HOJE
Quinteto do mês
Por Liga Nacional de Basquete
Elinho Corazza, Alexey Borges, Pedro Mendonça, Douglas dos Santos e Renan Lenz são escolhidos para o quinteto de janeiro; Régis Marrelli é o treinador do mês no NBB CAIXA
Janeiro chegou ao fim e agora é o momento de colocar em quadra o quinteto ideal do quarto mês do NBB CAIXA temporada 2024/25. A formação titular traz atletas de cinco times diferentes: Elinho Corazza (Corinthians), Alexey Borges (Flamengo), Pedro Mendonça (CAIXA/Brasília Basquete), Douglas dos Santos (Farma Conde/São José Basketball) e Renan Lenz (Fortaleza Basquete Cearense). Para comandar esse timaço, o técnico Régis Marrelli, que fez uma campanha irretocável em janeiro, com três vitórias em três jogos, com o Farma Conde/São José Basketball.
Se no mês de dezembro o quinteto ideal eleito não tinha nenhum pivô de ofício, sendo desenhado no famoso smallball, formação bastante utilizada pelos treinadores no decorrer das partidas da temporada 2024/25, o time de janeiro do NBB CAIXA está com o garrafão reforçado e ainda entra em quadra com dois armadores.

Elinho Corazza, do Corinthians, é o armador principal do quinteto de janeiro. Líder de assistências da temporada, o jogador de 35 anos registrou médias de 16,2 pontos, 8,2 assistências e 5,5 rebotes para 21,2 de eficiência. Vale ressaltar ainda o seu desempenho na vitória sobre o Flamengo, quando terminou o jogo com 32 pontos, 10 assistências e oito rebotes para 41 de eficiência, sendo eleito o destaque da semana. No mês, o Alvinegro venceu três de quatro jogos.
Ao lado de Elinho Corazza na armação está Alexey Borges. O armador do Flamengo teve médias de nove pontos e 11,5 assistências para 18,5 de eficiência nos dois jogos da equipe em janeiro. O Rubro-negro perdeu para o Corinthians e depois se recuperou com uma vitória sobre o Pinheiros. O desempenho da Copa Super 8 não teve influência na votação para o quinteto do mês, mas vale lembrar que ele foi campeão e eleito o MVP da competição.
A ala é preenchida por Pedro Mendonça. Na ausência de Daniel Von Haydin por lesão, ele assumiu um papel importante no CAIXA/Brasília Basquete e correspondeu à altura. Foram médias de 12,5 pontos, nove rebotes e quatro assistências para 24 de eficiência em dois jogos no mês de janeiro. O jogador tem total confiança do técnico Dedé Barbosa para arremessar do perímetro, onde teve bom desempenho.
Ver essa foto no Instagram
No garrafão, Renan Lenz e Douglas dos Santos fecham o quinteto titular. O pivô do Fortaleza Basquete Cearense registrou médias de 20,3 pontos e 5,6 rebotes para 21 de eficiência em três jogos. Já o jogador do Farma Conde/São José Basketball fechou o mês com médias de 18,3 pontos, 7,3 rebotes e 2,3 assistências para 22 de eficiência. O desempenho rendeu ao Douglinhas também o prêmio de destaque do mês.
No comando do quinteto ideal está Régis Marrelli, treinador do Farma Conde/São José Basketball. A equipe joseense conquistou três vitórias em janeiro, superando CAIXA/Brasília Basquete, o líder KTO Minas e São Paulo. Após um começo complicado, quando sofreu seis derrotas, o Sanja se ajustou e promete chegar forte para os playoffs.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca