
HOJE

Maior evolução
Por Marcius Azevedo
Daniel Von Haydin tem uma curva de rendimento impressionante com o CAIXA/Brasília e conquista o prêmio para aquele jogador que mais evoluiu de uma temporada para outra
O prêmio de maior evolução do NBB CAIXA 2024/25 reconheceu aquele jogador que cresceu tecnicamente e impactou sua equipe de uma temporada para outra, e ninguém simbolizou melhor essa transformação do que Daniel Von Haydin. Com versatilidade em quadra e uma curva de rendimento impressionante, o ala do CAIXA/Brasília Basquete superou Andrezão (Bauru Basket) e Wini Silva (KTO Minas) e foi eleito quem mais evoluiu ao longo do último ano.
Von Haydin não apenas subiu degraus no seu desempenho individual. Ele assumiu um papel importante de liderança e se tornou peça-chave no sistema de jogo do técnico Dedé Barbosa. Seus números saltaram em praticamente todas as estatísticas, refletindo um trabalho incessante longe dos holofotes para brilhar em quadra.

Von Haydin recebeu o troféu das mãos de Fúlvio. Foto: João Pires/LNB
Em 31 jogos, o ala registrou médias de 13,9 pontos, 6,4 rebotes e 2,5 assistências para 16,2 de eficiência. O jogador de 25 anos vinha de uma temporada 2023/24 com médias de 9,6 pontos, 3,7 rebotes e 2,5 assistências para 10,6 de eficiência em 36 partidas pelo Cerrado Basquete. Von Haydin subiu de 25,6 para 32,5 minutos.
A evolução não veio por acaso. Foi fruto de dedicação, amadurecimento físico e mental, passando por um processo de transformação o seu potencial em constância. Antes uma peça de rotação, hoje ele é nome certo no fechamento dos jogos, com responsabilidade de decisão e confiança de toda a comissão técnica.
Ver essa foto no Instagram
Para além dos números, o prêmio reconhece a capacidade de escutar, aprender e aplicar. E Von Haydin fez tudo isso com intensidade e inteligência. Seu salto de qualidade é também um lembrete do quanto o trabalho contínuo pode mudar o patamar de um jogador.
Na cerimônia dos Melhores do Ano, Von Haydin subiu ao palco para receber o troféu de maior evolução com um sorriso de quem sabe o quanto batalhou por aquilo. E com a certeza de que este é apenas o começo.
“A emoção de receber esse prêmio é gigantesca. Estava com a expectativa e ela se concluiu. É meu primeiro prêmio individual no NBB CAIXA e espero que seja o primeiro de muitos. Estou muito feliz, é mais um passo em busca dos meus objetivos”, afirmou Von Haydin.
“É a primeira vez que eu assumo esse papel numa equipe de um protagonismo maior. Felizmente, eu estava muito preparado para isso. Tive uma lesão no meio da temporada e isso atrapalhou um pouco o caminho, mas não apagou a boa temporada que eu vinha fazendo e realmente estou muito feliz com esse prêmio”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica e Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball e patrocínios oficiais Penalty, Universidades Cruzeiro do Sul, UMP, Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.