HOJE
Nervos sob controle
Por Liga Nacional de Basquete
Técnicos apontam que dominar a ansiedade da decisão seré ponto fundamental para ir bem no quadrangular final da LDO
Jogos decisivos costumam mexer com a cabeça dos jogadores, que tem a responsabilidade de tentar levar suas equipes ao título. Com os garotos que estão na disputa do quadrangular final da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO) não é diferente. Para muitos deles será a primeira decisão nacional da carreira, com direito a jogos transmitidos em rede nacional.
Segundo os treinadores das quatro equipes que seguem na briga pelo título, Flamengo, Itabom/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília e Paulistano/Unimed, quem conseguir controlar melhor a ansiedade neste momento entrará em quadra com vantagem na luta pelo primeiro lugar.
As equipes se enfrentam a partir desta terça-feira (27), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, com partidas sempre às 19h e às 21h, com transmissão do SporTV.
“Os jogos serão ainda mais difíceis. Como as equipes se conhecem, será um jogo mais estudado. Espero um equilíbrio muito grande e o fator emocional vai ter um peso importante nesses jogos”, comentou o técnico do Brasília, Ronaldo Pacheco.
“Agora é a hora decisão, então tem aquele nervosismo. A equipe que tiver o melhor equilíbrio emocional fará a diferença”, disse o treinador do Paulistano, Vinícius Louzada.
Depois de cada equipe disputar 12 partidas – sete pela primeira fase e cinco pelo hexagonal semifinal –, tudo começa novamente do zero. As 16 equipes que iniciaram a competição, restaram apenas quatro, que prometem duelos emocionantes.
“Serão jogos decididos no final. As equipes já se conhecem bem, mas o que foi feito no hexagonal não vale mais para a decisão. Esperamos estar bem preparados para fazermos bons jogos”, declarou o técnico do Bauru, Hudson Previdelo.
Dono da melhor campanha na competição até agora, o Flamengo tem a vantagem de atuar em sua cidade e espera contar com o apoio da torcida rubro-negra no Ginásio do Tijuca.
“Agora tem a adrenalina da decisão, de jogar em casa… E começa tudo do zero novamente, então temos que ter concentração”, disse o técnico Paulo Chupeta.
Com a responsabilidade a mais de jogar diante da fanática torcida flamenguista, Chupeta revelou que conversou muitos com seus garotos para traquilizá-los para as partidas decisivas.“Temos que deixar os garotos a vontade, tirando essa pressão de cima deles”, contou.
A LDO é uma competição patrocinada pelo Banco BMG, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Ministério do Esporte, e apoio da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Tijuca Tênis Clube e CUFA.