#JOGAJUNTO

NBB Caixa

NBB começa com sete jogos e o objetivo de fortalecer o basquete

27-01-2009 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

O Novo Basquete Brasil nasceu da organização dos clubes nacionais, com o objetivo de tornar a modalidade a segunda mais apreciada do País

São Paulo – O Novo Basquete Brasil (NBB) começa, nesta quarta-feira, com sete jogos, cercado de grande expectativa. O campeonato terá 15 equipes e será disputado às quartas-feiras e às sextas-feiras (eventualmente um dos jogos da sexta-feira passará para o sábado por causa da transmissão da TV). Os jogos serão sempre às 20 horas. O NBB é fruto da organização dos clubes brasileiros que se uniram e criaram a LNB. O campeonato terá a parceria da Rede Globo. “Os clubes estão motivados e acreditam no NBB”, aposta Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).

O NBB tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que apóia a competição com o registro dos atletas, o quadro de arbitragem e o Tribunal de Justiça Desportiva. Assim, o NBB será válido para a classificação dos times a todos os campeonatos internacionais de clubes. Mas será totalmente organizado e gerenciado pelos clubes.

A primeira rodada do NBB terá sete partidas – o GRSA/Itabom/Bauru folga, mas os demais participantes estarão em quadra. O Pinheiros recebe o Flamengo/Petrobras no jogo da televisão, a partir das 20 horas (ao vivo no SporTV). O técnico Cláudio Mortari, que atua em casa com o apoio da torcida, confia numa vitória de sua equipe após uma boa campanha no Paulista (foi 4º colocado no torneio vencido por Winner/Limeira). “Estamos prontos, com ritmo de jogo. Mas o Flamengo também tem jogadores experientes, é um time muito forte. Vai ser bem equilibrado.”

O pivô Josuel também aposta no equilíbrio de forças. “O Flamengo é um dos grandes favoritos, ainda mais agora com a entrada do Baby na equipe. O Pinheiros está mudando, o Paulinho saiu, estamos em fase de adaptação. Estamos aprendendo a jogar como gente grande. Falta amadurecer mais, mas nunca tivemos uma equipe tão forte como essa do Paulista. De qualquer forma, o nosso jogo estará um pouco diferente em relação ao Paulista. O time está amadurecendo, mas ainda precisa crescer mais.”

O técnico Paulo Teixeira de Sampaio, o Chupeta, do time carioca, espera um jogo difícil. “O Pinheiros vem de uma campanha muito boa no Campeonato Paulista e nós estamos sem ritmo. O Cláudio (Mortari) conhece muito de basquete, é uma raposa, e o Pinheiros tem qualidade técnica. Mas nós sempre entramos para vencer. Estamos treinando bastante para ganhar ritmo de jogo e conseguir um bom resultado.”

O ala Marcelinho também espera dificuldade na estreia contra o Pinheiros. “O time tem mais ritmo de jogo, é muito forte e tem jogadores importantes. E nós tivemos uma semana conturbada no Flamengo, precisamos treinar bastante ainda.”

<b>A rodada completa</b>

<i>20 horas</i>

Universo/BRB/Financeira Brasília x Amigão/Andorinha/Unimed/Assis
Pinheiros x Flamengo/Petrobras
Paulistano/Amil x Pitágoras/Minas
São José/Unimed/Vinac x Univates/Bira
Winner/Limeira x Ciser/Araldite/Univille/Joinville.

<i>18h30</i>

Cetaf/Garoto/UVV/PMVV x Lupo/Araraquara

<i>20h30</i>

Saldanha da Gama x Vivo/Franca

Os jogos do Espírito Santo começarão em horários diferentes, a pedido dos times, que querem que a torcida e a imprensa tenham a oportunidade de acompanhar as duas equipes.