HOJE
O NBB CAIXA VOLTOU!
Por Liga Nacional de Basquete
Após quatro temporadas, CAIXA está de volta à elite do basquete brasileiro como patrocinadora e detentora dos naming rights do NBB
Uma história de sucesso acaba de ganhar um novo capítulo. A parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Liga Nacional de Basquete, bem-sucedida ao longo de quatro temporadas, está de volta para tornar o NBB, a Copa Super 8 e o Jogo das Estrelas ainda mais fortes e atraentes ao fã do basquete brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Nesta quinta-feira (24/08), em São Paulo, as duas entidades assinaram acordo comercial que prevê, dentre outras ações, que a principal competição de basquete profissional volte a se chamar NBB CAIXA. A Liga de Desenvolvimento será outra competição com apoio do banco, reforçando o propósito do desenvolvimento de jovens que buscam a inserção no NBB, principal mercado para atletas de basquete no Brasil. A marca Loterias CAIXA também será ativada durante o contrato e usará seus produtos em momentos específicos ao longo da temporada.

Maria Rita Serrano, presidenta da CAIXA, e Rodrigo Montoro, presidente da LNB, assinaram o contrato de patrocínio e naming rights do próximo NBB (Luiz Pires/LNB)
O anúncio do patrocínio e do naming rights do NBB aconteceu no Centro Cultural CAIXA e serviu também para o Banco oficializar a renovação de patrocínio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT).
Além do Naming Rights, a CAIXA terá uma série de ações digitais e conteúdos relacionados ao NBB, como os melhores momentos e jogadas. Produtos da Loterias CAIXA também serão ativados ao longo de todo o ano em eventos e jogos especiais.
Juntos em muitas conquistas
O primeiro volume da parceria que transformou o basquete brasileiro teve suas páginas iniciais escritas em março de 2016, com a assinatura do primeiro contrato entre a Liga e a CAIXA. Até o final do primeiro acordo, na temporada 2018/2019, muitas linhas e imagens registraram momentos especiais da modalidade.
A começar pelo Jogo das Estrelas. Com ajuda fundamental da CAIXA e outros parceiros, a Liga Nacional de Basquete consolidou o JDE como o maior evento de esporte e entretenimento no Brasil. Em 2016, foi estabelecido pela primeira vez o conceito de Fan Zone, área de entretenimento ao público, com diversas atividades e opções de diversão. Nos anos de 2017 e 2018, a Liga realizou as maiores edições do Jogo das Estrelas da história, com a presença de mais de 10 mil pessoas em cada dos dois anos, no Ginásio do Ibirapuera. E a CAIXA estava lá. O impacto foi grande e teve o reconhecimento do mercado e da mídia. O site da Revista Exame, por exemplo, afirmou em 2017: “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas do NBB”.

A CAIXA foi uma das principais responsáveis para tornar o Jogo das Estrelas o maior evento esportivo do Brasil (Arquivo LNB)
A atuação na esfera social, tão importante para as duas instituições, foi muito reforçada entre 2016 e 2019 e volta novamente no acordo que começa em 2023. No contrato anterior, Liga e CAIXA implementaram o Prêmio “NBB CAIXA Social”, que tinha como objetivo promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento social e ambiental utilizando o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.
Sendo fiel ao seu DNA inovador, em 2018 a Liga implementou na temporada 2018/2019 o conceito multiplataforma nas transmissões de seus jogos. Em uma ação histórica, o campeonato foi transmitido por seis plataformas diferentes: na TV aberta com a Band; na TV fechada com a ESPN, Fox Sports e Bandsports; e no streaming com Facebook e Twitter.
Declarações
“Agora juntos novamente, tenho certeza que iremos criar ainda mais projetos e ações inovadores, capazes de tornar o nosso basquete cada vez mais forte, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, seja através do incentivo à prática de atividades físicas ou mesmo em intervenções sociais contundentes que a Liga e seus Clubes realizam. O NBB 16 será o maior de todos os tempo. A Caixa sempre esteve conosco, com a Liga Nacional de Basquete e no coração de todos os brasileiros que amam a modalidade. Hoje iniciamos mais um capítulo desta história, cada vez mais forte, cada vez melhor”, disse Rodrigo Montoro, presidente da Liga Nacional de Basquete
“Hoje é um dia de celebração. Quero agradecer a todos os presidentes e dirigentes presentes aqui, pessoas que constroem o esporte brasileiro. Somos uma instituição centenária e lutamos para fazer o melhor para o brasileiro. Comemoramos hoje o retorno da CAIXA como patrocinadora e detentora dos Naming Rights da Liga Nacional de Basquete, pois sabemos que essa é um projeto reconhecidamente positivo para a sociedade brasileira e que ajuda no desenvolvimento de atletas, além de ajudar na inclusão social e no desenvolvimento da cidadania através do esporte. Hoje é um dia de celebrar”, afirmou Maria Rita Serrano, presidenta da Caixa Econômica Federal.
“É sensacional a CAIXA estar de volta. Isso mostra o poder que o NBB tem, o tamanho do nome da Liga, mostra força e entrega segurança para todos os atletas e clubes. Quando eu lembro do Jogo das Estrelas com a Caixa, eu lembro do Ibirapuera lotado, do Pedrocão lotado, tem esse lado. Ter a CAIXA de volta é bom para nós, para o torneio, para o fã, para todos”, afirmou Elinho Corazza, atleta do Corinthians no NBB.
NBB CAIXA será o maior de todos
O NBB Caixa 2023/2024 será a maior edição do Novo Basquete Brasil. Com início confirmado para 21 de outubro, a competição terá a participação de 19 equipes e será marcada pelo retorno de três clubes com muita tradição na modalidade: Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco da Gama. A competição já tem cobertura confirmada da ESPN, SporTV e plataformas digitais da Liga. A tabela completa da competição e a grade de transmissão de jogos serão divulgadas em setembro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca