HOJE
GirlPower
Por Liga Nacional de Basquete
Jogo entre Pinheiros e Pato Basquete deste domingo contará também com time de transmissão composto apenas por mulheres
Símbolo da luta histórica por igualdade entre gêneros, este domingo (08/03) é o Dia Internacional da Mulher. Para homenagear o importante marco, pela primeira vez um jogo do NBB CAIXA contará com um trio de arbitragem 100% feminino. Além disso, como no ano passado, toda a transmissão será feita por mulheres. A partida será disputada entre Pinheiros e Pato Basquete, no ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, e será transmitida pelo Facebook.

Giovanna Terezzino (NBB), Luana Trindade (Band) e Caroline Patatt (Fox Sports), na transmissão do jogo no Dia da Mulher de 2019
A escalação conta com Andreia Regina Silva, Maria Cláudia Comodaro, Juliana Roveri e Crislaine Fernandes Alves como árbitras – esta última responsável pelo Instant Replay, fora de quadra. Além delas, Danielle Cicerelli Salemme participará como representante do jogo.
Maria Cláudia Comodaro vê nesta iniciativa da Liga Nacional de Basquete a oportunidade de levar adiante a conquista das mulheres por espaço.
“Fazer parte de um trio feminino pela primeira vez no NBB CAIXA é uma maneira de dar sequência à caminhada que tantas outras mulheres pioneiras trilharam até aqui. É uma mistura de alegria e responsabilidade enorme, pois representar a classe feminina em uma cultura brasileira ainda machista é um grande desafio. Espero fazer junto com minhas companheiras um excelente trabalho, mostrando que nós, mulheres, podemos ocupar qualquer espaço, basta ter muita dedicação e amor naquilo que se faz”, disse.

Maria Cláudia Comodaro, junto a mais duas árbitras, apitará o jogo entre Pinheiros e Pato Basquete (Arquivo Pessoal)
Como Maria Cláudia, a árbitra Juliana Roveri espera retribuir o convite com um ótimo trabalho em quadra. “Eu diria que esta é uma oportunidade histórica e também uma grande responsabilidade”, disse.
Andreia Regina Silva, por sua vez, acredita que a proposta da Liga representa uma visão de coragem. “Não que tenha que ser corajoso para colocar três mulheres apitando juntas, mas é corajoso ter uma visão de valorizar o profissional independente do gênero. Então se você tem três ou mais mulheres que mandam bem na quadra, por que não colocá-las?”, explicou.
Para a transmissão da disputa, compõem o time Luciana Mariano (ESPN) na narração; a ex-jogadora e campeã do mundo pela Seleção Brasileira de 1994, Helen Luz, nos comentários; e Luiza Oliveira (Band) e Giovanna Terezzino (NBB) na reportagem. As estatísticas também serão comandadas por mulheres, com a participação das oficiais Anderli de Oliveira Sabino e Viviane Bezerra da Silva, que trabalharam nos Jogos Olímpicos de 2016.
Sucesso absoluto! 🌻
Luciana Mariano, Giovanna Terezzino, Luana Trindade e Caroline Patatt foram GIGANTES na 1ª transmissão 100% feminina da história do #NBB!#NBBnoFacebook pic.twitter.com/txKXjpTOMe— NBB CAIXA (@NBB) March 9, 2019
Segundo Luciana Mariano, as participações femininas na disputa do domingo são importantes no tocante à representatividade. “A liga mostra com essa iniciativa que qualquer garota pode sonhar em narrar, comentar, reportar e arbitrar no basquete brasileiro. E é exatamente disso que precisamos agora, exemplos de tudo que podemos fazer como mulheres”, afirmou.
A repórter do NBB, Giovanna Terezzino, concorda que esta proposta do NBB seja de grande relevância. “Sabemos que o ambiente esportivo ainda é considerado masculino, então estar em uma entidade que entende a importância de dar voz e visibilidade para mulheres que fazem seu trabalho de forma brilhante me deixa extremamente feliz e realizada”, disse.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca