#JOGAJUNTO

NBB CAIXA

16 EQUIPESno NBB CAIXA

13-07-2019 | 04:33
Por Liga Nacional de Basquete

Campeonato brasileiro teve aumento de clubes e Estados representados; veja sistema de disputa e outras informações

O NBB CAIXA ficou ainda maior. Na tarde deste sábado (13/07), a Assembleia Geral Ordinária da Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu que 16 clubes participarão da temporada 2019/2020 do campeonato brasileiro de basquete – na edição anterior foram 14.

A 12ª edição do campeonato terá quatro novos times. Um deles será a Unifacisa (PB), campeã da Liga Ouro 2019 e primeira representante do Estado da Paraíba na história do basquete brasileiro.

Quem também chegou à elite foi o São Paulo FC (SP), vice-campeão da divisão de acesso, que adquiriu os direitos associativos do Joinville para adentrar ao NBB CAIXA. A mesma situação ocorreu com o Renata/Rio Claro (SP), que comprou os direitos associativos do Macaé Basquete e retornou à elite de basquete brasileiro depois de três anos.

Outra novidade vinda da Liga Ouro é o Pato Basquete (PR), que adquiriu os direitos associativos da LNB junto à própria entidade e ainda teve a aprovação do Conselho Administrativo.

Desta forma, o número de Estados representados no NBB CAIXA também aumentou. Enquanto na temporada anterior foram cinco, a edição 2019/2020 contará com seis Unidades Federativas: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo e Distrito Federal.

“É uma satisfação imensa ver o NBB CAIXA maior, com mais clubes e Estados representados. A expectativa é de que seja outra temporada histórica e que nosso basquete mantenha a curva de crescimento e ampliação no Brasil”, declarou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Além da definição dos times participantes do NBB CAIXA, a reunião da tarde deste sábado serviu para a aprovação de contas da Liga Nacional de Basquete (LNB), definições de calendário, aprovação de itens do regulamento e outros assuntos.

O NBB CAIXA 2019/2020 terá início no dia 12 de outubro (sábado), com confronto, horário e local a definir. A tabela completa e regulamento serão publicados no início do mês de agosto. O Jogo das Estrelas 2020 também já está definido. Será entre os dias 20 e 22 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Sistema de disputa

O sistema de disputa foi mantido em relação à temporada 2018/2019. A fase de classificação será realizada em dois turnos e classificará os 12 primeiros colocados aos playoffs.

Já no mata-mata, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e um possível 3 na casa do time de melhor campanha. A partir das quartas de final, as séries de playoffs adotarão o formato melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e um possível 5 na casa do time mais bem colocado na fase de classificação.

Em decisão tomada em conjunto pelos Clubes que formam o Conselho de Administração, não haverá rebaixamento.

Além disso, o campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes, realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), poderá pleitear a uma vaga no NBB CAIXA, e a aprovação será definida pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete (LNB).

A Copa Super 8 também foi mantida. O torneio, que consiste em uma disputa de mata-mata com os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA, continuará dando ao campeão uma vaga na principal competição do continente, a Champions League Américas, da FIBA.

Ao contrário da temporada passada, a Copa Super 8 acontecerá no mês de janeiro e não mais no final de dezembro.

Compromissos internacionais

Os compromissos internacionais dos clubes do NBB CAIXA também ganharam novidades. A partir desta temporada, será adicionado ao calendário o Torneio Interligas, que contará com quatro times brasileiros e quatro da Argentina.

A competição acontecerá em período de pré-temporada, com início previsto para setembro de 2019, e terá como participantes o 7º, 8º, 9º e 10º colocado da última edição do campeonato nacional. Caso haja desistência de algum deles, será feito um convite para as outras equipes.

O Torneio Interligas será organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a AdC – Associación de Clubes -, entidade responsável pela La Liga, da Argentina, e terá como objetivo aumentar a bagagem internacional dos clubes participantes do NBB CAIXA e da Liga Argentina.

Já a Liga das Américas será substituída pela Champions League Américas, da FIBA. A competição terá como representantes brasileiros o Flamengo (campeão da Copa Super 8 e do NBB CAIXA), Sesi Franca (vice-campeão do NBB CAIXA) e Mogi das Cruzes/Helbor (3º colocado do NBB CAIXA).

E por fim, a Liga Sul-Americana, que é organizada pela Consubasquet, contará com a participação do Botafogo (4º), EC Pinheiros (5º) e Corinthians (6º).

Clubes participantes do NBB CAIXA 2019/2020:

– Basquete Cearense (CE)

– Sendi/Bauru Basket (SP)

– Botafogo (RJ)

– Corinthians (SP)

– Flamengo (RJ)

– Sesi Franca Basquete (SP)

– Life Fitness/Minas (MG)

– Mogi das Cruzes/Helbor (SP)

– Paulistano/Corpore (SP)

– Pato Basquete (PR)

– EC Pinheiros (SP)

– Renata/Rio Claro Basquete (SP)

– São José Basketball (SP)

– São Paulo FC (SP)

– Unifacisa (PB)

– Universo/Brasília (DF)