#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Alto nível

08-10-2024 | 02:26
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias

Treinadores apostam em uma temporada 2024/25 muito equilibrada com todos os times fortalecidos em relação ao último NBB CAIXA

Durante o evento de lançamento do NBB CAIXA 2024/25, realizado no Club Athletico Paulistano, em São Paulo, nesta terça-feira (08/10), seis treinadores dos 18 que vão comandar suas equipes na temporada puderam participar de um painel que, claro, teve como tema principal o início da competição que acontece neste sábado (12/10), com o Clássico dos Milhões, entre R10 Score Vasco da Gama e Flamengo, no Tijuca Tênis Clube. A rodada inaugural terá ainda mais quatro jogos para celebrar o início do maior campeonato de basquete do País.

Eleito o melhor treinador da temporada passada, quando recebeu o prêmio Ary Vidal, Paulo Jaú, do Bauru Basket, define o NBB CAIXA 2024/25 como desafiador. “Conseguimos surpreender na temporada passada, subindo degrau por degrau, até chegar na semifinal do campeonato, com um elenco que ninguém apostava. Agora temos um desafio muito grande pela frente. Estou começando o trabalho desde o início. Na temporada passada, peguei o trabalho oriundo do Jorge Guerra (Guerrinha). Será o NBB CAIXA mais difícil que nós já tivemos. Todos os clubes se reforçaram, trouxeram peças novas, bons estrangeiros. Bauru não ficou para trás, manteve o seu tripé e trouxe jogadores jovens. Vai ser uma temporada bacana e desafiadora.”

Treinadores participam do evento de abertura do NBB CAIXA 2024/25. Foto: João Pires/LNB

Gustavinho de Conti, treinador do Flamengo, revelou estar emocionado por participar do evento no Paulistano, onde recebeu sua primeira oportunidade como técnico. “Embora eu tente fingir normalidade, não é normal para mim estar aqui. É um lugar em que recebi minhas primeiras oportunidades. Cheguei aqui com 17 anos. Agradeço muito. Foram mais de 20 anos aqui, um período de muita felicidade. É sempre uma emoção grande vir aqui”, afirmou. “Sobre o NBB CAIXA, depois da pandemia, tivemos uma queda natural no orçamento das equipes e isso impactou na quadra. O nível, não só do NBB, mas de todos as ligas que foram afetadas por este período econômico difícil, caiu muito. E vejo que os clubes foram se estabilizando, a Liga também, conseguindo mais patrocinadores. Agora vemos os clubes com patrocinadores fortes e isso vai se refletir na quadra. Nesta temporada pudemos ver equipes que não se mostravam tanto em outros anos por causa do Torneio de Abertura e do Interligas. Tivemos o Campeonato Paulista. Eu vi um nível muito mais alto do que no ano passado. As equipes estão mais próximas. Não que as equipes de cima caíram e sim as debaixo que subiram. Teremos jogos melhores, com um maior nível e com muito mais equilíbrio do que na temporada passada.”

+ O Basquete Acontece Aqui! NBB CAIXA 2024/25 é lançado oficialmente

Campeão do Torneio de Abertura NBB, Léo Costa, do KTO Minas, está otimista com o desempenho inicial da equipe, mas tem consciência do longo caminho que terá pela frente para conquistar o primeiro título do NBB CAIXA. “Foi um passo importantíssimo para várias equipes que não tinha oportunidade de jogar, era sempre uma luta na pré-temporada. Tivemos uma oportunidade enorme de desenvolvimento, de testar o time. Conseguimos manter uma espinha dorsal maior do que nos outros anos. Isso é muito positivo. A manutenção de quatro adultos e dos três garotos facilita muito o processo de construção da temporada. Esse início no Torneio de Abertura foi muito positivo. Vimos alguns conceitos sendo aplicados, mas estamos em um processo inicial, temos uma temporada longa. O sucesso neste torneio não determina o sucesso da temporada. Será o NBB CAIXA mais difícil dos últimos anos. Um nível muito alto e seremos testados a cada jogo.”

Treinador do CAIXA/Brasília Basquete, Dedé Barbosa compactua do pensamento de que será o NBB CAIXA mais disputado dos últimos anos e elogiou o Torneio de Abertura NBB. “Foi um torneio muito válido para essas equipes que estão fora de São Paulo. A gente vem batalhando nos últimos dois, três anos. Não foi fácil. É muito difícil fazer basquete no Brasil. Esse ano, os times estão muito bem preparados. Será o NBB CAIXA mais forte de todos os tempos. Será muito bem disputado. Nesta temporada é impossível dizer quem vai estar no Super 8, quem vai estar na final, quem vai ficar entre os quatro. Está muito aberta esta competição. O que faz muito bem ao esporte.”

+ Confira o álbum de fotos do lançamento do NBB CAIXA 2024/25

Comandante do anfitrião do evento de lançamento, Demétrius Ferracciú, treinador do Paulistano, brincou com o fato de agora os rivais também terem jogos de pré-temporada. “Não gostei muito deste torneio porque jogamos o Campeonato Paulista e agora vocês estão preparando os caras. Vamos encontrá-los em um ritmo diferente. Antes eles levavam alguns jogos para entrar no ritmo”, brincou. “Isso mostra o equilíbrio do campeonato, o quanto não pode bobear em momento algum, porque pode carregar uma derrota para o final da fase de classificação. Mas vejo o Paulistano vindo com uma mesma filosofia, buscando o desenvolvimento dos jovens. A maioria do time é formado da base, jogadores que foram campeões da LDB 2024. O nosso nível se manteve, mesmo perdendo duas peças importantes. Será uma adaptação jogo após jogo para definir qual o melhor caminho para a equipe.”

Por fim, Helinho Garcia, do Sesi Franca, falou do desafio de se manter no topo por mais uma temporada. O time francano é o atual tricampeão do NBB CAIXA. “O NBB é um campeonato que o equilíbrio vai gerar cada vez mais uma busca pela vitória, uma busca para fazer melhor, uma busca pelo crescimento até chegarmos nos playoffs. A nossa equipe teve mudanças importantes, alguns jogadores saíram, outros chegaram. Mas buscando uma versatilidade que acredito ser muito importante no basquete moderno. Jogador atuando em mais de uma posição, fazendo mais de uma função para que possamos aumentar o nosso leque de opções, o repertório tático, sempre buscando melhorar para alcançar o nosso objetivo, que é conquistar o tetracampeonato do NBB.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.