HOJE
Últimos presentes de Natal
Por Juvenal Dias
Às vésperas do Natal, vieram os últimos presentes: as quatro vagas que restavam para a Copa Super 8 ficaram com Sesi Franca, Ceisc/União Corinthians, Pinheiros e R10 Score Vasco da Gama
Chegou ao fim o primeiro turno do NBB CAIXA nesta segunda-feira (23/12). Para cinco times, tinha muita coisa em jogo: as últimas quatro vagas da Copa Super 8, tornando o Natal dessas equipes ainda melhor. Dessa forma, Ceisc/União Corinthians, Sesi Franca, Pinheiros e R10 Score Vasco da Gama comemoraram suas classificações nesse final de ano ao torneio mata-mata que começa em 25 de janeiro de 2025. Aos que estavam classificados com antecedência, a estes que se juntam ao grupo do G8 e ao restante dos times que não entraram, uma pausa de três dias, mas o segundo turno já começa dia 27 de dezembro, uma das duas MegaRodada da Virada.
Foram 17 jogos para cada equipe do NBB CAIXA. Teve muita disputa, muito embate, muitos lances espetaculares e muita entrega na primeira metade do campeonato. KTO Minas garantiu a primeira colocação e venceu o São Paulo por 77 a 63 de virada, mantendo a invencibilidade na Arena UniBH, único time que não perdeu em seus domínios. O São Paulo também garantiu sua vaga na Copa, com o resultado do último sábado contra o CAIXA/Brasília, e só lutava para se manter entre os quatro melhores e ter mando de quadra. Acabou com a oitava colocação.
Na rodada, dois jogos não influenciariam em classificação para a Copa Super 8, mas já foram importantes para o segundo turno e melhorar classificação já pensando em playoffs. No primeiro do dia, o Flamengo contou com mais uma grande atuação de Alexey, com duplo-duplo (21 pontos e 11 assistências), para vencer o Paulistano no Antonio Prado Jr por 89 a 75 e fechar o turno com a segunda colocação. O time da casa, por sua vez, não repetiu campanhas de últimas temporadas, que o colocava entre os oito, e ficou fora da Super 8, após quatro participações seguidas e fechou o turno em décimo.
Um duelo direto pelas vagas era entre Ceisc/União Corinthians e Pinheiros. Foi um duelo dos mais aguardados e com um desfecho histórico. Com a vitória por 80 a 73, com o Arnão com um público de mais de quatro mil torcendo para o time local, o Ceisc/União Corinthians garantiu sua vaga entre os oito melhores pela primeira vez na história. Desse modo, será a segunda vez que um time gaúcho irá para a Copa Super 8 (Caxias do Sul Basquete classificou-se para a quarta edição em 2021, disputada no começo do ano seguinte). É uma classificação simbólica por ser o primeiro turno após as tragédias climáticas que assolaram o Sul do país na metade do ano de 2024. Assim como o Ceisc/União Corinthians (quinto colocado), o CAIXA/Brasília Basquete (quarto colocado) será o outro estreante na edição de 2025.
O Pinheiros se beneficiou da vitória do KTO Minas sobre o São Paulo e também se garantiu pelos critérios de desempate, com a sexta colocação geral. Será seu retorno à competição após uma temporada fora e a quarta na história.
Na sequência, veio mais um duelo que interessava à Copa Super 8, mas apenas para o Sesi Franca, já que o Botafogo não tinha mais chances. A equipe francana venceu, mesmo jogando fora de casa, por 86 a 73. Crescendo nos momentos decisivos do turno, o atual tricampeão do NBB CAIXA garantiu a classificação à Copa pela sétima vez, se juntando a Flamengo e KTO Minas como os únicos times a participarem de todas as edições da Copa Super 8. A equipe do interior paulista ainda ficou com a terceira colocação no turno pelos confrontos diretos.
O segundo duelo que não impactava na Copa, mas é importante na classificação geral, foi a vitória do Caxias do Sul Basquete sobre o Corinthians por 80 a 79 jogando em casa. Foi mais uma noite de Shamell, o maior pontuador da história do NBB CAIXA, anotou mais 28 para sua conta e ajudou o time gaúcho na tentativa de sair da última colocação da tabela. O Corinthians também segue na segunda metade da tabela e agora vai atrás para melhorar a classificação aos playoffs.
Por fim, no duelo derradeiro dessa noite, R10 Score Vasco da Gama e Bauru Basket se enfrentam de olho na última vaga que restava, não necessariamente para a oitava colocação. Com a imposição do Gigante da Colina com 81 a 63 em seus domínios, o Cruzmaltino classificou-se com a sétima colocação e deixou o Dragão de fora da Super 8. E olha que o Bauru Basket chegou a estar em terceiro por determinado momento do primeiro turno do NBB CAIXA, mas encerrou essa metade com a nona colocação. É a segunda vez que o R10 Score Vasco da Gama vai para a Copa, no segundo ano seguido da retomada de seu projeto no basquete.
Confrontos de Copa Super 8
25/01 (Sábado), às 17h – KTO Minas (1º) x São Paulo (8º)
26/01 (Domingo), às 11h – Flamengo (2º) x R10 Score Vasco da Gama (7º)
26/01 (Domingo), às 16h – Sesi Franca (3º) x Pinheiros (6º)
25/01 (Sábado), às 19h30 – CAIXA/Brasília Basquete (4º) x Ceisc/União Corinthians (5º)
As partidas são em jogo único, sempre com o time de melhor campanha como mandante. A competição ocorre de 25 de janeiro a 01 de fevereiro de 2025.
E como o NBB CAIXA não para neste fim de ano, confira como ficou a tabela geral já olhando para o segundo turno:
- KTO Minas (32 pontos, 88,2% de aproveitamento, 15 vitórias e 2 derrotas);
- Flamengo (31 pontos, 82,4% de aproveitamento, 14 vitórias e 3 derrotas);
- Sesi Franca (28 pontos, 64,7% de aproveitamento, 11 vitórias e 6 derrotas);
- CAIXA/Brasília Basquete (28 pontos, 64,7% de aproveitamento, 11 vitórias e 6 derrotas);
- Ceisc/União Corinthians (27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas);
- Pinheiros (27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas);
- R10 Score Vasco da Gama (27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas);
- São Paulo (27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas);
- Bauru Basket (27 pontos, 58,8% de aproveitamento, 10 vitórias e 7 derrotas);
- Paulistano/CORPe (24 pontos, 41,2% de aproveitamento, 7 vitórias e 10 derrotas);
- Unifacisa (24 pontos, 41,2% de aproveitamento, 7 vitórias e 10 derrotas);
- Farma Conde/São José Basketball (24 pontos, 41,2% de aproveitamento, 7 vitórias e 10 derrotas);
- Mogi Basquete (23 pontos, 35,3% de aproveitamento, 6 vitórias e 11 derrotas);
- Corinthians (23 pontos, 35,3% de aproveitamento, 6 vitórias e 11 derrotas);
- Pato Basquete (23 pontos, 35,3% de aproveitamento, 6 vitórias e 11 derrotas);
- Botafogo (22 pontos, 29,4% de aproveitamento, 5 vitórias e 12 derrotas);
- Fortaleza B.C/CFO (21 pontos, 23,5% de aproveitamento, 4 vitórias e 13 derrotas); e
- Caxias do Sul Basquete (21 pontos, 23,5% de aproveitamento, 4 vitórias e 13 derrotas).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.