HOJE
QUARTAS DEFINIDAS
Por Juvenal Dias
Fase de grupos chega ao fim na manhã deste domingo (08/09) com partidas emocionantes e NBB Trio tem suas definições de quartas de final em Campina Grande
Com todos os grupos em aberto, a manhã do domingo (08/09) serviu para determinar quais times avançaram às quartas de final do NBB Trio. O Parque do Povo, em Campina Grande (PB), presenciou grandes duelos de partidas que mandaram oito times para casa e separou os oito melhores que continuam na luta pelo título.

Caxias do Sul Basquete conquistou três vitórias para avançar na liderança do Grupo A. Foto: Gabriella Tayane
Inicialmente, no Grupo A, o Sesi Franca foi atrás de sua vaga e não deu margem para que o Pato Basquete sonhasse com suas remotas possibilidades e venceu por 22 a 14. Então, a definição do grupo dependeu do jogo entre Caxias do Sul Basquete e São José Basketball, campeão da primeira etapa. Mas, quem levou a melhor foi o time gaúcho, que venceu por 17 a 13 e conquistou seu terceiro triunfo seguido no Grupo A. “Ficamos muito felizes, porque treinamos muito, cumprimos com o que o técnico nos passou. Isso foi consequência de muito treino”, afirmou Kalléu Morais, camisa 1 do Caxias do Sul.
Portanto, Caxias terminou em primeiro e a segunda vitória do Sesi Franca o colocou como segundo classificado. Foi a primeira vez que o Caxias do Sul Basquete conquistou uma vaga nos playoffs, enquanto o Sesi Franca classificou-se pela segunda vez, após realizar o mesmo feito na etapa do Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

Ítalo Lemes ajudou o Bauru Basket a se classificar em primeiro no Grupo B. Foto: Gabriella Tayane
Depois, foi a vez das definições no Grupo C. Com certa facilidade, o Bauru Basket superou o Brasília com o placar de 21 a 8 e ficou mais perto de avançar às quartas. Em seguida, o Minas venceu o Corinthians em um duelo apertado, com 17 a 15. Foi a revanche da equipe mineira, que sofreu uma derrota na última rodada da etapa de São Paulo. “Caímos em um grupo bem disputado, os jogos foram muito bons e três times empataram. Conseguimos classificar e vamos melhorar, porque na próxima fase vai ser mais disputado ainda”, lembrou Ítalo Lemes, camisa 0 do Bauru Basket.
O resultado deixou Bauru, Minas e Corinthians com duas vitórias cada, mas pelos critérios de desempate, Bauru Basket avançou em primeiro e o Minas passou em segundo. Assim, o Bauru avançou pela segunda vez às quartas de final, diferente do Minas, que teve a classificação inédita.

Jean foi destaque pelo Paulistano na classificação do Grupo B. Foto: Gabriella Tayane
No ritmo frenético dos jogos, um embate interessante ocorreu entre Vasco da Gama e União Corinthians pelo Grupo B. Após um início mais dominante, o Cruzmaltino sofreu pressão no final, mas venceu por 17 a 16. Na partida seguinte entre Paulistano e São Paulo, um fator climático inusitado atrapalhou o andamento da competição. O embate estava empatado em 3 a 3, mas precisou ser interrompida por causa da chuva, que molhava a quadra coberta com a ventania que ocorria na cidade. Quando a partida voltou, o Paulistano acelerou, abriu vantagem e venceu por 21 a 14. Foi seu terceiro triunfo. “Trabalhamos firmes e acreditamos que sempre entramos para vencer. Foram três partidas muito difíceis, mas mantivemos a cabeça no lugar e todos estamos unidos. Todos estão soltando a bola e pontuando, agora vamos confiantes para a fase de mata-mata, é continuar acreditando, um passo de cada vez, para alcançarmos o nosso objetivo”, ponderou Nathan Ribeiro, camisa 2 do Paulistano.
+ Confira as fotos do segundo dia do NBB Trio
Com isso, o Paulistano, que foi o finalista da primeira etapa, avançou em primeiro lugar e o Vasco da Gama garantiu o segundo posto e também vai pela segunda vez às quartas de final.

Time da Unifacisa comemorando classificação no Grupo D. Foto: Gabriella Tayane
Em ritmo normalizado, o Grupo D foi o último a ter suas definições dos classificados. Primeiramente, o Pinheiros derrotou o Fortaleza por 21 a 14. Por último, a partida mais emocionante da manhã teve ares dramáticos entre Unifacisa e Mogi Basquete. O time da casa vencia por uma boa margem, mas a equipe do interior paulista foi buscar o empate em 17 a 17. Na prorrogação, até começou abrindo um ponto, mas, em dois lances livres, a Unifacisa virou e venceu por 19 a 18. “Gostaria de agradecer toda a torcida apoiando, foi bem difícil o final do jogo, mantivemos a cabeça no lugar, tivemos humildade e energia para superar o Mogi”, comemorou Ricardo Copetti, camisa 2 da Unifacisa.
Dessa forma, a Unifacisa fez três vitórias e avançou com a primeira colocação. Na etapa de São Paulo, o time foi semifinalista. O segundo time que passou é o Pinheiros, que não esteve nas quartas na etapa anterior.
Jogos de domingo (08/09)
Grupo A
Sesi Franca 22 x 14 Pato Basquete
Caxias do Sul Basquete 17 x 13 São José Basketball
Grupo B
Vasco da Gama 17 x 16 União Corinthians
São Paulo 14 x 21 Paulistano
Grupo C
Bauru Basket 21 x 8 Brasília
Minas 17 x 15 Corinthians
Grupo D
Fortaleza 14 x 21 Pinheiros
Mogi Basquete 18 x 19 Unifacisa
Confrontos das quartas de final
12h – QF1: Caxias do Sul x Minas
12h25 – QF2: Unifacisa x Vasco da Gama
12h50 – QF3: Paulistano x Pinheiros
13h15 – QF4: Bauru Basket x Sesi Franca
Semifinal
13h50 – S1: Vencedor QF1 x QF2
14h15 – S2: Vencedor QF3 x QF4
Final
14h50 – Vencedor S1 x Vencedor S2
*Horários a serem ajustados por causa do atraso causado pela chuva
Com a colaboração de Kauã Fernandes, em Campina Grande.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca