HOJE
Nível altíssimo
Por Liga Nacional de Basquete
Com seis dos oito participantes convodados para o Jogo das Estrelas, Desafio de Habilidades está recheado de estrelas e com jogadores do mais alto escalão
Após desbancar o até então único vencedor do Torneio de Habilidades, o armador Fernando Penna, em 2014, Nezinho agora é o homem a ser batido. Nesta sexta-feira (06/03), direto do Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), o camisa 23 da Winner/Limeira colocará seu título em jogo diante de sete desafiantes do mais alto nível. O Super Desafio BRA de Habilidades terá cobertura ao vivo dos canais SporTV, a partir das 19 horas (de Brasília).
O Jogo das Estrelas 2015 tem o patrocínio do Bradesco e os apoios da Prefeitura de Franca, Spalding, Adidas e TAM.
“Tenho certeza que novamente será uma disputa muito legal. Gosto de participar desse tipo de brincadeira, mas é claro que eu vou entrar em quadra tentando me manter como campeão. Porém, o importante mesmo é aproveitar esse linda festa do basquete brasileiro”, declarou Nezinho, atual campeão do Desafio de Habilidades.
Com exceção do atual campeão Nezinho, todos os outros jogadores participarão do Desafio de Habilidades pela primeira vez na história. Ao todo, seis dos noves atletas que disputarão o torneio foram selecionados para o grande evento do Jogo das Estrelas, o jogo entre NBB Brasil e NBB Mundo. Nezinho, Ricardo Fischer, Coelho e Léo Meindl estarão no time verde-amarelo, enquanto que Stanic e Holloway atuarão pela equipe de estrangeiros.
+ Confira dados, estatísticas e curiosidades sobre todos os quatro torneios do Jogo das Estrelas
Os oito participantes do Torneio de Habilidades estão meio que divididos em três grupos. Os armadores experientes: Nezinho (34 anos), da Winner/Limeira, e o argentino Maxi Stanic (36 anos), do Palmeiras/Meltex. Os jovens armadores: Ricardo Fishcer (23 anos), do Paschoalotto/Bauru, Henrique Coelho (21 anos), do Minas Tênis Clube, Davi Rossetto (22 anos), do Basquete Cearense, e Thiaguinho (23 anos), da Liga Sorocabana. E por fim, os alas: o norte-americano Desmond Holloway, do Paulistano/Unimed, e o anfitrião Léo Meindl, do Franca Basquete.
Falando nos alas, a edição 2015 do Desafio de Habilidades já está na história do NBB. Pela primeira vez na história, o torneio terá a participação de dois alas. Os únicos jogadores da posição 3 que haviam provado suas habilidades no torcida era o Matheus Dalla, em 2012, quando defendia o Vila Velha, e Marcellus, em 2013, ainda quando atuava no Tijuca.
“É uma experiência muito nova, mas com certeza o importante é se divertir e tentar fazer tudo direitinho durante o percurso. Não tem essa história de fazer menor tempo, vence esse tipo de torneio quem não erra”, comentou o armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras.
Com o maior número de participantes, o Desafio de Habilidades também terá o maior número de estrelas representantes. Ao todo são seis jogadores que foram selecionados para o Jogo das Estrelas, quatro pelo NBB Brasil: Nezinho, Fischer, Coelho e Meindl, e dois pelo NBB Mundo: Stanic e Holloway.
A torcida francana, que já pôde presenciar duas edições do Jogo das Estrelas, espera que Léo Meindl, representante da casa, continue com o grande aproveitamento que o Franca possui “jogando em casa” no Desafio de Habilidades. Em 2011 e 2012, anos que o Jogo das Estrelas foi sediado em Franca, o armador Fernando Penna, que defendia a equipe francana na época, conquistou o título do desafio em ambos os anos e pode fazer a festa com sua torcida.
“A expectativa da disputa do Desafio de Habilidades são as melhores possíveis. Mas teremos competidores que são excelentes, porém espero manter o grande retrospecto de jogadores francanos atuando em casa”, comentou Léo Meindl, ala do Franca.