HOJE
Sanja classificado
Por Juvenal Dias
Campeão da primeira etapa, São José larga bem no grupo C, conquista duas vitórias e está classificado às quartas; União Corinthians e Caxias decidem a segunda vaga no clássico
Duas vitórias para o São José Basketball e os dois pés nas quartas de final do NBB Trio de Brasília. Assim, o Grupo C teve o início de suas disputas no sábado (21/09) no Parque da Cidade. Mas não foi só isso, Caxias do Sul Basquete começou vencendo Minas, porém sofreu um revés contra o Sanja e ficou com uma vitória e uma derrota. Da mesma forma, União Corinthians, que estreou com derrota e se recuperou. Com o time do interior paulista já garantindo a classificação antecipada e o Minas eliminado, UniCo e Caxias farão o clássico gaúcho para definir o segundo classificado neste domingo (22/09).

São José Basketball, durante confronto com o União Corinthians, um dos duelos que venceu no NBB Trio de Brasília. Foto: Matheus Maranhão/LNB
O Grupo C foi o segundo que teve o início de suas disputas. O Caxias do Sul Basquete/Instituto Aspirantes (SP) estreou com vitória diante do Minas Tênis Clube, com 21 a 10, em um duelo que foi repeteco do confronto das quartas de final da etapa de Campina Grande (PB). Na ocasião, deu Caxias, que avançou até a final da etapa e foi vice-campeão. Na etapa anterior, nenhuma das duas equipes passou da fase de grupos. O time gaúcho foi com Francisco Capuano, Lucas Santiago, Kalléu Vaz Morais e Luiggi Wetzel, enquanto os mineiros tiveram Samuel Gonzaga, Miguel dos Santos de Meira, Hugo Roberto e Natan Venâncio.
Depois, foi a vez do São José Basketball/Instituto Santos (SP), vencedor da etapa do Vale do Anhangabaú (SP), começar com vitória diante do União Corinthians/Tonhão Osasco (SP), por 21 a 13. As duas equipes se enfrentaram no primeiro dia da etapa de Campina Grande e o Sanja saiu vitorioso também. A equipe gaúcha tenta avançar pela primeira vez às quartas. O time do interior paulista entrou em quadra com Rafael Andrade dos Santos, Rafael Frias da Costa, Guilherme Rojas e Luiz Soriani. E seu adversário esteve com Felipe “Air.Lipe” da Silva Andrade, Marcos Vinícius Brito, Gabriel Maciel e Décio Neto.
+ Confira as fotos do sábado do NBB Trio em Brasília
Em um duelo emocionante, o São José retornou à quadra para derrotar o Caxias no game winner com o placar de 21 a 20. Com a vitória apertada e, na sequência, o União Corinthians vencendo o Minas por 21 a 9, Sanja foi o único classificado do dia no Grupo C. A combinação de resultados fez com que o clássico gaúcho da última rodada se torne um confronto direto pela busca à segunda vaga para as quartas de final. “Tivemos seis derrotas nas duas primeiras etapas e não classificamos antes. Mas nada é impossível, estamos na luta, persistindo. Começamos perdendo para o São José, um time muito forte e que já foi campeão, mas nos recuperamos contra o Minas. Amanhã temos mais um jogo e vamos buscar a classificação”, comentou Felipe Guilherme, camisa 3 do União Corinthians.
Jogos de sábado (21/09)
Caxias do Sul Basquete 21 x 10 Minas
São José Basketball 21 x 13 União Corinthians
São José Basketball 21 x 20 Caxias do Sul Basquete
União Corinthians 21 x 9 Minas
Jogos de domingo (22/09)
Caxias do Sul Basquete x União Corinthians
Minas x São José Basketball
Com a colaboração de Luiz Eduardo Bertulucci, em Brasília.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca