HOJE
NBB começa com sete jogos e o objetivo de fortalecer o basquete
Por Liga Nacional de Basquete
O Novo Basquete Brasil nasceu da organização dos clubes nacionais, com o objetivo de tornar a modalidade a segunda mais apreciada do País
São Paulo – O Novo Basquete Brasil (NBB) começa, nesta quarta-feira, com sete jogos, cercado de grande expectativa. O campeonato terá 15 equipes e será disputado às quartas-feiras e às sextas-feiras (eventualmente um dos jogos da sexta-feira passará para o sábado por causa da transmissão da TV). Os jogos serão sempre às 20 horas. O NBB é fruto da organização dos clubes brasileiros que se uniram e criaram a LNB. O campeonato terá a parceria da Rede Globo. “Os clubes estão motivados e acreditam no NBB”, aposta Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).
O NBB tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que apóia a competição com o registro dos atletas, o quadro de arbitragem e o Tribunal de Justiça Desportiva. Assim, o NBB será válido para a classificação dos times a todos os campeonatos internacionais de clubes. Mas será totalmente organizado e gerenciado pelos clubes.
A primeira rodada do NBB terá sete partidas – o GRSA/Itabom/Bauru folga, mas os demais participantes estarão em quadra. O Pinheiros recebe o Flamengo/Petrobras no jogo da televisão, a partir das 20 horas (ao vivo no SporTV). O técnico Cláudio Mortari, que atua em casa com o apoio da torcida, confia numa vitória de sua equipe após uma boa campanha no Paulista (foi 4º colocado no torneio vencido por Winner/Limeira). “Estamos prontos, com ritmo de jogo. Mas o Flamengo também tem jogadores experientes, é um time muito forte. Vai ser bem equilibrado.”
O pivô Josuel também aposta no equilíbrio de forças. “O Flamengo é um dos grandes favoritos, ainda mais agora com a entrada do Baby na equipe. O Pinheiros está mudando, o Paulinho saiu, estamos em fase de adaptação. Estamos aprendendo a jogar como gente grande. Falta amadurecer mais, mas nunca tivemos uma equipe tão forte como essa do Paulista. De qualquer forma, o nosso jogo estará um pouco diferente em relação ao Paulista. O time está amadurecendo, mas ainda precisa crescer mais.”
O técnico Paulo Teixeira de Sampaio, o Chupeta, do time carioca, espera um jogo difícil. “O Pinheiros vem de uma campanha muito boa no Campeonato Paulista e nós estamos sem ritmo. O Cláudio (Mortari) conhece muito de basquete, é uma raposa, e o Pinheiros tem qualidade técnica. Mas nós sempre entramos para vencer. Estamos treinando bastante para ganhar ritmo de jogo e conseguir um bom resultado.”
O ala Marcelinho também espera dificuldade na estreia contra o Pinheiros. “O time tem mais ritmo de jogo, é muito forte e tem jogadores importantes. E nós tivemos uma semana conturbada no Flamengo, precisamos treinar bastante ainda.”
<b>A rodada completa</b>
<i>20 horas</i>
Universo/BRB/Financeira Brasília x Amigão/Andorinha/Unimed/Assis
Pinheiros x Flamengo/Petrobras
Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas
São José/Unimed/Vinac x Univates/Bira
Winner/Limeira x Ciser/Araldite/Univille/Joinville.
<i>18h30</i>
Cetaf/Garoto/UVV/PMVV x Lupo/Araraquara
<i>20h30</i>
Saldanha da Gama x Vivo/Franca
Os jogos do Espírito Santo começarão em horários diferentes, a pedido dos times, que querem que a torcida e a imprensa tenham a oportunidade de acompanhar as duas equipes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca