HOJE
Destaque da semana
Por Marcius Azevedo
Retornando de lesão, Adyel Borges foi decisivo nas duas vitórias do Mr. Moo São José Basketball na semana, combinando pontuação, leitura de jogo e liderança nos momentos-chave
A semana de Adyel Borges marcou um ponto de virada no Mr. Moo São José Basketball. Após um período afastado por causa de dores no músculo adutor da coxa direita, o armador retornou já com impacto direto em quadra e foi peça fundamental nas duas vitórias da equipe, diante da Unifacisa por 87 a 78 e Fortaleza Basquete Cearense por 97 a 82, ambas no Ginásio Linneu de Moura. O desempenho consistente e decisivo rendeu a ele o prêmio de destaque da semana, sustentado não apenas pelos números, mas pelo peso das suas ações nos momentos determinantes.
Em apenas dois jogos, Adyel fechou a semana com médias expressivas: 22 pontos, 7,5 assistências e cinco rebotes para 22 de eficiência. Mais do que estatísticas, os dados ajudam a traduzir a leitura de jogo e a versatilidade que o armador ofereceu ao Mr. Moo São José Basketball logo no retorno, alternando protagonismo ofensivo e controle do ritmo conforme a necessidade de cada confronto.

Adyel Borges liderou o Mr. Moo São José Basketball nas duas vitórias na semana passada. Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ
No duelo contra o Fortaleza Basquete Cearense, na quarta-feira (04/02), o impacto aconteceu em todos os aspectos. Com 18 pontos, 10 assistências e sete rebotes, alcançando 20 de eficiência, Adyel foi o organizador que ditou o ritmo, distribuiu o jogo e apareceu de forma cirúrgica quando o ataque precisou de definição. O desempenho reforçou a capacidade de adaptação do armador às diferentes leituras que cada jogo impõe.
Contra a Unifacisa, na sexta-feira (06/02), ele assumiu desde cedo a responsabilidade ofensiva. Foram 26 pontos, além de cinco assistências e três rebotes, para 24 de eficiência, liderando o time nos momentos de maior exigência física e emocional da partida. A presença constante com a bola e a agressividade nos ataques ao aro deram segurança ao Mr. Moo São José Basketball para construir e sustentar a vantagem até o fim.
O retorno após a contusão, no entanto, exigiu mais do que execução técnica. A recuperação do ritmo e da confiança foi um processo vivido dentro dos próprios jogos, como o jogador destacou. “Acho que os dois andam juntos. Foi muito desafiadora essa volta, na parte física tem uma perda na noção de ritmo, da velocidade de como são as coisas, e isso só se recupera jogando e treinando, e eu tive pouco tempo para isso. Durante o jogo fui tentando, demorou um pouco para colocar a cabeça no lugar e acredito que a confiança no meu físico é o que trouxe a confiança de executar as ações dentro de quadra, e fazer com que o time vencesse os jogos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo com os desafios naturais do retorno, o Mr. Moo São José Basketball mostrou competitividade e controle nos momentos-chave das duas partidas. A concentração coletiva foi determinante, e Adyel se colocou como um elo entre execução e liderança em quadra. “É difícil escolher uma dessas coisas, mas o time no geral estava muito concentrado. Mesmo com alguns erros que cometemos e as dificuldades que tivemos durante os jogos, nós estávamos concentrados e confiantes daquilo que precisávamos fazer para vencer. Eu sempre tento entregar tudo aquilo que sou capaz para que consigamos vencer”, explicou.
O armador também destacou a leitura situacional como fator decisivo para o sucesso da equipe. “Em um jogo eu tive mais assistências, mais leitura de jogo, no outro foi uma busca maior pelos pontos, acho que esse entendimento daquilo que o jogo precisa para aquele momento foi o principal fator nessas vitórias”, completou, sintetizando o equilíbrio entre protagonismo individual e entendimento coletivo.
O prêmio de destaque da semana chega, assim, como reconhecimento de um retorno sólido e eficiente. Para Adyel, o simbolismo vai além da conquista individual, especialmente pelo contexto da recuperação. “Fico muito feliz com esse reconhecimento e pelo meu retorno, mas principalmente porque alcançamos as vitórias e consegui dar o meu melhor, e ajudei o time a vencer mais dois jogos”, ressaltou.
Com o reconhecimento, também cresce o senso de responsabilidade dentro do elenco. “Isso certamente aumenta a responsabilidade, mas vejo como algo bom para mim e para o time, para que continuemos a evoluir como equipe e crescer no campeonato”, concluiu. A semana deixa claro que Adyel Borges não apenas voltou. Voltou pronto para liderar, influenciar e elevar o nível competitivo do Mr. Moo São José Basketball na sequência da temporada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
América Towers
Unoesc Basket Joaçaba
Brusque Basquete
Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí
Fluminense
IVV/CETAF
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
UNIFACISA
Vasco/Tijuca