HOJE
Campeão em Brasília
Por Juvenal Dias
Em uma final paulista no NBB Trio de Brasília, Paulistano vence Corinthians, leva o título e se garante entre os 12 que avançam para a grande etapa final, de volta a São Paulo
Com direito a game winner na final, o Paulistano superou o Corinthians na final do NBB Trio de Brasília e conquistou o título da etapa neste domingo (22/09). O Parque da Cidade consagrou o terceiro campeão diferente em três etapas da competição. Assim, o Tigre se garantiu vaga entre os 12 melhores que estarão na disputa das finais, no dia 05 de outubro, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Timão, que ficou com o vice, e São José, terceiro colocado da etapa, também estarão na disputa.

Paulistano, campeão do NBB Trio de Brasília, com o ingresso para as finais entregue pelo DPC. Foto: Matheus Maranhão/ LNB
O duelo começou bem justo, com o Paulistano inaugurando o marcador e o Corinthians virando para passar à frente. O Tigre retomou a liderança do placar no 4 a 2 e teve mais domínio da contagem, mesmo com o Timão tendo empatado nos momentos seguintes. A equipe alvirrubro abriu 11 a 7 com pouco mais de metade da partida por decorrer. O alvinegro descontou e ensaiou uma reação, mas o Paulistano deu uma dunk que manteve em a distância em quatro pontos, 13 a 9. Foi um ponto de moral, que serviu para o time abrir 16 a 9 na sequência. André Ferros fez a bola de dois pontos para consagrar o Paulistano como o grande campeão da etapa de Brasília, com o 22 a 15.
Ver essa foto no Instagram
“Nós viemos de algumas outras conquistas e viemos para Brasília para conquistar esse título também. Sabemos qual é a importância desse campeonato. Só nós sabemos o quanto estamos trabalhando, nos unimos para ganhar isso aqui. Nos unimos para estar aqui e fazer o melhor campeonato e a adição do Rafa ao nosso time foi sensacional. Tivemos humildade e ética para trabalhar e estarmos em todos os pódios nessa temporada”, comemorou Matheus Parcial, camisa 3 do Paulistano, um dos cestinhas do time empatado com Rafa Moreira, com 37 pontos cada.
O caminho para a final
Na primeira partida das quartas de final, o Paulistano não encontrou problemas para superar o Caxias do Sul Basquete pelo placar de 21 a 10. Depois, foi a vez do São Paulo se impor em um duelo acirrado contra o Pinheiros, com o marcador em 19 a 17. Com isso, o Paulistano chegou à semifinal pela terceira vez em três etapas, enquanto o Tricolor, que não tinha chegado às quartas antes, passou direto a sua primeira semifinal.
+ Confira as imagens do dia no NBB Trio de Brasília
Do outro lado da chave, o Corinthians bateu a Unifacisa por 15 a 8 e não teve grandes dificuldades de chegar a sua segunda semifinal, tal como fez no Vale do Anhangabaú (SP). Para tornar as semifinais apenas por times que representavam o estado de São Paulo, o São José Basketball teve muita dificuldade, mas bateu o Fortaleza por 21 a 19. Assim, seguiu à semifinal sendo o único time a já conquistar uma etapa. Sesi Franca, que tinha vencido em Campina Grande (PB), não se classificou.

André Ferros que fez o game winner na final para o Paulistano contra o Corinthians, no NBB Trio de Brasília. Foto: Matheus Maranhão/LNB
Sempre à frente no placar, o Paulistano controlou mais as ações contra o São Paulo e venceu por 21 a 14. Desse modo, o Tigre chegou à sua segunda final em três etapas, bem como chegou à decisão no centro de São Paulo, único time a chegar a duas decisões. Aliás, caso São José Basketball vencesse sua semifinal, teria uma revanche da primeira etapa do NBB Trio. No entanto, o Corinthians quebrou essa expectativa, derrotou o adversário por 18 a 17 e se tornou o quinto finalista diferente em três etapas.
Confrontos das quartas de final
QF1: Paulistano 21 x 10 Caxias do Sul Basquete
QF2: São Paulo 19 x 17 Pinheiros
QF3: Corinthians 15 x 8 Unifacisa
QF4: São José Basketball 21 x 19 Fortaleza
Semifinal
S1: Paulistano 21 x 14 São Paulo
S2: Corinthians 18 x 17 São José Basketball
Final
Paulistano 22 x 15 Corinthians
+ Confira como ficaram os confrontos no NBB Trio Finais
Com a colaboração de Luiz Eduardo Bertulucci, em Brasília.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca