HOJE
Campeão em Brasília
Por Juvenal Dias
Em uma final paulista no NBB Trio de Brasília, Paulistano vence Corinthians, leva o título e se garante entre os 12 que avançam para a grande etapa final, de volta a São Paulo
Com direito a game winner na final, o Paulistano superou o Corinthians na final do NBB Trio de Brasília e conquistou o título da etapa neste domingo (22/09). O Parque da Cidade consagrou o terceiro campeão diferente em três etapas da competição. Assim, o Tigre se garantiu vaga entre os 12 melhores que estarão na disputa das finais, no dia 05 de outubro, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Timão, que ficou com o vice, e São José, terceiro colocado da etapa, também estarão na disputa.
O duelo começou bem justo, com o Paulistano inaugurando o marcador e o Corinthians virando para passar à frente. O Tigre retomou a liderança do placar no 4 a 2 e teve mais domínio da contagem, mesmo com o Timão tendo empatado nos momentos seguintes. A equipe alvirrubro abriu 11 a 7 com pouco mais de metade da partida por decorrer. O alvinegro descontou e ensaiou uma reação, mas o Paulistano deu uma dunk que manteve em a distância em quatro pontos, 13 a 9. Foi um ponto de moral, que serviu para o time abrir 16 a 9 na sequência. André Ferros fez a bola de dois pontos para consagrar o Paulistano como o grande campeão da etapa de Brasília, com o 22 a 15.
Ver essa foto no Instagram
“Nós viemos de algumas outras conquistas e viemos para Brasília para conquistar esse título também. Sabemos qual é a importância desse campeonato. Só nós sabemos o quanto estamos trabalhando, nos unimos para ganhar isso aqui. Nos unimos para estar aqui e fazer o melhor campeonato e a adição do Rafa ao nosso time foi sensacional. Tivemos humildade e ética para trabalhar e estarmos em todos os pódios nessa temporada”, comemorou Matheus Parcial, camisa 3 do Paulistano, um dos cestinhas do time empatado com Rafa Moreira, com 37 pontos cada.
O caminho para a final
Na primeira partida das quartas de final, o Paulistano não encontrou problemas para superar o Caxias do Sul Basquete pelo placar de 21 a 10. Depois, foi a vez do São Paulo se impor em um duelo acirrado contra o Pinheiros, com o marcador em 19 a 17. Com isso, o Paulistano chegou à semifinal pela terceira vez em três etapas, enquanto o Tricolor, que não tinha chegado às quartas antes, passou direto a sua primeira semifinal.
+ Confira as imagens do dia no NBB Trio de Brasília
Do outro lado da chave, o Corinthians bateu a Unifacisa por 15 a 8 e não teve grandes dificuldades de chegar a sua segunda semifinal, tal como fez no Vale do Anhangabaú (SP). Para tornar as semifinais apenas por times que representavam o estado de São Paulo, o São José Basketball teve muita dificuldade, mas bateu o Fortaleza por 21 a 19. Assim, seguiu à semifinal sendo o único time a já conquistar uma etapa. Sesi Franca, que tinha vencido em Campina Grande (PB), não se classificou.
Sempre à frente no placar, o Paulistano controlou mais as ações contra o São Paulo e venceu por 21 a 14. Desse modo, o Tigre chegou à sua segunda final em três etapas, bem como chegou à decisão no centro de São Paulo, único time a chegar a duas decisões. Aliás, caso São José Basketball vencesse sua semifinal, teria uma revanche da primeira etapa do NBB Trio. No entanto, o Corinthians quebrou essa expectativa, derrotou o adversário por 18 a 17 e se tornou o quinto finalista diferente em três etapas.
Confrontos das quartas de final
QF1: Paulistano 21 x 10 Caxias do Sul Basquete
QF2: São Paulo 19 x 17 Pinheiros
QF3: Corinthians 15 x 8 Unifacisa
QF4: São José Basketball 21 x 19 Fortaleza
Semifinal
S1: Paulistano 21 x 14 São Paulo
S2: Corinthians 18 x 17 São José Basketball
Final
Paulistano 22 x 15 Corinthians
+ Confira como ficaram os confrontos no NBB Trio Finais
Com a colaboração de Luiz Eduardo Bertulucci, em Brasília.