#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Destaque jovem CBC

04-02-2026 | 01:51
Por Marcius Azevedo

Com números sólidos e protagonismo além das estatísticas, Vitinho Brandão mantém alto nível em um mês de confrontos diretos, consolida sua liderança e atinge consistência no Paulistano

Vitinho Brandão voltou a transformar regularidade em reconhecimento no NBB CAIXA 2025/26. Eleito o destaque jovem CBC do mês de janeiro, após já ter sido premiado em novembro, o armador do Paulistano sustentou alto nível em um período de grande exigência. Em três jogos, com duas vitórias, fechou o mês com médias de 14 pontos, 4,3 rebotes e 4,3 assistências para 15,6 de eficiência.

O próprio calendário explica o peso do desempenho. “Uma coisa puxa a outra. Em janeiro, a maioria dos nossos jogos foi confronto direto e também teve a Copa Super 8 no final do mês. Tudo isso exigiu mais de mim, tudo isso exigiu mais da equipe”, explicou Vitinho, ao lembrar de um mês marcado por decisões e pressão por resultados, quando o Paulistano venceu Bauru Basket e CAIXA/Brasília e foi superado pelo Mr. Moo São José Basketball.

Vitinho Brandão tem confiança total do técnico Demétrius Ferracciú para ser o líder em quadra. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

Desde o início da temporada, a constância passou a ser uma meta pessoal. “Consistência era algo que eu queria melhorar para essa temporada porque na temporada passada tinha jogos que eu ia bem, porém não era com tanta constância, não era com tanta frequência que eu fazia bons jogos”, relembrou. “Então, assim que começou essa temporada, eu coloquei como meta ser mais consistente, de ir bem em todos os jogos para poder manter essa regularidade.”

A evolução entre novembro e janeiro está diretamente ligada à confiança construída no dia a dia. “O que mudou foi a minha confiança. A minha confiança é a minha preparação”, resumiu. Para Vitinho, o desempenho é consequência do trabalho feito antes do jogo. “A vontade de vencer não pode ser maior do que a vontade de se preparar. Se você se preparar bem no jogo, você vai bem. Isso é inevitável.”

Essa preparação permite que o jogo flua com naturalidade. “E sempre se preparar para quando chegar a oportunidade, chegar a hora do jogo. Então, você já sabe o que fazer, porque você está confiante. Você já fez aquilo inúmeras vezes, que no jogo vai sair natural.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NBB CAIXA (@nbb)

Além das estatísticas, janeiro consolidou Vitinho em um papel cada vez mais relevante no coletivo do Paulistano. “Essa é a parte mais difícil e desafiadora da minha temporada até aqui. Porque eu sou o armador do time”, afirmou. A confiança do técnico Demétrius Ferracciú, o Dema, e de sua comissão tem sido fundamental nesse processo. Com o passar dos jogos, a segurança aumentou. “Eu tenho aprendido dia após dia, jogo após jogo, mês após mês, que eu consigo exercer esse papel”, disse. “E acho que, mesmo tão jovem, o time confia em mim. O time confia nessa minha liderança.”

Para Vitinho, liderar como armador vai além de organizar jogadas. “Outro aspecto importante é motivar, saber cobrar o erro e continuar motivando no acerto”, explicou. “Porque, obviamente, o basquete é um jogo coletivo, você não ganha sozinho.” Ele conclui destacando a confiança mútua como base do grupo:

“Precisamos dos 12 jogadores totalmente focados e empenhados para o bem da equipe. Eu tento passar essa confiança para eles e deles comigo” e “vou confiar neles diante de qualquer decisão que eles tomarem e quero que eles confiem em mim nas minhas decisões, sejam elas boas ou ruins. É isso que fortalece o nosso time.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.