HOJE
Destaque da semana
Por Marcius Azevedo
Facundo Corvalan assume papel de protagonista no CAIXA/Brasília e tem semana com destaque ofensivo, registrando o recorde de pontos em um jogo da atual edição do NBB CAIXA
O argentino Facundo Corvalan viveu uma semana de brilho intenso no NBB CAIXA 2025/26. Com frieza, precisão e talento, o armador se destacou nos dois jogos do CAIXA/Brasília. Sua performance foi tão dominante que não restaram dúvidas: ele foi eleito o destaque da terceira semana do campeonato, coroando um momento especial que está vivendo desde que desembarcou no DF após ser campeão na temporada passada pelo Sesi Franca.

Facundo Corvalan bateu o recorde de pontos em um jogo da temporada contra o Ceisc/União Corinthians. Foto: Vinicius Molz Schubert
A jornada da semana começou em Caxias do Sul, na quarta-feira (05/11), quando o CAIXA/Brasília venceu os donos da casa por 96 a 64. Corvalan foi o maestro do ataque, anotando 26 pontos, com quatro bolas de três convertidas em seis tentativas (67% de aproveitamento). Comandou o ritmo ofensivo e distribuiu duas assistências, além de registrar 25 de eficiência. Foi uma atuação de alto controle e leitura, mostrando sua capacidade de acelerar o jogo nos momentos certos e castigar as defesas com o arremesso exterior.
Mas, se em Caxias foi letal, em Santa Cruz do Sul, ele foi simplesmente imparável. Dois dias depois, na sexta-feira (07/11), diante do Ceisc/União Corinthians, Corvalan assumiu o protagonismo como poucos conseguem. Foram 38 pontos, sete rebotes e cinco assistências, com oito bolas de três em 12 tentativas, um aproveitamento de 67% no perímetro e 38 de eficiência. Foi a maior pontuação individual desta temporada. A missão só não foi completa porque o CAIXA/Brasília deixou escapar uma vitória após estar 13 pontos na frente no último período, perdendo por 95 a 88 na prorrogação.
Ver essa foto no Instagram
Essas duas exibições de gala renderam médias semanais de 32 pontos, 4,5 rebotes e 3,5 assistências para 31,5 de eficiência. Elas representam a consolidação de um jogador que tem sido o motor ofensivo do CAIXA/Brasília neste começo de temporada. Em uma equipe em processo de reconstrução, Corvalan tem se mostrado um líder, conduzindo o time com intensidade e assumindo a responsabilidade nos momentos decisivos.
”Foi uma semana muito especial. Me senti muito bem nas partidas e fico muito feliz com esse reconhecimento. Meus companheiros me ajudaram muito também. Mas o importante é a boa sequência e continuarmos performando em alto nível no NBB CAIXA. Para, na hora dos playoffs, chegarmos fortes e no nosso melhor momento”, afirmou Corvalan.
Natural de Junín, na Argentina, o armador de 27 anos vem se afirmando como um dos principais estrangeiros do NBB CAIXA. Seu estilo combina inteligência tática, agressividade e excelente leitura de jogo, virtudes lapidadas ao longo de passagens por clubes tradicionais argentinos, como o Ciclista Olímpico e o Bahía Basket, e espanhóis, como Real Betis, Real Canoe e CB Peñas.
Agora, em solo brasileiro, em sua quinta temporada no NBB CAIXA, Corvalan, que já passou por KTO Minas, Unifacisa e Sesi Franca, quando foi importante na conquista do tetracampeonato vindo do banco, começa a escrever uma nova história como titular e protagonista no CAIXA/Brasília. Ele tem sido um jogador que não apenas faz grandes jogos, mas que é capaz de transformar o rumo de uma equipe.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca