HOJE
Nem sentiu
Por Liga Nacional de Basquete
Sem poder contar com Georginho nos Jogos 2 e 3, Paulistano mostra força de seu elenco e fecha série contra o Vitória em 3 a 0
Não há como relativizar a importância de Georginho dentro do elenco do Paulistano/Corpore. Destaque da equipe ao longo da fase de classificação, o armador esteve ausente nos Jogos 2 e 3 da série contra o Universo/Vitória. Mesmo assim, com a colaboração de seus outros dois armadores, Yago Matheus e Arthur Pecos, o time da capital paulista mostrou a força de seu grupo e avançou as Finais do NBB CAIXA 16/17, ao varrer a série semifinal, por 3 a 0.

Mesmo sem Georginho, Paulistano venceu os dois últimos jogos da série contra o Vitória e está nas Finais do NBB CAIXA 16/17 (João Neto/LNB)
“Nós somos um time. Quando um dos jogadores não está, cada um dá um pouco mais para suprir essa ausência. Eu estou muito emocionado, chegar nas Finais do NBB CAIXA é demais. Acho que hoje atuamos como um time. Conseguimos segurar a vantagem quando precisamos, chegamos a vitória e agora estamos com a vaga na decisão”, declarou Arthur Pecos, armador do Paulistano.
Segundo principal pontuador (11,3 pontos por jogo) e passador (4,3 assistências), além de terceiro reboteiro do Paulistano na temporada (4,2), Georginho foi o grande nome da equipe alvirrubra na fase de classificação do NBB CAIXA 16/17. Porém, o armador não pôde estar com o time nos Jogos 2 e 3 da série semifinal por conta de uma virose, mas viu seus jovens companheiros, Yago Matheus e Arthur Pecos, se encarregarem de comandar a equipe da capital paulista, que agora volta as Finais da competição, após três edições.
“O Georginho faz muita falta, é o armador do time, um cara que lidera. Mas nós tínhamos que nos virar, não poderíamos deixar o campeonato acabar por causa dele e hoje jogamos por ele. Cada um fez algo a mais. Eu tive que levar um pouco mais a bola, defender bem mais, assim como o Pecos”, comentou Yago, armador do Paulistano.

Pecos teve grande atuação no primeiro quarto e deixou o Jogo 3 com 19 pontos e quatro assistências (João Neto/LNB)
Sem Georginho, Pecos e Yago ganharam maiores responsabilidades na condução do Paulistano ao longo destas duas partidas. No Jogo 2 ela foi mais discreta, com dez pontos e sete assistências para Arthur, enquanto o camisa 2, de recém completos 18 anos de idade, teve nove tentos e mais quatro assistências. Porém, no Jogo 3, os dois armadores foram os grandes protagonistas do triunfo decisivo da série sobre o Vitória, por 70 a 67.
“Praticamente ninguém acreditava em nós. Um time tão jovem como nosso surpreendeu muita gente e chegamos as Finais do NBB CAIXA 16/17 mesmo com tantos adversários de qualidade. Cada jogo um jogador vai bem, no anterior o Eddy, no Jogo 1 o Lucas, e hoje fui eu. É um time que qualquer jogador pode decidir e assim a gente vai se ajudando”, disse Yago.
Pecos foi o grande nome do Paulistano no primeiro quarto, única parcial vencida pelo time da casa e de fundamental importância na vitória deste domingo. Nos dez minutos iniciais, o camisa 14 alvirrubro anotou nove pontos em 12 tentados, pegou dois rebotes e distribuiu duas assistências. Com menos protagonismo, o armador continuou sendo fundamental para o time da capital paulista ao longo do jogo, deixando a quadra como segundo principal cestinha, com 19 tentos, além de quatro rebotes e quatro assistências.

Yago anotou 15 pontos no último quarto, com três bolas de 3 pontos, e decidiu o Jogo 3 para o Paulistano (João Neto/LNB)
Pecos foi o segundo principal cestinha, porque Yago roubou a cena no último quarto. Com apenas dois arremessos de quadra certeiros em nove tentados e cinco pontos até então, o “garoto” de 1,75m de altura chamou a responsabilidade nos dez minutos finais. Com três bolas de 3 pontos, uma delas a 1:47 do fim, que colocou oito pontos de vantagem para o Paulistano, o armador anotou 15 pontos em 18 tentados (83,3% de aproveitamento), deixando o Jogo 3 como maior pontuador de seu time, com 20 tentos.
“Quando o jogo vai esquentando, eu acho que eu me ligo mais, presto mais atenção e isso contribuiu muito para eu acertar estas bolas e chamar o jogo. O Gustavo me dá essa liberdade e eu não posso deixar escapar. Eu tenho que pegar a bola e tentar acertar, as vezes acerto, as vezes não, e se errar vamos para a próxima sem problema algum”, completou o jovem armador do Paulistano.
“Sem sentir” a ausência de um dos atletas mais impactantes deste NBB CAIXA, o time da capital paulista avançou para as Finais, em que espera contar com a volta de Georginho. Agora o Paulistano aguarda o adversário, que sai da série entre Gocil Bauru Basket e EC Pinheiros, sabendo que tem três armadores jovens, mas extremamente talentosos e decisivos, com que pode contar.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca