HOJE
Quinteto do mês
Por Liga Nacional de Basquete
Alexey Borges, Lucas Lacerda, Georginho de Paula, Duane Johnson e Luis Montero são escolhidos para o quinteto de dezembro; Léo Costa é o treinador do mês no NBB CAIXA
Dezembro chegou ao fim e agora é o momento de colocar em quadra o quinteto ideal do terceiro mês do NBB CAIXA temporada 2024/25. A formação titular traz um atleta de cada um dos cinco times que fecharam o mês nas primeiras colocações da tabela. Alexey Borges (Flamengo), Lucas Lacerda (CAIXA/Brasília Basquete), Georginho de Paula (Sesi Franca), Duane Johnson (CEISC/União Corinthians) e Luis Montero (KTO Minas). Para comandar esse timaço, Léo Costa, do líder KTO Minas, que fez uma campanha quase irretocável em dezembro, com seis vitórias em sete jogos.
O quinteto de dezembro do NBB CAIXA não conta com aquele pivô de ofício. O conhecido cincão, como gosta de dizer Alberto Bial, atual coordenador geral do Fortaleza Basquete Cearense/CFO. A eleição apontou para um smallball, formação bastante utilizada pelos treinadores no decorrer das partidas da temporada 2024/25.
Alexey Borges é o armador principal do quinteto de dezembro. Ele foi mais uma vez o comandante em quadra da equipe do técnico Gustavinho de Conti. Foram médias de 14,5 pontos, 9 assistências e 3,5 rebotes para 21 de eficiência. O Flamengo se manteve na segunda colocação com cinco vitórias em seis jogos. Vale lembrar que o jogador rubro-negro fez parte também do time ideal do mês passado.
Ao lado de Alexey Borges na armação está Lucas Lacerda. Em sua primeira aparição no quinteto do mês, o jogador do CAIXA/Brasília Basquete foi eleito também o destaque de dezembro. Ele registrou médias de 19,1 pontos, 5,2 assistências e 2,8 rebotes em oito jogos, sendo fundamental para o time do DF conquistar cinco triunfos no mês e fechar o ano na quarta colocação.
A trinca de armadores do time do mês de dezembro tem ainda Georginho de Paula, outro debutante no quinteto ideal. O jogador foi o principal responsável pelo crescimento do Sesi Franca na reta final do primeiro turno, garantido vaga na Copa Super 8 na terceira colocação. Ele registrou médias de 18,1 pontos, 11,4 rebotes e 5,7 assistências para 27,2 de eficiência em sete jogos. Foram quatro vitórias no período.
Ver essa foto no Instagram
Duane Johnson mostrou mais uma vez consistência para se colocar novamente no quinteto ideal, assim como aconteceu em novembro. O americano registrou médias de 16,8 pontos, 4,7 rebotes e 2,6 assistências pelo Ceisc/União Corinthians em dezembro. Foram cinco vitórias em oito jogos, colocando o time gaúcho na quinta colocação e com vaga garantida na Copa Super 8.
Por fim, o líder do NBB CAIXA, o KTO Minas está representado por Luis Montero. O dominicano com passagem pela NBA teve ótimo desempenho em dezembro, registrando médias de 11 pontos, 9,1 rebotes e 3,3 assistências para 19,1 de eficiência. A Tempestade venceu seis de sete jogos, perdendo apenas para o R10 Score Vasco da Gama. Não à toa, o técnico deste quinteto é Léo Costa, que foi escolhido pelo segundo mês consecutivo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.