HOJE
Destaque da semana
Por Marcius Azevedo
Dontrell Brite transforma preparação na virada do ano em atuação histórica no primeiro jogo do returno do NBB CAIXA e garante o triunfo do Bauru Basket sobre o Basket Osasco
A virada do ano foi diferente para Dontrell Brite. Enquanto muitos aproveitaram a pausa para descansar longe das quadras, o armador do Bauru Basket fez outra escolha: ficou. Treinou. Se preparou. Transformou a folga em combustível para o recomeço do NBB CAIXA. E a resposta veio logo no primeiro jogo do returno. Na curta, porém intensa, primeira semana de 2026 da competição, ninguém foi tão impactante quanto o americano.
Na vitória do Bauru Basket sobre o Basket Osasco por 94 a 86, no sábado (10/01), no Panela de Pressão, ele protagonizou uma atuação histórica: 30 pontos, 11 assistências e oito recuperações de bola para 38 de eficiência. Um desempenho que o colocou bem próximo de se tornar o primeiro jogador da história do NBB CAIXA a registrar um triplo-duplo com este fundamento, que poucas vezes tem números tão relevantes nas estatísticas.

Brite teve grande atuação na vitória do Bauru Basket sobre o Basket Osasco. Foto: Bryan Assis/Bauru Basket
Não por acaso foi eleito o destaque da semana, mas muito mais do que os números expressivos, o desempenho simbolizou uma retomada. O próprio Brite não esconde que o retorno ao Bauru Basket vinha abaixo do esperado. A decisão de abrir mão da viagem de fim de ano foi pensada justamente para ajustar o corpo, o ritmo e a confiança. Contra Basket Osasco, tudo se conectou.
Brite foi dominante em todos os aspectos. Liderou o ataque, acelerou o jogo quando necessário, controlou o ritmo nos momentos decisivos e ainda foi determinante defensivamente, com uma intensidade rara na linha de passe. Os oito roubos de bola chamaram atenção não apenas pelo número, mas pelo impacto direto no resultado, gerando pontos em transição e quebrando o ritmo do adversário.
“Todo mundo sabe que eu vinha jogando abaixo do meu nível nesse retorno. Foram alguns jogos que eu senti que estava mal. Por isso, optei por não viajar no fim de ano e fiquei aqui, treinando, focado. Acho que deu certo. Contra o Osasco, foi a primeira vez que tive mais de cinco roubos de bola em um jogo profissional, então fico muito feliz pela atuação e pela vitória. Quero continuar assim”, afirmou Brite.
Ver essa foto no Instagram
A atuação também teve um peso histórico. Com os 30 pontos, Brite se tornou o quinto maior pontuador do Bauru Basket na história do NBB CAIXA, ultrapassando Gui Deodato e reforçando sua identificação com a cidade e a torcida. Em sua quinta temporada pela equipe bauruense, ele já soma 2.294 pontos, atrás apenas de Larry Taylor, Alex Garcia, Rafael Hettsheimeir e Fernando Fischer.
“A vitória é sempre o mais importante. Não adianta nada fazer 30 pontos ou mais e sair com uma derrota. Mas é claro que é muito melhor quando vencemos e faço bons números. E nessa partida, o pessoal comentou que eu virei o quinto maior pontuador do Bauru na história do NBB CAIXA. Já são cinco temporadas aqui, estou muito feliz, mesmo sabendo que ainda falta muito para chegar no Brabo e no Larry”, afirmou.
A relação entre jogador, time e arquibancada ficou evidente mais uma vez. Os gritos, a energia e a presença constante do torcedor empurram a equipe, transformando jogos difíceis em viradas memoráveis e reforçando o sentimento de pertencimento. “Influencia muito. Tem muitos jogos em que saímos atrás e que conseguimos recuperar por causa do apoio deles. Contra o Corinthians foi assim. Mesmo 20 pontos atrás, a torcida não parou de gritar. Aí acertamos a defesa e conseguimos dar a vitória de presente. Eles enchem todos os jogos ao longo da temporada. É uma energia muito boa. De verdade. É algo que motiva bastante. Quando ouço os torcedores gritando ‘MVP’, com o Panela lotado, sei que todo o esforço valeu a pena”, disse.
Destaque da décima segunda semana do NBB CAIXA, Brite abriu 2026 do jeito que planejou: preparado, confiante e decisivo. Um começo de returno que não apenas reforça sua importância no Bauru Basket, mas também coloca seu nome, mais uma vez, entre os grandes protagonistas da temporada.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca