HOJE
Melhor treinador
Por Marcius Azevedo
Léo Costa, do KTO Minas, supera Paulo Jaú (Bauru Basket) e Vitor Galvani (Pinheiros) e ganha o prêmio pela primeira vez, recebendo o Troféu Hélio Rubens Garcia
O primeiro título do NBB CAIXA não veio, mas Léo Costa, treinador do KTO Minas, recebeu o merecido reconhecimento por comandar uma campanha sólida na temporada 2024/25, aliando consistência tática e um olhar apurado para o comportamento coletivo de excelência de sua equipe. Pela primeira vez em sua carreira, ele foi eleito como o melhor técnico, superando Paulo Jaú (Bauru Basket) e Vitor Galvani (Pinheiros).
Há seis temporadas como treinador do KTO Minas, Léo Costa demonstrou evolução como comandante. Reconhecido por sua capacidade de extrair o melhor de elencos diversos, ele consolidou sua identidade como técnico. Seu estilo é marcado por intensidade defensiva, versatilidade ofensiva e uma gestão de grupo que valoriza o protagonismo coletivo.

Léo Costa recebeu o troféu Hélio Rubens das mãos de Helinho Garcia. Foto: João Pires/LNB
Léo Costa recebeu pela primeira vez o troféu Hélio Rubens Garcia, nome escolhido para substituir Ary Vidal. A mudança celebra a trajetória de um dos técnicos mais vitoriosos da história do basquete brasileiro, símbolo de dedicação, paixão e contribuição inestimável à modalidade.
“O sentimento é de muito orgulhoso pelo trabalho que desenvolvemos, pelo grupo de pessoas que estavam ao meu lado. Venho representar toda uma comissão técnica, um grupo de atletas, e o resultado que a equipe foi apresentando ao longo da competição, foi o que levou a esse prêmio. Tenho de agradecer a todos que votaram, agradecer a minha família, minha esposa, meus filhos, que, sem eles, eu não estaria nessa trajetória há tantos anos. A paciência que eles têm pelas minhas ausências e tudo, e ao clube, ao Minas, por apostar em mim, no meu trabalho. Poderia ser acompanhado do título, sem dúvida, mas feliz com o prêmio”, afirmou Léo Costa.
Ver essa foto no Instagram
Ao ser eleito o melhor técnico do NBB CAIXA 2024/25, Léo Costa se junta ao grupo de 12 treinadores que conquistaram o prêmio ao longo de 17 temporadas. Paulo Chupeta, então comandante do Flamengo, foi o primeiro vencedor em 2008/09. O maior ganhador é Gustavinho de Conti, que faturou o troféu Ary Vidal em quatro oportunidades.
Além disso, o troféu é simbólico para Léo Costa, afinal coroa anos de trabalho no KTO Minas. Mais do que um prêmio individual, o reconhecimento é reflexo de um projeto bem executado e de um líder que soube conduzir sua equipe com firmeza, empatia e inteligência.
Léo Costa, agora oficialmente o melhor técnico do NBB CAIXA 2024/25, entra para a história da competição com um título que carrega ainda mais peso nesta nova era batizada com o nome de Hélio Rubens Garcia.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca