HOJE
NBB chega a Suzano
Por Liga Nacional de Basquete
Com participações de Ratto e Cadum e atletas como Paulo Nery e João Felipe, novo time coloca cidade da região metropolitana de São Paulo no mapa do basquete

João Felipe, revelação do Brasília no LDB 2011, vai jogar o NBB pelo Suzano
Uma das novidades do NBB para a temporada 2012/2013 é o Suzano/Cesumar/Campestre. Com a franquia que é pertencente ao Clube Campestre de Assis, o time foi criado na cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, próximo a Mogi das Cruzes, que também terá uma equipe na principal competição do basquete nacional – o Mogi das Cruzes/SaniFill.
A equipe é resultado da parceria firmada entre o Clube Campestre e o Instituto Ratto Basquetebol, que é comandado por André Guimarães Fonseca, mais conhecido como Ratto, ex-armador da Seleção Brasileira e que foi técnico do Uberlândia na temporada 2010/2011 do NBB. Ele será o principal dirigente desse projeto.
Disputando atualmente o Campeonato Paulista, o Suzano está em fase de formação de sua equipe, segundo Ratto. Os destaques do elenco são o ala/armador Paulo Nery, ex-Liga Sorocabana e São José; o pivô Michel, que disputou o NBB 2010/2011 pelo Minas; o ala/pivô Eric, com passagem pelo Vila Velha; o ala Fusco, que já jogou pelo Pinheiros; e o ala João Felipe, filho do ex-pivô Pipoka e uma das revelações da equipe de Brasília no LDB 2011.
A promessa é de que o grupo estará ainda melhor para a disputa do NBB. “No momento, nossa equipe é modesta, a fase é de formação. Há pouco, tivemos a entrada da Cesumar (centro universitário) no projeto, e com isso, teremos a possibilidade de contratar um ou dois norte-americanos. Vamos analisar depois do Paulista quais são as posições de carência e correremos atrás dos reforços”, afirmou Ratto.
Dentro da quadra, o projeto do Suzano é capitaneado por Ricardo Cardoso Guimarães, o Cadum, também ex-armador da Seleção Brasileira, medalha de ouro no Pan-87 e ex-técnico das categorias de base da seleção. “O Cadum é um técnico com currículo, interessado no que faz, trabalhador. É lógico que há limitações nesse momento, mas ele tem atingido todas as nossas expectativas quanto ao seu trabalho”, disse Ratto.

Paulo Nery, com passagens pelo São José e Liga Sorocabana, é outro atleta que estará em Suzano no NBB (Divulgação)
No NBB, a cidade de Suzano terá, pela primeira vez, a presença dos principais jogadores do basquete nacional, além de um jogo com muita rivalidade contra Mogi das Cruzes. A expectativa de Ratto é de que a presença de público aumente a cada jogo da nova equipe.
“As partidas vão ter muitos atrativos para a população daqui. Quando Suzano teve um time de basquete, o público era grande aqui. Tenho certeza que aos poucos eles vão voltar a acompanhar em peso o esporte com o NBB”, concluiu.
O primeiro jogo do Suzano no NBB será contra o Palmeiras, outra novidade do campeonato, em casa, no dia 24 de novembro.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca