HOJE
Destaque da semana
Por Marcius Azevedo
Decisivo nas duas vitórias, Jordan Williams foi o nome do KTO Minas na reta final de 2025, combinando volume ofensivo, eficiência nos arremessos e protagonismo nos momentos-chave
Jordan Williams encerrou 2025 em alto nível e foi eleito o destaque da décima primeira semana do NBB CAIXA 2025/26, a última do ano. Em dois jogos e duas vitórias do KTO Minas, o americano foi dominante, com médias de 28,5 pontos, 4,5 rebotes e duas assistências para 26,5 de eficiência, liderando a equipe mineira tanto na produção ofensiva. Regular, decisivo e eficiente, o ala foi peça-chave em mais uma semana perfeita do time mineiro.
No sábado (27/12), Jordan Williams teve sua atuação mais explosiva no NBB CAIXA. Na vitória por 99 a 81 sobre o Fortaleza Basquete Cearense, na Unifor, anotou 29 pontos, seu recorde pessoal na competição, sendo 19 deles apenas no terceiro período, quando comandou uma arrancada decisiva. Com 50% (6/12) nos arremessos do perímetro, além de seis rebotes e duas assistências, terminou o jogo com 29 de eficiência, em uma noite dominante dos dois lados da quadra.

Jordan Williams bateu o recorde pessoal de pontos na vitória sobre o Fortaleza Basquete Cearense. Foto: Carlos Roosewelt/FBC
Dias depois, na segunda-feira (29/12), na vitória por 107 a 102 sobre a Unifacisa, em Campina Grande, ele voltou a ser o principal nome do ataque. Foram 28 pontos, com aproveitamento impressionante de 56% no perímetro, convertendo cinco de nove tentativas e 100% de eficiência nos lances livres (5/5), além de três rebotes e duas assistências. Sempre agressivo, chamou a responsabilidade nos momentos decisivos e fechou a partida com 24 de eficiência, sustentando o KTO Minas em um jogo equilibrado até o fim, decidido apenas na prorrogação.
O excelente momento individual reflete a confiança e o protagonismo de Jordan Williams na temporada. Cestinha da equipe mineira, com 14,6 pontos de média, e também o jogador mais eficiente do elenco (14,1), ele vem crescendo rodada após rodada, sendo uma das principais válvulas ofensivas do KTO Minas. Mais do que os números, chama atenção a naturalidade com que ele assume o protagonismo quando o time está sob pressão.
Ver essa foto no Instagram
A escolha de trocar o Flamengo pelo KTO Minas se mostrou acertada. Sob o comando do técnico Léo Costa, Jordan Williams encontrou um sistema que potencializa suas virtudes: leitura de jogo, agressividade ofensiva e eficiência nos arremessos. Não por acaso, o ala ostenta médias melhores do que na passagem pelo Rubro-Negro, na temporada passada, quando registrou 12 pontos, quatro rebotes e 1,2 assistências, mesmo com mais minutos em quadra: 25,9 contra 23,9 pela equipe mineira.
Totalmente integrado ao modelo coletivo da equipe, o americano simboliza o ótimo momento da Tempestade, que alia intensidade, organização e talento individual para se firmar como uma das forças do NBB CAIXA 2025/26. O KTO Minas fechou o primeiro turno com 16 vitórias e três derrotas (84,2% de aproveitamento), ocupando o terceiro lugar, atrás apenas de Pinheiros e Flamengo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca