Com muita aplicação defensiva, São Paulo supera o líder KTO Minas no MorumBis e garante vaga nos playoffs do NBB CAIXA
A semana turbulenta do São Paulo terminou com uma vitória fundamental sobre o líder do NBB CAIXA. Sob o comando do técnico Fabrício Freire Rocha, que assumiu interinamente depois da saída de Guerrinha na última quarta-feira (09/04), e, mesmo com desfalques importantes, o Tricolor jogou com muita determinação, principalmente na defesa, e venceu o KTO Minas por 71 a 67, neste sábado (12/04), no MorumBis. O triunfo garantiu ao time são-paulino uma vaga nos playoffs.
Defesa ganha jogo
Para Paulo Lourenço, que foi um dos destaques do São Paulo, registrando um duplo-duplo, o empenho defensivo foi o responsável pela vitória sobre o líder da competição. “Essa vitória diz muito sobre o nosso time. O nosso time tem um poderio ofensivo muito grande, todo mundo sabe disso. Mas quando defendemos como uma unidade, como um time, coletivo, um ajudando o outro, um defendendo pelo outro, é difícil ganhar da gente. Hoje mostramos isso em quadra. O Fabrício pediu para jogarmos soltos e fazermos o que sabemos, mas que tínhamos de entregar defensivamente. Hoje nos entregamos defensivamente. Paramos o melhor time do campeonato e essa vitória mostra como o nosso time pode chegar forte nos playoffs”, afirmou o ala, que terminou o jogo com 13 pontos e 10 rebotes para 18 de eficiência.
“Já estamos no gás dos playoffs. Nos colocamos numa situação em que esses dois últimos jogos eram extremamente importantes. Estamos muito focados nessa final de campeonato e início de playoffs. Estamos trabalhando duro para chegar bem e o time tem uma experiência muito grande”, acrescentou Paulo Lourenço.

Paulo Lourenço alcançou um duplo-duplo na vitória do São Paulo. Foto: Nilton Fukuda
Pelo lado do KTO Minas, Wini Silva foi o principal nome. O pivô anotou 20 pontos e igualou sua melhor pontuação no NBB CAIXA, que havia sido contra o Sesi Franca, em dezembro do ano passado. A jovem promessa de 20 anos terminou o jogo com um duplo-duplo no MorumBis, afinal foram 11 rebotes, sendo cinco ofensivos, também sua melhor marca na competição, para 24 de eficiência.
Primeiro tempo igual
O São Paulo colocou bastante energia em quadra no primeiro período. Com uma marcação forte e muita disposição para brigar pelo rebote ofensivo, o Tricolor teve mais volume e, mesmo sem um aproveitamento excepcional nos arremessos (29,1%), foi superior ao líder KTO Minas, que atuou em baixa rotação. Malcolm Miller se destacou no ataque são-paulino com seis pontos, além de cinco rebotes, e garantiu o placar favorável para o time da casa na parcial inicial: 16 a 11.
O KTO Minas voltou para o segundo período com mais intensidade na defesa e contou com boa participação de Wini Silva e Naka para anotar uma corrida de 9 a 0. O técnico Fabrício Freire Rocha pediu tempo e, depois disso, o São Paulo conseguiu igualar novamente o jogo com muita transpiração. Em um quarto em que o desempenho defensivo foi superior ao ofensivo, o placar da primeira parcial se repetiu, só que com vantagem para o time mineiro.
Dedicação pela vitória
O terceiro período teve dono. Bennett se destacou dos dois lados da quadra, com muita intensidade defensiva e eficiência no ataque, contagiando os companheiros. O São Paulo soube segurar o KTO Minas sempre que o líder do NBB CAIXA esboçava uma mudança no cenário. O americano anotou 10 pontos na parcial com 83,3% de aproveitamento nos arremessos. O Tricolor fez 25 a 16 no quarto e abriu nove pontos antes dos 10 minutos derradeiros: 52 a 43.
Segurar essa vitória era imprescindível, e o São Paulo deixou isso claro no último período. O Tricolor colocou ainda mais dedicação em quadra. Paulo Lourenço teve excelente desempenho, exemplificando o espírito de luta e entrega da equipe. O KTO Minas ainda batalhou bastante, se aproximou do placar apostando no jogo no garrafão com Wini Silva, mas o triunfo ficou com o time da casa. A vitória foi bastante comemorada, afinal, representou muito mais do que garantir uma vaga nos playoffs. Ela recupera o moral para o momento decisivo da temporada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.