#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Destaque da semana

24-11-2025 | 03:35
Por Marcius Azevedo

Paulo Lourenço exibiu maturidade, solidez defensiva e protagonismo ofensivo, causando impacto direto nas duas vitórias do Mogi sobre Pato Basquete e Ceisc/União Corinthians

Paulo Lourenço foi eleito o destaque da quinta semana do NBB CAIXA após conduzir o Mogi Basquete a duas vitórias contundentes que reforçam o excelente momento da equipe na temporada. Em um recorte de alto nível competitivo, o ala exibiu maturidade, solidez e protagonismo, registrando médias de 15,5 pontos, 5,5 rebotes, 2,5 assistências para 21,5 de eficiência, números que sintetizam seu impacto, quando entregou constância ofensiva, intensidade defensiva, presença física no rebote, leitura de jogo e capacidade de elevar o nível coletivo.

Paulo Lourenço foi eleito o destaque da semana pelo desempenho com o Mogi Basquete. Foto: Willian Oliveira

O primeiro compromisso da semana foi na segunda-feira (17/11), na vitória sobre o Pato Basquete por 86 a 58, no Ginásio Prof. Hugo Ramos, quando Paulo Lourenço apresentou uma performance completa. Mesmo sem precisar assumir o protagonismo absoluto, ele foi determinante na construção do resultado ao somar 12 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 18 de eficiência. Sua atuação se destacou pela versatilidade, acelerou transições, contestou arremessos, protegeu o garrafão e ofereceu constância em momentos fundamentais.

Quatro dias depois, na sexta-feira (21/11), Paulo Lourenço assinou sua exibição mais dominante da semana na vitória sobre o Ceisc/União Corinthians por 101 a 71, novamente no Hugão. Com confiança elevada e precisão cirúrgica nos arremessos, o ala anotou 19 pontos, incluindo 100% (4/4) de aproveitamento do perímetro, pegou cinco rebotes e alcançou 25 de eficiência, sendo o jogador mais influente da noite. Sua atuação ofensiva não apenas colocou o Mogi Basquete em vantagem confortável logo nos primeiros minutos, como também alterou a configuração defensiva do adversário, que teve dificuldade para lidar com sua agressividade, seu espaçamento e sua leitura de jogo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

“O Mogi foi um time que encaixou muito bem pelas características. É um time que defende muito, é um time que o (o técnico Fernando) Pena tem essa característica de ser um time que joga pela defesa. Me sinto confortável para desempenhar o meu papel, porque eu sou um cara que gosta de defender, que gosta de jogar na defesa. E no ataque somos um time muito fluido, que não tem uma pessoa que é o destaque, ou uma pessoa que é aquele cara que tem de ser parado. Todo mundo joga para todo mundo, todo mundo tem os seus objetivos, mas em prol do coletivo. É isso que está fazendo o nosso time ir bem no campeonato e o meu crescimento individual vem muito disso”, afirmou Paulo Lourenço.

“A forma que defendemos me faz estar na quadra e, estando na quadra com essa confiança que o Pena tem em mim, me coloca também em situações em que eu posso usar da minha agressividade, jogando ali na posição quatro também, às vezes, pegando alguns caras mais lentos, podendo ter essa decisão de cortar, de chutar, deixa tudo mais leve quando você tem essa tranquilidade para fazer o seu trabalho. O Mogi é um time de defesa, de garra, de luta, de brigar pela bola. Isso está fazendo com que todo mundo pontue, cada dia uma pessoa diferente, tendo esse protagonismo ofensivo, e eu acho que é isso, construiu uma unidade, não é só um time de um ou dois jogadores, é um time de uma unidade, uma característica que todo mundo cumpre um bom papel no sistema”, acrescentou.

 

A soma das duas atuações reforça a percepção de que Paulo Lourenço atravessa um momento de plena afirmação no Mogi Basquete. Ele não apenas pontuou ou acumulou números expressivos, como ancorou o time nos dois lados da quadra, ditou intensidade, tomou decisões inteligentes e sustentou a competitividade mogiana durante toda a semana. Sua eleição como destaque da semana é consequência natural de um jogador que, além de consistente, tem sido determinante. Se mantiver essa entrega, o ala se coloca no radar dos atletas mais regulares e valiosos da temporada e reafirma sua importância na construção de uma equipe cada vez mais sólida, competitiva e ambiciosa no NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Cruzeiro do Sul Virtual, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.