
07/06
12/06
14/06
18/06
26/06
27/06
28/06
29/06
30/06
01/07
02/07
03/07
30/07
31/07
01/08
03/08

Melhor treinador
Por Marcius Azevedo
Léo Costa, do KTO Minas, supera Paulo Jaú (Bauru Basket) e Vitor Galvani (Pinheiros) e ganha o prêmio pela primeira vez, recebendo o Troféu Hélio Rubens Garcia
O primeiro título do NBB CAIXA não veio, mas Léo Costa, treinador do KTO Minas, recebeu o merecido reconhecimento por comandar uma campanha sólida na temporada 2024/25, aliando consistência tática e um olhar apurado para o comportamento coletivo de excelência de sua equipe. Pela primeira vez em sua carreira, ele foi eleito como o melhor técnico, superando Paulo Jaú (Bauru Basket) e Vitor Galvani (Pinheiros).
Há seis temporadas como treinador do KTO Minas, Léo Costa demonstrou evolução como comandante. Reconhecido por sua capacidade de extrair o melhor de elencos diversos, ele consolidou sua identidade como técnico. Seu estilo é marcado por intensidade defensiva, versatilidade ofensiva e uma gestão de grupo que valoriza o protagonismo coletivo.

Léo Costa recebeu o troféu Hélio Rubens das mãos de Helinho Garcia. Foto: João Pires/LNB
Léo Costa recebeu pela primeira vez o troféu Hélio Rubens Garcia, nome escolhido para substituir Ary Vidal. A mudança celebra a trajetória de um dos técnicos mais vitoriosos da história do basquete brasileiro, símbolo de dedicação, paixão e contribuição inestimável à modalidade.
“O sentimento é de muito orgulhoso pelo trabalho que desenvolvemos, pelo grupo de pessoas que estavam ao meu lado. Venho representar toda uma comissão técnica, um grupo de atletas, e o resultado que a equipe foi apresentando ao longo da competição, foi o que levou a esse prêmio. Tenho de agradecer a todos que votaram, agradecer a minha família, minha esposa, meus filhos, que, sem eles, eu não estaria nessa trajetória há tantos anos. A paciência que eles têm pelas minhas ausências e tudo, e ao clube, ao Minas, por apostar em mim, no meu trabalho. Poderia ser acompanhado do título, sem dúvida, mas feliz com o prêmio”, afirmou Léo Costa.
Ver essa foto no Instagram
Ao ser eleito o melhor técnico do NBB CAIXA 2024/25, Léo Costa se junta ao grupo de 12 treinadores que conquistaram o prêmio ao longo de 17 temporadas. Paulo Chupeta, então comandante do Flamengo, foi o primeiro vencedor em 2008/09. O maior ganhador é Gustavinho de Conti, que faturou o troféu Ary Vidal em quatro oportunidades.
Além disso, o troféu é simbólico para Léo Costa, afinal coroa anos de trabalho no KTO Minas. Mais do que um prêmio individual, o reconhecimento é reflexo de um projeto bem executado e de um líder que soube conduzir sua equipe com firmeza, empatia e inteligência.
Léo Costa, agora oficialmente o melhor técnico do NBB CAIXA 2024/25, entra para a história da competição com um título que carrega ainda mais peso nesta nova era batizada com o nome de Hélio Rubens Garcia.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.