#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Destaques de Novembro

02-12-2024 | 09:27
Por Liga Nacional de Basquete

Veja qual o quinteto ideal, o melhor jogador e o treinador do segundo mês da temporada 2024/25 do NBB CAIXA

Novembro chegou ao fim e agora é o momento de colocar em quadra o quinteto ideal do segundo mês do NBB CAIXA temporada 2024/25. A formação titular traz um atleta de cada um dos três times times que fecharam o mês nas primeiras colocações da tabela. As exceções ficaram com o CEISC/União Corinthians, que fechou o segundo mês da temporada em oitavo, mas chegou a estar em terceiro por diversos momentos, e Pinheiros, que terminou em sétimo, mas está na zona de classificação à Copa Super 8 muito pelo investimento em trazer o jovem Reynan. Além disso, no auge dos seus 44 anos, o “Brabo” Alex mostrou toda sua qualidade ao ser o único a permanecer no quinteto ideal nos dois primeiros meses e faturou o destaque da última semana e do mês de novembro. Para comandar essa verdadeira seleção, Léo Costa, do KTO Minas, que faz uma campanha quase irretocável no NBB CAIXA, mantendo a liderança da competição e vencendo todas as partidas que disputou no mês.

O segundo mês da temporada 2024/25 teve uma paralização devido à data FIBA e os times tiveram um período para descanso e fazer ajustes em seus treinamentos. Mas o que se viu nos 17 dias antes da pausa e nas rodadas seguintes, que fecharam o mês, foi grandes disputas e um basquete com alta qualidade apresentado.

 

Alexey é o armador principal do quinteto de novembro. Já completamente adaptado aos seus companheiros de Flamengo e ao que seu treinador Gustavinho de Conti pede, foi o motor pensante do Rubro-Negro e uma das peças principais para o time se manter entre as primeiras colocações. Esteve em sete partidas, com cinco vitórias e teve médias de 13 pontos e 8 assistências para uma eficiência de 18,8 por jogo.

Em seguida, um atleta que está armando jogo, mas também arremessando e batendo para dentro do garrafão é Reynan. O ala/armador mostrou que para ter personalidade não precisa de idade e que, mesmo com 20 anos, dá para colocar seu nome entre os principais jogadores da atualidade no cenário nacional. Seus números do mês mostram que está atuante em todos os segmentos, tendo disputado quatro embates e vencendo dois, mas com 19,2 pontos, 4,7 rebotes e 51% de aproveitamento da linha de três.

O Brabo justificou o apelido mais uma vez. Em um mês que se tornou muito especial em sua carreira, Alex, do Bauru Basket ganhou o título de cidadão da Cidade Sem Limites e se tornou o terceiro maior reboteiro da história do NBB CAIXA. Muito além disso, o ala é um verdadeiro “armador/pivô” do Dragão, colocando o time do interior paulista como a terceira melhor campanha na temporada. Teve cinco vitórias em seis jogos, com 6,5 ponts, 5,3 rebotes, 6,0 assistências e  uma eficiência de 19,6. Tudo isso, o coloca pelo segundo mês consecutivo no quinteto e leva também como o destaque individual de novembro.

A análise do mês de Duane Johnson, do CEISC/União Corinthians poderia ser prejudicada pelo time ter vencido uma nas últimas cinco partidas. Mas o norte-americano mostrou uma consistência e que está em ótima fase no time gaúcho. Das oito partidas em novembro, contribuiu para a vitória de quatro delas. Teve 18,7 pontos e 5,1 rebotes de média, mostrando que o ala também atua bem dentro do garrafão.

Por fim, o líder do NBB CAIXA, o KTO Minas traz dois representantes no quinteto do mês. Paranhos é um dos pivôs mais dominantes do basquete jogado dentro do país. Na temporada passada, foi o maior reboteiro e o primeiro a faturar o “Troféu Olivinha” pelo feito. Na atual, começou mais discreto, mas com a mesma forma e imposição, sendo um dos responsáveis pelas cinco vitórias nas cinco partidas. São 12,6 pontos, 4,6 rebotes e 11,2 de eficiência de média.

Claro que a disputa direta entre o segundo colocado (Flamengo) e o primeiro (KTO Minas), com a vitória fora de casa do time mineiro influenciou na votação para Léo Costa como treinador do mês. Mas a uniformidade como seus atletas atuam, começando o jogo ou vindo do banco, o jogo coletivo e alta intensidade, seja em seus domínios ou nos ginásios adversários, levou a Tempestade ao topo da tabela com nenhum jogo sem perder durante o mês de novembro inteiro. Isso é mérito de seu comandante e sinal do entendimento da importância de todo seu elenco.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Confira os destaques do mês de novembro:

Quinteto do mês:

Alexey (Flamengo)
Reynan (Pinheiros)
Alex Garcia (Bauru Basket)
Duane Johnson (CEISC/União Corinthians)
Paranhos (KTO Minas)

Destaque do mês:
Alex Garcia (Bauru Basket)

Técnico do mês:
Léo Costa (KTO Minas)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.