HOJE
Nervos sob controle
Por Liga Nacional de Basquete
Técnicos apontam que dominar a ansiedade da decisão seré ponto fundamental para ir bem no quadrangular final da LDO
Jogos decisivos costumam mexer com a cabeça dos jogadores, que tem a responsabilidade de tentar levar suas equipes ao título. Com os garotos que estão na disputa do quadrangular final da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) não é diferente. Para muitos deles será a primeira decisão nacional da carreira, com direito a jogos transmitidos em rede nacional.
Segundo os treinadores das quatro equipes que seguem na briga pelo título, Flamengo, Itabom/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília e Paulistano/Unimed, quem conseguir controlar melhor a ansiedade neste momento entrará em quadra com vantagem na luta pelo primeiro lugar.
As equipes se enfrentam a partir desta terça-feira (27), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, com partidas sempre às 19h e às 21h, com transmissão do SporTV.
“Os jogos serão ainda mais difíceis. Como as equipes se conhecem, será um jogo mais estudado. Espero um equilíbrio muito grande e o fator emocional vai ter um peso importante nesses jogos”, comentou o técnico do Brasília, Ronaldo Pacheco.
“Agora é a hora decisão, então tem aquele nervosismo. A equipe que tiver o melhor equilíbrio emocional fará a diferença”, disse o treinador do Paulistano, Vinícius Louzada.
Depois de cada equipe disputar 12 partidas – sete pela primeira fase e cinco pelo hexagonal semifinal –, tudo começa novamente do zero. As 16 equipes que iniciaram a competição, restaram apenas quatro, que prometem duelos emocionantes.
“Serão jogos decididos no final. As equipes já se conhecem bem, mas o que foi feito no hexagonal não vale mais para a decisão. Esperamos estar bem preparados para fazermos bons jogos”, declarou o técnico do Bauru, Hudson Previdelo.
Dono da melhor campanha na competição até agora, o Flamengo tem a vantagem de atuar em sua cidade e espera contar com o apoio da torcida rubro-negra no Ginásio do Tijuca.
“Agora tem a adrenalina da decisão, de jogar em casa… E começa tudo do zero novamente, então temos que ter concentração”, disse o técnico Paulo Chupeta.
Com a responsabilidade a mais de jogar diante da fanática torcida flamenguista, Chupeta revelou que conversou muitos com seus garotos para traquilizá-los para as partidas decisivas.“Temos que deixar os garotos a vontade, tirando essa pressão de cima deles”, contou.
A LDO é uma competição patrocinada pelo Banco BMG, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Tijuca Tênis Clube e CUFA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
