#JOGAJUNTO

NBB Caixa

"Subiu a bola" para o NBB 22/23!

11-10-2022 | 10:31
Por Liga Nacional de Basquete

Maior campeonato de basquete do país anuncia sua décima quinta temporada e apresenta sua nova marca, que traz justa homenagem a Alex Garcia, o Brabo

Uma jogada icônica que entrou para a história e agora é a base para uma justa homenagem a um dos grandes nomes do basquete brasileiro. O famoso gancho do craque Alex Garcia, “O Brabo”, do Bauru Basket, foi o principal ponto de inspiração para a nova logomarca do NBB, apresentada ao público na festa de lançamento da 15a Temporada da competição, que aconteceu nesta terça-feira (11/10), no camarote da Sportsbet.io, nova patrocinadora da Liga, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). O NBB 15 começa neste sábado, às 18h15, com o confronto entre 123 Minas e Flamengo, em Belo Horizonte. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Cultura, ESPN e Sportv.

“Esse gancho é conhecido, né? Até a ponta do nariz eu conheço. Mas a mudança é legal, faz parte, o novo faz muito bem pro campeonato. Gostei bastante do logo e espero que eu possa dar muita sorte para o nosso campeonato”, afirmou Alex Garcia, agora parte integrante do novo logo do NBB.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

Participaram do evento jogadores, treinadores, dirigentes de clubes e representantes de parceiros comerciais da Liga Nacional de Basquete. O lançamento foi transmitido ao vivo através do YouTube da Liga, primeiro com os apresentadores Gustavinho Lima e Marcel Pedroza conversando com dirigentes e atletas direto do camarote e, em seguida, com Bruno Laurence comandando uma entrevista coletiva dividida em três painéis: parceiros de mídia, Lendas do NBB e Revelações do NBB.

“15ª temporada. A gente fica muito feliz por esse momento emblemático. Você fazer 15 anos de uma iniciativa tão pioneira no Brasil, dá muito orgulho! É uma junção de clubes. A gente tem na Liga clubes que são originários de futebol, que a gente chama de – clubes de camisa- . Também temos clubes sociais importantes que são formadores olímpicos. Há clubes mais ligados à localidade, à cidade. A gente está em vários estados do Brasil, estamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Ceará, na Paraíba… Enfim, é uma competição consolidada em nosso país. Estamos muito felizes de termos chegado até aqui e esperamos que os próximos 15 anos também sejam de muito progresso”, afirmou Delano Franco, presidente da LNB.

Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, ao lado de Delano Franco, presidente da LNB (João Pires/LNB)

No primeiro momento da coletiva, na presença de Delano Franco, presidente da LNB, a Liga anunciou todas as plataformas e canais que irão transmitir o NBB na temporada 22/23: ESPN, SporTV, TV Cultura, Twitch (através dos canais de Ninja e Apoka, em parceria com a Sportsbet.io) e o YouTube do NBB. Como comentado durante a entrevista pelos diversos parceiros de transmissão, a meta do NBB na temporada é atingir o máximo de público possível, nas mais diversas comunidades.

“Nós queremos promover o jogo da melhor maneira possível. Nosso compromisso com o NBB é fazer o pessoal entrar em contato ao máximo, queremos trazer exposição das mais diversas comunidades e mostrar como esse esporte é bom”, afirmou Douglas Viegas, o Ninja.

Alex Garcia, Shamell, Marquinhos e Olivinha, participaram do painel de “Lendas do NBB” (João Pires/LNB)

Após esse momento, subiram à mesa Shamell (São Paulo), Marquinhos (São Paulo), Olivinha (Flamengo) e Alex Garcia (Bauru), representando as “Lendas do NBB”. Entre as diversas pautas discutidas, os atletas falaram sobre as mudanças técnicas do jogo ao longo dos anos, a história que construíram em seus respectivos clubes e o legado deixado para a nova geração, que está em ascensão. Houve espaço até mesmo para algumas brincadeiras sobre a rotina de temporada entre Shamell e Marquinhos, que hoje figuram no topo da lista dos maiores cestinhas da história da liga e defendem o mesmo clube, o São Paulo.

Para finalizar o evento, subiram para a coletiva de imprensa Adyel (Paulistano), Gabriel Jaú (Flamengo), Jonas Buffat (Pinheiros) e Mãozinha (Corinthians), jovens estrelas do NBB que estão em constante ascensão e já atuam como protagonistas em seus respectivos clubes.

Ao final do encontro com representantes da imprensa e influenciadores digitais, cada um citou um jogador da antiga geração que costumava assistir, idolatrar e se espelhar: Jaú lembrou que gostava muito do estilo de jogo do Marcelinho e, inclusive, tirou fotos com ele no Jogo das Estrelas de 2011, em Franca. Adyel disse que sempre foi um grande fã de Larry Taylor e quando ele se naturalizou brasileiro, aumentou ainda a sua admiração. Já Buffat comentou que começou a assistir NBB em 2016, época que o Mogi de Shamell reinava. Por fim, Mãozinha tem como grande espelho o seu pai, o Mãozão.

Gabriel Jaú, Mãozinha, Adyel e Buffat, as jovens estrelas do NBB (João Pires/LNB)

Como descrito no vídeo de abertura da temporada que foi exibido com exclusividade durante a cerimônia – e que será lançado oficialmente ao público nesta quarta-feira (12/10), como forma de também homenagear o dia do basquete -, o objetivo do NBB em sua décima quinta temporada é mostrar a paixão pela modalidade além das quadras do maior campeonato de basquete profissional do país. O amor pela bola laranja é também um jogo que está presente nos parques, nas ruas, além da perspectiva do esporte como passaporte para a mudança e direcionamento na vida das pessoas. O NBB é o maior movimento de renovação do esporte brasileiro e segue se reinventando.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Penalty, EY, Sportsbet.io e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.