#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lucas Dias:o cestinha

11-06-2021 | 10:33
Por Liga Nacional de Basquete

Com média de 22,9 pontos por jogo, Lucas Dias foi o maior pontuador da temporada 2020/2021 do NBB

A temporada do NBB 2020/2021 acabou. Nela, muitos nomes se destacaram em seus respectivos clubes com pontuações altas, mas dentre eles Lucas Dias, do Sesi Franca Basquete, foi quem mais pontuou.

Com média de 22,8 pontos por jogo, o ala/pivô do Franca levou o Troféu Oscar Schmidt de Cestinha da temporada. O anúncio foi na Live de Premiação do NBB 2020/2021 (oferecido por Budweiser), que aconteceu nesta sexta-feira (11/06), ao vivo no Youtube e Facebook do NBB.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Em um elenco marcado pela mescla de jovens promissores e atletas consagrados, o Franca de Lucas Dias na temporada 2020/2021 teve uma proposta diferente de outros anos. Para o cestinha, a pandemia influenciou nesse processo, que colocou um pouco mais de responsabilidade no que ele deveria entregar pela equipe.

“Eu bati no peito. Sou de assumir responsabilidades e adoro desafios, quando me apresentaram esse projeto eu aceitei porque sabia que precisava evoluir não só do Lucas que fui na temporada passada (19/20), mas sim para um Lucas que dá 110%. Com o Helinho e a galera toda fizemos um trabalho sensacional e tenho que agradecer muito a minha equipe, que são minha família”, disse o ala/pivô.

Lucas Dias foi o principal nome do Franca na temporada 2020/2021 (Marcos Limonti/Franca Basquete)

Mesmo caindo ainda nas quartas de final do NBB para o Minas, Lucas Dias, em seu novo papel no Franca, anotou números expressivos nos dois lados da quadra durrante toda a competição. Prova disso é que o jogador de 2.07 foi cestinha do campeonato, além de ser o 2º em eficiência (20,5) do campeonato. Para o jogador, o saldo da temporada é positivo.

“Estou muito feliz pela temporada que fiz e desde o começo sabia que ela seria muito dura. Tínhamos, na temporada passada, oito, nove jogadores muito fortes. Esse ano, com a pandemia e tudo mais, viemos com uma proposta diferente. O Helinho e toda a comissão técnica conversaram comigo e me passaram o papel que eu deveria ter nesse elenco mais jovem, passando experiência para eles mesmo com minha pouca idade”, afirmou o Cestinha do NBB 2020/2021, que completou:

“Esse ano vim com um propósito de fazer coisas diferentes, de trabalhar fora da quadra. Sempre falo da importância da minha psicóloga, que me ajudou bastante nesta temporada, desde o Paulista, nos momentos bons e ruins. Agradeço também o apoio da minha esposa, do meu irmão, minha mãe, minha família, minha equipe. De todos”, finalizou.

Trajetória na Capital do Basquete

Com 25 anos, Lucas Dias chegou ao Franca ainda na temporada 2018/2019. De lá para cá, o jogador participou de momentos importantes da história recente francana, como as conquistas da Liga Sul-Americana (2018), Copa Super 8 (2019/2020) e do Campeonato Paulista (2018, 2019 e 2020). Além disso, foi essencial também para levar a equipe às Finais do NBB 2018/2019 – na ocasião, o time ficou com o vice-campeonato.

Para a alegria da torcida francana, Lucas Dias está de contrato renovado e permanece na Capital do Basquete para a próxima temporada. Junto dele, nomes como David Jackson, eleito pela segunda vez seguida o Estrangeiro do Ano do NBB, e Santiago Escala já estão confirmados no forte elenco francano que vem se desenhando.

Segundo Lucas Dias, a equipe vem com uma proposta diferente para a temporada 2021/2022.

“Quando renovei com Franca sabia que viríamos com uma proposta diferente. Não sei ainda quem pode vir, mas temos já o David Jackson e Santiago Scala confirmados. O David, em especial, é um cara que era meio que meu pai desde que jogamos a primeira vez em Franca. Foi esse cara também mesmo no Minas, sempre puxando minha orelha quando eu jogava mal, que nem o Shamell”, disse.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.