#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quinteto do mês

04-01-2025 | 12:00
Por Liga Nacional de Basquete

Alexey Borges, Lucas Lacerda, Georginho de Paula, Duane Johnson e Luis Montero são escolhidos para o quinteto de dezembro; Léo Costa é o treinador do mês no NBB CAIXA

Dezembro chegou ao fim e agora é o momento de colocar em quadra o quinteto ideal do terceiro mês do NBB CAIXA temporada 2024/25. A formação titular traz um atleta de cada um dos cinco times que fecharam o mês nas primeiras colocações da tabela. Alexey Borges (Flamengo), Lucas Lacerda (CAIXA/Brasília Basquete), Georginho de Paula (Sesi Franca), Duane Johnson (CEISC/União Corinthians) e Luis Montero (KTO Minas). Para comandar esse timaço, Léo Costa, do líder KTO Minas, que fez uma campanha quase irretocável em dezembro, com seis vitórias em sete jogos.

O quinteto de dezembro do NBB CAIXA não conta com aquele pivô de ofício. O conhecido cincão, como gosta de dizer Alberto Bial, atual coordenador geral do Fortaleza Basquete Cearense/CFO. A eleição apontou para um smallball, formação bastante utilizada pelos treinadores no decorrer das partidas da temporada 2024/25.

Alexey Borges é o armador principal do quinteto de dezembro. Ele foi mais uma vez o comandante em quadra da equipe do técnico Gustavinho de Conti. Foram médias de 14,5 pontos, 9 assistências e 3,5 rebotes para 21 de eficiência. O Flamengo se manteve na segunda colocação com cinco vitórias em seis jogos. Vale lembrar que o jogador rubro-negro fez parte também do time ideal do mês passado.

Ao lado de Alexey Borges na armação está Lucas Lacerda. Em sua primeira aparição no quinteto do mês, o jogador do CAIXA/Brasília Basquete foi eleito também o destaque de dezembro. Ele registrou médias de 19,1 pontos, 5,2 assistências e 2,8 rebotes em oito jogos, sendo fundamental para o time do DF conquistar cinco triunfos no mês e fechar o ano na quarta colocação.

A trinca de armadores  do time do mês de dezembro tem ainda Georginho de Paula, outro debutante no quinteto ideal. O jogador foi o principal responsável pelo crescimento do Sesi Franca na reta final do primeiro turno, garantido vaga na Copa Super 8 na terceira colocação. Ele registrou médias de 18,1 pontos, 11,4 rebotes e 5,7 assistências para 27,2 de eficiência em sete jogos. Foram quatro vitórias no período.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Duane Johnson mostrou mais uma vez consistência para se colocar novamente no quinteto ideal, assim como aconteceu em novembro. O americano registrou médias de 16,8 pontos, 4,7 rebotes e 2,6 assistências pelo Ceisc/União Corinthians em dezembro. Foram cinco vitórias em oito jogos, colocando o time gaúcho na quinta colocação e com vaga garantida na Copa Super 8.

Por fim, o líder do NBB CAIXA, o KTO Minas está representado por Luis Montero. O dominicano com passagem pela NBA teve ótimo desempenho em dezembro, registrando médias de 11 pontos, 9,1 rebotes e 3,3 assistências para 19,1 de eficiência. A Tempestade venceu seis de sete jogos, perdendo apenas para o R10 Score Vasco da Gama. Não à toa, o técnico deste quinteto é Léo Costa, que foi escolhido pelo segundo mês consecutivo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.