HOJE
NBB pode ter 18 times
Por Liga Nacional de Basquete
Em reunião da Assembleia Geral da LNB, os 14 clubes que participaram da segunda edição mais quatro novos pretendentes se inscreveram para a disputa.
Os 14 clubes da temporada passada mais quatro novos pretendentes se inscreveram para a terceira edição do NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional da Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocínio da Eletrobras, Caixa e Spalding. Neste sábado, a LNB realizou, em São Paulo, a Assembleia Geral Ordinária e BRB Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Minas, Araldite/Univille/Joinville, Pinheiros/SKY, São José/Unimed/Vinac, Itabom/Bauru, Assis Basket, Lupo/Araraquara, Paulistano/Amil, Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, Londrina, CECRE/Vitória (ex-Saldanha), Winner/Limeira, Uberlândia, Nova Iguaçu e Universidade/Rio Claro (novo nome da Ulbra) entregaram suas fichas de inscrição. Somente um dos 19 filiados da entidade, Lajeado, é que não demonstrou interesse em participar da competição.
Com as fichas de inscrição em mãos, o departamento técnico da LNB fará agora a avaliação de todas as equipes para verificar se eles terão condições técnicas e estruturais de atuarem no NBB. Dentro de duas semanas, a entidade informará oficialmente quais serão as equipes que participarão da próxima temporada. A tabela completa da competição será divulgada até o dia 1º de setembro.
Na reunião, que teve seis horas de duração, muitos assuntos foram discutidos. A Liga apresentou aos clubes a prestação de contas da última temporada e debateu temas como as novas regras da FIBA que serão implantadas na competição, a arbitragem, a Comissão Disciplinar, o planejamento e calendário para o próximo NBB, o estatuto da entidade, entre outras coisas.
Dois assuntos, em especial, decididos na Assembleia serão impactantes na próxima edição do NBB. O formato das semifinais e da final poderão ser modificados. Os clubes e a LNB decidiram que após os playoffs de 5º a 12º e as quartas de final (disputadas em séries melhor de cinco), os quatro classificados farão um quadrangular entre eles, com jogos de turno e returno. Os dois times mais bem colocados dessa etapa se classificarão para a final do campeonato, que será disputada num jogo único. Esse assunto ainda será levado para ser debatido com a Rede Globo antes de ser oficializado.
A outra mudança discutida na reunião foi a classificação dos times para as competições internacionais. A partir da próxima temporada, os cinco primeiros colocados do campeonato terão o direito de participar da Liga das Américas ou da Liga Sul-Americana. O campeão e o vice do NBB é quem terão direito de escolher qual torneio irão disputar.