HOJE
Negócio da China
Por Liga Nacional de Basquete
Prestes a estrear no NBB, Caxias do Sul viaja para a China para série de amistosos durante o mês de outubro; equipe enfrentará equipes do Canadá, EUA e seleção local
O NBB nunca esteve tão próximo do Banrisul/Caxias do Sul Basquete. Em pouco mais de um mês, os atuais campeões da Liga Ouro farão sua inédita estreia na elite do basquete nacional, diante do tricampeão UniCEUB/BRB/Brasília, em casa, no dia 03 de novembro (terça-feira). No entanto, a reta final da preparação do time gaúcho para o nacional 2015/2016 será feita bem longe daqui.
Na próxima terça-feira (06/10), a equipe caxiense embarcará para a China para uma série de amistosos preparatórios durante todo o mês de outubro. Com previsão de chegada em Shangai na quarta-feira (07/10), os comandados do técnico Rodrigo Barbosa seguirão de trem para Xuzhou, onde farão sua primeira partida em solo chinês, na sexta-feira (08/10), diante do Capitale Nacionale, do Canadá.
Já no dia seguinte, no sábado (10/10), será a vez do time gaúcho enfrentar os donos da casa, o Xuzhou. No domingo (11/10), o adversário será uma equipe norte-americana que ainda será definida. Entre os dias 16 e 22, o Caxias estará na capital Beijing para a realização de um quadrangular com a presença do time canadense, do americano e da seleção da China.
+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa do NBB 2015/2016
Outra partida, ainda não confirmada, poderá ser realizada contra a equipe do Shanghai Sharks, entre os dias 23 e 25. No próprio dia 25, os caxienses embarcarão para o Brasil será no dia 25, às 23h30. A chegada, na cidade de São Paulo, está prevista para acontecer às 16 horas do dia 26. Por fim, a equipe estreante no NBB chegará a Caxias do Sul no início da madrugada do dia 27.
Esta não será a primeira vez que um clube brasileiro terá experiências em solo chinês. Em outubro de 2010, antes da terceira edição do NBB, o Joinville, então comandando pelo técnico Alberto Bial, representou a Seleção Brasileira em uma série de amistosos na China contra a seleção local. Depois, em 2012, Bial retornou ao país mais populoso do mundo com o Basquete Cearense, que, assim como o Caxias, faria sua estreia na elite do basquete brasileiro.
Por enquanto, o Caxias já disputou dois torneios como parte da preparação para o NBB 2015/2016. Há dez dias, o time do técnico Rodrigo Barbosa foi campeão da Copa FBG 63 anos, em Santa Maria (RS). Depois, os gaúchos ficaram com o vice-campeonato do Campeonato Sul-Brasileiro. Na competição, a equipe venceu o Tittãs (PR), o Brusque (SC) e perdeu para o Ponta Grossa (PR) na decisão.