#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Reencontro para Seba

11-10-2024 | 08:11
Por Marcius Azevedo

Sebastián Figueredo estreia no NBB CAIXA 2024/25 com o Botafogo contra o Farma Conde/São José Basketball, equipe que comandou nas últimas três temporadas

Após três temporadas no Farma Conde/São José Basketball, o técnico Sebastián Figueredo está de casa nova no NBB CAIXA 2024/25.  E nessas circunstâncias que envolvem o esporte, o argentino estreia pelo Botafogo Basquete justamente contra o ex-time, neste sábado (12/10), às 19h30,  na Arena Farma Conte. A partida terá transmissão do YouTube do NBB e do BasquetPass.

“O meu primeiro jogo já é contra o meu ex-time. É realmente uma expectativa grande de voltar para uma cidade que me acolheu no Brasil, que me abriu portas no Brasil. Realmente eu sou muito grato com São José, mas, jogo é jogo, hoje minha camisa é Botafogo, meu time é o Botafogo e vamos fazer o que for necessário para ganhar essa primeira partida e começar bem o campeonato”, afirmou Figueredo.

Sebastián Figueredo ficou três temporadas em São José antes de ir para o Botafogo. Foto: Matheus Maranhão

Apesar do desejo de começar com uma vitória, o treinador admitiu que ainda falta um longo caminho para o time alcançar o que ele almeja em quadra. “A minha expectativa hoje é zero. Temos um time novo, um time que estou conhecendo e eles estão me conhecendo também, uma estrutura diferente, uma estrutura que vem evoluindo muito e precisamos continuar nesse caminho de evolução. Os primeiros quatro ou cinco jogos ainda serão parte da nossa pré-temporada. Os resultados vão chegar, naturalmente, mas antes temos de trabalhar, encaixar o time e esse caminho está sendo feito agora, está começando agora”, afirmou.

As peças foram sendo encaixadas antes da participação no Torneio de Abertura do NBB. A equipe passou por uma enorme reformulação em relação à temporada passada, com jogadores importantes, como Isaac Thornton e Jamaal indo embora, e outros chegando para disputar pela primeira vez o maior campeonato de basquete do País. São os casos de Fred Thomas, Charles Speelman e Carlos Novas Mateo.

+ Pinheiros x Pato Basquete tem duelo de jovens treinadores

O Botafogo terminou na quinta colocação na competição que serviu como um teste final antes do início do NBB CAIXA 2024/25. “No último jogo, contra o Caxias, o time atingiu o nível que queremos ver. Melhoramos o aproveitamento de três pontos e lances livres. Mas o ponto mais importante dessa semana do Torneio Abertura foi a questão física. O time sustentou fisicamente, não teve lesões e jogou em um nível igual aos outros”, disse Figueredo. “O time precisa ter esse conhecimento que só o jogo lhe dá. Não tem como atingir esse nível de conhecimento e competitividade só nos treinos. Você precisa ter o cenário de jogo para vivenciar como vai ser. As opções que a comissão técnica tem. A mentalidade dos atletas, momentos bons e ruins.”

Em relação ao elenco, por enquanto, o treinador não pretende pedir mais contratações, embora diga que há duas vagas no elenco. “A nossa decisão é, por enquanto, não trazer mais ninguém, deixar um pouco o time rodar na competição. Depois vamos ver se precisa de mais alguma peça. O que fizemos no Torneio da Abertura NBB foi realmente bom pela expectativa, pelo tempo de trabalho e, por enquanto, não precisa de uma outra peça, mas não está fechada esta possibilidade.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.