Lucas Dias vira a chave no terceiro quarto, termina como cestinha com 24 pontos e Sesi Franca segue na luta pelo tetracampeonato seguindo do NBB CAIXA; terá o Flamengo na semifinal
Lucas Dias mostrou a mentalidade vencedora a partir do terceiro quarto, ligou o modo Rolo Compressor e Sesi Franca vence o Pinheiros por 83 a 58, nesta quarta-feira (21/05), no Pedrocão. Dessa forma, o time do interior paulista conquista sua vaga à semifinal do NBB CAIXA pela sétima vez em sua história. Já fica em Franca mesmo, para receber o Flamengo no primeiro jogo da série, no próximo sábado. Com a definição dos quatro classificados, é a segunda vez na história que os quatro semifinalistas se repetem de uma temporada para outra. A primeira vez foi da temporada 2021/22 para 2022/23 (Flamengo, KTO Minas, Sesi Franca e São Paulo). Agora de 2023/24 para 2024/25, Flamengo, KTO Minas, Bauru Basket e Sesi Franca estão entre os quatro melhores.
Outra mentalidade
Lucas Dias terminou com 24 pontos como cestinha da partida, seguido de Didi Louzada, com 23 pontos. Ou seja, a dupla anotou 47 dos 83 pontos do Sesi Franca. “A série toda foi muito dura, não tive tanto volume de jogo, estava meio contrariado, porque quase não tinha feito uma bola no jogo. Saindo para o vestiário eu falei: ‘não pode terminar o jogo assim sem o Lucas Dias do jeito que eu sou, sem energia, vontade de querer ganhar’. Estava incomodado nessas partidas, estava jogando um pouco abaixo, pensei apenas na minha família, pensei no meu filho que estava assistindo aqui, não merecia ver o que estava jogando no primeiro tempo. Foi só mudar a chavinha e conseguimos sair com essa vitória”, comemorou Lucas Dias para o Sesi Franca.
David Sloan foi o maior pontuador para o Pinheiros, com 15 pontos, e Djalo teve 14, como os únicos a passar dos dois dígitos. “Deixamos escapar nosso plano de jogo, no primeiro tempo conseguimos executar bem, tivemos umas seleções boas de arremessos, conseguimos segurar o ritmo do jogo. Porém, no terceiro quarto, eles conseguiram correr, que não poderíamos ter deixado, e eles entraram de vez no jogo. Depois que eles abriram dez, sabemos que o jogo deles muda, aí tomaram o controle, jogando em casa. Foi uma excelente série, o basquete ganhou bastante com isso, nosso time evoluiu muito, lutamos frente a frente com o tricampeão. Todos dessa nova geração do Pinheiros estão de parabéns, parabéns também para Franca e boa sorte contra o Flamengo”, reconheceu o capitão do Pinheiros, Jimmy.

Lucas Dias comemorando grande atuação com o Sesi Franca diante do Pinheiros no jogo 5. Foto: Marcos Limonti/ SFB
Didi mostra basquete
Entre tantas provocações, confusões e faltas naturais de quem está em um jogo 5 lutando por uma vaga nas semifinais do NBB CAIXA, também teve gente preocupada em mostrar um bom basquete no primeiro quarto. Após a primeira bola de três do jogo convertida por Djalo para o Pinheiros, Sesi Franca contou com Didi para empatar e virar com duas bolas de fora do perímetro e um lance livre. A partir de então, o time da casa liderou o restante do período sempre mantendo uma margem. O ala francano fez 14 dos 18 pontos da equipe e mais que os 12 convertidos pelo time visitante todo.
Pinheiros na zona pintada
Sloan começou a apresentar mais como se espera de um armador, porém atuando dentro do garrafão para encontrar espaços de arremessos de média distância e servindo os companheiros. Atuando dentro das zonas pintadas, o Pinheiros converteu seis bolas e não permitiu nenhuma pelo lado do Sesi Franca, que só contou com arremessos de fora de Wesley, Hinkle e David Jackson e lances livres. O time visitante descontou, vencendo a parcial por 18 a 14, mas o time do interior paulista se manteve a todo instante na liderança.
Foi aqui que pediram um Lucas Dias?
Não interessa se existe lesão ou se está com problema pessoal. Lucas Dias é o atual MVP por duas temporadas seguidas e MVP de finais em duas edições e não é à toa. Para quem achava que ele estava apagado com dois pontos na partida até o intervalo, fez 13 em 13 tentados no terceiro período, sendo o principal motor e combustível do Sesi Franca no modo Rolo Compressor. O time da casa minou a confiança no adversário quando vencia por 34 a 32, com uma corrida de 19 a 0 até o 53. A diferença bateu 21 pontos até terminar em 60 a 39. O Sesi Franca fez 28 a 9 na parcial.
Aproveitem o ambiente e desfrutem
Com o placar já longe de ter uma reação, o jovem técnico Vitor Galvani fez um pedido no tempo técnico na metade do quarto quarto ao time do Pinheiros: “Aproveitem o ambiente, se divirtam jogando basquete, desfrutem”. Jogar o basquete para esses jovens é mais do que brigar por cada bola, é ter aprendizados. E levar até o jogo 5 contra o atual tricampeão, vencendo pela primeira vez duas partidas em playoffs contra o Sesi Franca, foi uma baita lição para a vida e para acreditarem em um futuro promissor. O time da casa ainda fez 23 a 19, dando minutagem para os mais novos, que ficam mais tempo no banco.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.