#JOGAJUNTO

LDB

No caminho certo

B.Cearense/Cuca CEA 75
x
68 São José Basketball SJO
16
1ºQ
X
16
18
2ºQ
X
13
23
3ºQ
X
16
18
4ºQ
X
23

8 de outubro de 2013

Basquete Cearense abre boa vantagem no terceiro quarto, segura reação do São José na parcial final e conquista 17º resultado positivo na LDB 2013

DOCUMENTOS:
75
X
68
75
PTS
68
7
A3C
7
22
A2C
14
10
LLC
19
35
RT
38
15
ASS
11

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O SKY/Basquete Cearense conquistou uma importante vitória para se manter nas primeiras posições da LDB 2013. Depois de abrir 15 pontos durante o terceiro quarto, a equipe nordestina precisou segurar uma reação do São José/Unimed no último período para vencer o duelo realizado nesta terça-feira, no Ginásio do Sport Club do Recife, na capital pernambucana, pelo placar de 75 a 68.

Este foi o 17º resultado positivo do time de Fortaleza em 2o partidas disputadas na competição Sub-22. Os comandados do técnico Espiga somam 55 pontos na tabela de classificação. Por sua vez, o esquadrão do Vale do Paraíba possui agora uma campanha de 12 vitórias e oito derrotas, com 50 pontos.

Com um bom jogo coletivo, o Basquete Cearense contou com cinco jogadores com dez ou mais pontos para sair vencedor. O cestinha foi o ala/armador Victor Gusmão, com 16 tentos (dez deles no terceiro quarto), seguido pelo pivô Luis Enrique, autor de 14 pontos (12 deles no período final). Depois vieram o armador Davi, o pivô Erick e o ala Lucas, todos com dez pontos.

“Mostramos a força do nosso grupo. Estamos muito preparados e isso fez toda a diferença. Sentimos um pouco o calor, mas isso é uma coisa normal e os meninos têm que saber lidar com esses tipos de situações. Foi um grande aprendizado para eles ter que segurar a reação do São José no último quarto e o melhor ainda foi que ficamos com a vitória”, comemorou o técnico Espiga.

Pelo lado do São José, dois alas se destacaram. Chandler foi o maior pontuador do confronto, com 22 pontos, enquanto que seu companheiro de equipe e posição Gustavo Basilio contribuiu com outros 20 pontos.

[galeria id=”43012″]

A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

O São José começou a partida de maneira arrasadora. Chandler mostrou logo de cara sua costumeira mão calibrada e foi fundamental para que os joseenses colocassem 9 a 2 de frente nos minutos iniciais. Mas o Basquete Cearense não se abateu e rapidamente equilibrou o jogo, graças a arremessos certeiros de longa distância dos alas Victor Gusmão e Sualisson. Apesar de não apresentarem um bom rendimento, as equipes mostraram muita entrega e o primeiro quarto terminou empatado: 16 a 16.

Depois do equilíbrio na parcial inicial, os representantes de Fortaleza assumiram o controle do jogo no segundo período. Lucas saiu muito bem do banco de reservas, marcou nove pontos em menos de dez minutos em quadra e liderou o bom momento dos comandados do técnico Espiga no confronto. Sem conseguir um bom rendimento nos arremessos, especialmente nos tiros de três pontos (foram sete tentativas e apenas um acerto na parcial), a equipe do interior paulista não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais. Desta maneira, os cearenses abriram cinco pontos de vantagem (34 a 29) ao final da primeira metade da partida.

O terceiro quarto contou com uma grande atuação de Victor Gusmão. Discreto na primeira metade da partida, o ala/armador voltou com tudo dos vestiários e foi o principal responsável pela arrancada do Basquete Cearense. O jogador converteu dez dos 11 pontos que tentou na parcial e ainda contou com o auxílio de seus companheiros para fazer com que a diferença a favor dos nordestinos no placar chegasse à casa dos dois dígitos. O time do Ceará chegou a colocar 15 pontos de frente, mas a equipe chegou para o período final com vantagem de 12 pontos (57 a 45).

Na última parcial, o Basquete Cearense precisou segurar uma reação dos joseenses. Com boas jogadas da dupla Chandler e Gustavo, o esquadrão do Vale do Paraíba chegou a baixar a diferença no placar para apenas três pontos (61 a 58). Mas, mesmo com os rivais na cola, o time nordestino soube se recuperar e não deixou com que os adversários virassem o jogo. No final da partida, Davi serviu muito bem seu companheiro Luis Enrique, sempre certeiro nos tiros de média distância, e os comandados de Espiga conseguiram confirmar o triunfo com tranquilidade.

“Faltou um pouco de organização da equipe, principalmente da minha parte, já que sou o armador. Sentimos um pouco o físico também e isso nos prejudicou um pouco. Mas no momento em que pudíamos empatar ou até virar o jogo não tivemos calma e ficamos achando que poderíamos ganhar o jogo a qualquer momento”, disse o armador Gabriel, que registrou cinco pontos e seis assistências.