HOJE
NBB chega a Suzano
Por Liga Nacional de Basquete
Com participações de Ratto e Cadum e atletas como Paulo Nery e João Felipe, novo time coloca cidade da região metropolitana de São Paulo no mapa do basquete
Uma das novidades do NBB para a temporada 2012/2013 é o Suzano/Cesumar/Campestre. Com a franquia que é pertencente ao Clube Campestre de Assis, o time foi criado na cidade localizada na região metropolitana de São Paulo, próximo a Mogi das Cruzes, que também terá uma equipe na principal competição do basquete nacional – o Mogi das Cruzes/SaniFill.
A equipe é resultado da parceria firmada entre o Clube Campestre e o Instituto Ratto Basquetebol, que é comandado por André Guimarães Fonseca, mais conhecido como Ratto, ex-armador da Seleção Brasileira e que foi técnico do Uberlândia na temporada 2010/2011 do NBB. Ele será o principal dirigente desse projeto.
Disputando atualmente o Campeonato Paulista, o Suzano está em fase de formação de sua equipe, segundo Ratto. Os destaques do elenco são o ala/armador Paulo Nery, ex-Liga Sorocabana e São José; o pivô Michel, que disputou o NBB 2010/2011 pelo Minas; o ala/pivô Eric, com passagem pelo Vila Velha; o ala Fusco, que já jogou pelo Pinheiros; e o ala João Felipe, filho do ex-pivô Pipoka e uma das revelações da equipe de Brasília no LDB 2011.
A promessa é de que o grupo estará ainda melhor para a disputa do NBB. “No momento, nossa equipe é modesta, a fase é de formação. Há pouco, tivemos a entrada da Cesumar (centro universitário) no projeto, e com isso, teremos a possibilidade de contratar um ou dois norte-americanos. Vamos analisar depois do Paulista quais são as posições de carência e correremos atrás dos reforços”, afirmou Ratto.
Dentro da quadra, o projeto do Suzano é capitaneado por Ricardo Cardoso Guimarães, o Cadum, também ex-armador da Seleção Brasileira, medalha de ouro no Pan-87 e ex-técnico das categorias de base da seleção. “O Cadum é um técnico com currículo, interessado no que faz, trabalhador. É lógico que há limitações nesse momento, mas ele tem atingido todas as nossas expectativas quanto ao seu trabalho”, disse Ratto.
No NBB, a cidade de Suzano terá, pela primeira vez, a presença dos principais jogadores do basquete nacional, além de um jogo com muita rivalidade contra Mogi das Cruzes. A expectativa de Ratto é de que a presença de público aumente a cada jogo da nova equipe.
“As partidas vão ter muitos atrativos para a população daqui. Quando Suzano teve um time de basquete, o público era grande aqui. Tenho certeza que aos poucos eles vão voltar a acompanhar em peso o esporte com o NBB”, concluiu.
O primeiro jogo do Suzano no NBB será contra o Palmeiras, outra novidade do campeonato, em casa, no dia 24 de novembro.