HOJE
QUARTAS DEFINIDAS
Por Juvenal Dias
Fase de grupos chega ao fim na manhã deste domingo (08/09) com partidas emocionantes e NBB Trio tem suas definições de quartas de final em Campina Grande
Com todos os grupos em aberto, a manhã do domingo (08/09) serviu para determinar quais times avançaram às quartas de final do NBB Trio. O Parque do Povo, em Campina Grande (PB), presenciou grandes duelos de partidas que mandaram oito times para casa e separou os oito melhores que continuam na luta pelo título.
Inicialmente, no Grupo A, o Sesi Franca foi atrás de sua vaga e não deu margem para que o Pato Basquete sonhasse com suas remotas possibilidades e venceu por 22 a 14. Então, a definição do grupo dependeu do jogo entre Caxias do Sul Basquete e São José Basketball, campeão da primeira etapa. Mas, quem levou a melhor foi o time gaúcho, que venceu por 17 a 13 e conquistou seu terceiro triunfo seguido no Grupo A. “Ficamos muito felizes, porque treinamos muito, cumprimos com o que o técnico nos passou. Isso foi consequência de muito treino”, afirmou Kalléu Morais, camisa 1 do Caxias do Sul.
Portanto, Caxias terminou em primeiro e a segunda vitória do Sesi Franca o colocou como segundo classificado. Foi a primeira vez que o Caxias do Sul Basquete conquistou uma vaga nos playoffs, enquanto o Sesi Franca classificou-se pela segunda vez, após realizar o mesmo feito na etapa do Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
Depois, foi a vez das definições no Grupo C. Com certa facilidade, o Bauru Basket superou o Brasília com o placar de 21 a 8 e ficou mais perto de avançar às quartas. Em seguida, o Minas venceu o Corinthians em um duelo apertado, com 17 a 15. Foi a revanche da equipe mineira, que sofreu uma derrota na última rodada da etapa de São Paulo. “Caímos em um grupo bem disputado, os jogos foram muito bons e três times empataram. Conseguimos classificar e vamos melhorar, porque na próxima fase vai ser mais disputado ainda”, lembrou Ítalo Lemes, camisa 0 do Bauru Basket.
O resultado deixou Bauru, Minas e Corinthians com duas vitórias cada, mas pelos critérios de desempate, Bauru Basket avançou em primeiro e o Minas passou em segundo. Assim, o Bauru avançou pela segunda vez às quartas de final, diferente do Minas, que teve a classificação inédita.
No ritmo frenético dos jogos, um embate interessante ocorreu entre Vasco da Gama e União Corinthians pelo Grupo B. Após um início mais dominante, o Cruzmaltino sofreu pressão no final, mas venceu por 17 a 16. Na partida seguinte entre Paulistano e São Paulo, um fator climático inusitado atrapalhou o andamento da competição. O embate estava empatado em 3 a 3, mas precisou ser interrompida por causa da chuva, que molhava a quadra coberta com a ventania que ocorria na cidade. Quando a partida voltou, o Paulistano acelerou, abriu vantagem e venceu por 21 a 14. Foi seu terceiro triunfo. “Trabalhamos firmes e acreditamos que sempre entramos para vencer. Foram três partidas muito difíceis, mas mantivemos a cabeça no lugar e todos estamos unidos. Todos estão soltando a bola e pontuando, agora vamos confiantes para a fase de mata-mata, é continuar acreditando, um passo de cada vez, para alcançarmos o nosso objetivo”, ponderou Nathan Ribeiro, camisa 2 do Paulistano.
+ Confira as fotos do segundo dia do NBB Trio
Com isso, o Paulistano, que foi o finalista da primeira etapa, avançou em primeiro lugar e o Vasco da Gama garantiu o segundo posto e também vai pela segunda vez às quartas de final.
Em ritmo normalizado, o Grupo D foi o último a ter suas definições dos classificados. Primeiramente, o Pinheiros derrotou o Fortaleza por 21 a 14. Por último, a partida mais emocionante da manhã teve ares dramáticos entre Unifacisa e Mogi Basquete. O time da casa vencia por uma boa margem, mas a equipe do interior paulista foi buscar o empate em 17 a 17. Na prorrogação, até começou abrindo um ponto, mas, em dois lances livres, a Unifacisa virou e venceu por 19 a 18. “Gostaria de agradecer toda a torcida apoiando, foi bem difícil o final do jogo, mantivemos a cabeça no lugar, tivemos humildade e energia para superar o Mogi”, comemorou Ricardo Copetti, camisa 2 da Unifacisa.
Dessa forma, a Unifacisa fez três vitórias e avançou com a primeira colocação. Na etapa de São Paulo, o time foi semifinalista. O segundo time que passou é o Pinheiros, que não esteve nas quartas na etapa anterior.
Jogos de domingo (08/09)
Grupo A
Sesi Franca 22 x 14 Pato Basquete
Caxias do Sul Basquete 17 x 13 São José Basketball
Grupo B
Vasco da Gama 17 x 16 União Corinthians
São Paulo 14 x 21 Paulistano
Grupo C
Bauru Basket 21 x 8 Brasília
Minas 17 x 15 Corinthians
Grupo D
Fortaleza 14 x 21 Pinheiros
Mogi Basquete 18 x 19 Unifacisa
Confrontos das quartas de final
12h – QF1: Caxias do Sul x Minas
12h25 – QF2: Unifacisa x Vasco da Gama
12h50 – QF3: Paulistano x Pinheiros
13h15 – QF4: Bauru Basket x Sesi Franca
Semifinal
13h50 – S1: Vencedor QF1 x QF2
14h15 – S2: Vencedor QF3 x QF4
Final
14h50 – Vencedor S1 x Vencedor S2
*Horários a serem ajustados por causa do atraso causado pela chuva
Com a colaboração de Kauã Fernandes, em Campina Grande.