#JOGAJUNTO

NBB Trio

Quartas definidas

22-09-2024 | 12:28
Por Juvenal Dias

Fase de grupos chega ao fim na manhã deste domingo (22/09) com partidas emocionantes e NBB Trio tem suas definições de quartas de final em Brasília

Com poucas vagas restando, a manhã do domingo (22/09) determinou os times de cada grupo que avançaram às quartas de final. O Parque da Cidade, em Brasília (DF), presenciou grandes duelos de partidas que mandaram oito times para casa e separou os oito melhores que continuam na luta pelo título. Além disso, estava em jogo pontos para o ranqueamento derradeiro para determinar os 12 times que seguiriam para a etapa final.

Paulistano comemorando o primeiro lugar do Grupo A. Foto: Matheus Maranhão/LNB

Inicialmente, pelo Grupo A, a partida entre Bauru Basket e Pato Basquete não valia mais nada em termos de classificação às quartas de final da etapa. Mas a vitória de 21 a 20 do Dragão vai dar pontos para o Bauru tentar permanecer entre os 12 melhores ranqueados. No duelo entre os classificados, o Paulistano levou a melhor diante do Fortaleza, com o placar em 21 a 17. “Foi um jogo duro, eles tiveram uma proposta de defesa que deu certo até um momento do jogo, colocaram seguidor em mim e nos meninos também dobrar neles quando eles estivessem próximo da cesta. Não tivemos inteligência para lidar com isso no primeiro instante. Mas, no final, soubemos fechar o jogo pela experiência. Vamos corrigir esses detalhes para o próximo jogo, tentar sair com uma vitória mais tranquila”, analisou Rafa Moreira, camisa 2 do Paulistano.

O Paulistano ficou em primeiro e avançou pela terceira vez às quartas de final de uma etapa do NBB Trio. Já o Fortaleza avançou em segundo no grupo e foi a segunda vez que passou de fase.

Caxias do Sul comemorando a vitória no clássico gaúcho que classificou no NBB Trio de Brasília. Foto: Matheus Maranhão/LNB

Depois, foi a vez das definições no Grupo C. Assim, o Caxias do Sul Basquete venceu o clássico gaúcho contra o União Corinthians por 21 a 17 e faturou a segunda vaga do grupo. “Foi muito importante ter ganho esse clássico, fiquei muito feliz, ainda mais porque os adversários são da nossa equipe em São Paulo, treinamos todo mundo junto. Fizemos o que foi treinado melhor que eles, então conseguimos vencer. Agora vamos nos preparar para as próximas etapas, esperamos passar das quartas”, comentou Kalléu Vaz, camisa 1 do Caxias do Sul.

No jogo de fundo, o São José Basketball, que já estava classificado, fez 21 a 10 no Minas, já eliminado, e conquistou sua terceira vitória no grupo. Desse modo, o Sanja, vencedor da primeira etapa, avança às quartas pela segunda vez, em primeiro do Grupo C, e o Caxias seguiu em segundo, em sua segunda classificação de etapa.

Pinheiros antes de entrar em quadra para decidir sua classificação no NBB Trio de Brasília. Foto: Matheus Maranhão/ LNB

Em seguida, o Corinthians, já classificado no Grupo B, não tomou conhecimento e venceu o Brasília, já eliminado, por 21 a 11. Foi a terceira vitória do Timão no grupo e antecedeu a disputa pela segunda vaga entre Sesi Franca x Pinheiros. E com a vitória de 21 a 19, o Pinheiros conquistou o segundo posto e passou pela segunda vez às quartas. “A primeira coisa que lembramos foi que se tratava de um clássico duas vezes. Nós somos de Joinville e eles de Florianópolis, nós representando Pinheiros e eles, Franca. Era um clássico catarinense, representando um clássico paulista. Já teríamos que vencer para classificar e tinha ainda esse ingrediente. Precisamos jogar com sabedoria, pois só temos três atletas, fizemos as bolas simples e ajudou bastante na classificação”, explicou Erike ‘Guapi’ Silva, camisa 2 do Pinheiros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Por fim, foi a definição da chave mais embolada da etapa, o Grupo D, em que todos os times ainda tinham chances. Com a vitória do Vasco da Gama sobre o Mogi Basquete por 13 a 11, definiu que o primeiro classificado era o São Paulo, que já tinha vencido duas no dia anterior. E com um game winner de Willian Costa, o Tricolor venceu a Unifacisa por 21 a 19. “Primeiro, foi importante porque o time não tinha classificado nas outras etapas, nós caímos em chaves muito difíceis. Classificar para nós era importante para ir para a fase final em São Paulo, estar entre os 12. Mais uma vez, tivemos um grupo duro pela frente, as equipes estão se profissionalizando, a tendência é ter partidas mais competitivas. Foi muito bom acertar a última bola, o time está cada vez melhorando mais, estamos nos entrosando cada vez mais”, avaliou o atleta camisa 0, que foi decisivo na partida.

Mesmo com a derrota, o time paraibano conquistou a segunda vaga pelo saldo melhor do que Vasco e Mogi. Foi a primeira vez que o São Paulo avançou às quartas e é a terceira passagem da Unifacisa.

Jogos de domingo (08/09)

Grupo A

Bauru 21 x 20 Pato Basquete

Fortaleza 17 x 21 Paulistano

Grupo B

Corinthians 21 x 11 Brasília

Pinheiros 21 x 19 Sesi Franca

Grupo C

Caxias do Sul Basquete 21 x 17 União Corinthians

Minas 10 x 21 São José Basketball

Grupo D

Vasco da Gama 13 x 11 Mogi Basquete

São Paulo 21 x 19 Unifacisa

Confrontos das quartas de final

12h30 – QF1: Paulistano x Caxias do Sul Basquete
12h55 – QF2:  São Paulo x Pinheiros
13h20 – QF3: Corinthians x Unifacisa
13h45 – QF4:  São José Basketball x Fortaleza

Semifinal

14h30 – S1: Vencedor QF1 x QF2
14h55 – S2: Vencedor QF3 x QF4

Final

15h40 – Vencedor S1 x Vencedor S2

Com a colaboração de Luiz Eduardo Bertulucci, em Brasília.