi Louzada e Lucas Dias, do Sesi Franca, e Shaq Johnson e Ruan Miranda, do Flamengo.

Eleito armador do ano pela primeira vez, Dontrell Brite foi o grande destaque da equipe bauruense ao longo de toda a temporada 2024/25. O americano terminou essa edição como cestinha (20,2 PPJ), segundo jogador mais eficiente (19,3 EPJ) e líder em roubos de bola (2,2), além de finalizar as oitavas e as quartas de finais dos playoffs como jogador destaque da competição. Pontuador nato e líder técnico da equipe, Brite conseguiu seis jogos de mais de 30 pontos e 26 jogos com mais de 20 pontos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Didi foi um dos grandes destaques francanos ao longo da temporada 2024/25, mas foi durante os playoffs que de fato se consolidou como um dos alas do campeonato. No momento mais decisivo da temporada, o ala conseguiu médias de 18,8 pontos por jogo, 4,7 rebotes, 17,9 de eficiência, além de terminar no clube dos 50-40-90 (50% de bolas de dois pontos, 40% de bolas de três pontos e 90% na linha de lance livre). Além de finalizar com o título, o jogador foi eleito o MVP das Finais. Essa foi a primeira presença do jogador para o quinteto do ano.

Shaq Johnson é um velho conhecido do público no NBB CAIXA. Eleito estrangeiro do ano e ala do ano nas temporadas 2021/2022 e 2022/2023, o americano volta a figurar no quinteto ideal da competição, após uma temporada consistente pelo Rubro-Negro, quando registrou médias de 11,2 pontos por jogo, 3,1 rebotes e duas assistências, terminando nas semifinais da competição. Ele já é o segundo jogador estrangeiro que mais conseguiu entrar para o quinteto da temporada, com três, atrás apenas de David Jackson.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

MVP da temporada 2023/24, Lucas Dias entrou nessa edição com a responsabilidade de capitanear mais uma vez o atual tricampeão da competição. Após um período lesionado, o ala-pivô voltou com força máxima na temporada, atingiu médias de 14,8 pontos, 5,3 rebotes, 2,7 assistências e 16,6 de eficiência por jogo e, mais uma vez, finalizou como o grande campeão do NBB CAIXA. Essa é a quinta vez que Lucas Dias entra para o quinteto da temporada.

Eleito destaque jovem da temporada 2022/23, Ruan Miranda retornou ao NBB CAIXA nesta edição e cravou de vez o seu nome entre os principais jogadores do basquete nacional. Com médias de 11,7 pontos, 5,8 rebotes e 13,7 de eficiência por jogos, o pivô foi peça essencial na rotação do Rubro-Negro e um dos grandes destaques da equipe durante os playoffs, liderando em pontos (14,1 PPJ) e rebotes (6,7 RPJ). Essa é a primeira vez que o jovem de 23 anos é eleito para o time do ano.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Além disso, ao final da temporada, três jogadores se destacaram nas principais estatísticas do campeonato, foram eles: Dontrell Brite, como maior pontuador, que conseguiu médias de 20,2 pontos por jogo e recebeu o troféu Oscar Schmidt. Elinho Corazza, principal assistente da edição, com 9,3 assistências por jogo, e Georginho de Paula, que foi o maior reboteiro, com oito rebotes por jogo, ganhando o troféu Olivinha, e o mais eficiente, com 20,7 de eficiência em média.

O Flamengo foi premiado por terminar como o melhor ataque do NBB CAIXA 2024/25, com média de 85,1 pontos por jogo. O KTO Minas fechou o campeonato com o setor defensivo mais sólido, sofrendo 71,3 pontos por partida, também sendo agraciado com um troféu. Já o Corinthians recebeu o prêmio de Fair Play, concedido ao time mais disciplinado da temporada, aquele que cometeu menos faltas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.