#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidadesdo Majestoso

29-04-2021 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

Corinthians e São Paulo se enfrentam pelas quartas de final do NBB, além de também duelarem no futebol, neste domingo; confira as curiosidades do clássico

As quartas de final do NBB 2020/2021 começam hoje (28/04) com séries marcadas por reencontros, duelos individuais e, principalmente, clássicos. Dentre esses, Corinthians e São Paulo protagonizam uma das séries mais quentes dessa fase, até pela rivalidade que os clubes trazem dos gramados às quadras de basquete.

Nessa semana, em especial, os torcedores de Corinthians e São Paulo poderão se deliciar como nunca assistindo à rivalidade para lá de histórica entre os clubes. Além dos duelos das quartas do NBB, as equipes se enfrentarão também nos gramados, neste domingo (02/05), totalizando ao final da maratona quatro partidas entre quinta-feira (29/04) e segunda-feira (03/05) – caso a série pelo NBB chegue ao Jogo 3.

+ Saiba onde assistir ao Majestoso: lista de transmissões das quartas de final do NBB 20/21

Nessa semana lotada do clássico Majestoso, trouxemos para vocês algumas curiosidades, números e fatos históricos do tradicional duelo entre os clubes, que antes se restringia na maioria das vezes aos gramados e, agora, também invadiu as quadras do basquete brasileiro.

Torcida

Torcida do Corinthians representa 14% da população do país, sendo o último senso da população brasileira (Beto Miller/Corinthians)

Segundo uma pesquisa realizada pelo DataFolha, em 2019, Corinthians e São Paulo ocupam, em ordem, o posto de 2ª e 3ª maiores torcidas do Brasil.

Enquanto o Corinthians ocupa uma fatia de 14% da população do país (30 milhões de torcedores), o São Paulo aparece logo em seguida com 8% (17 milhões).

História do clássico nos gramados

Equipes acumulam mais de 300 jogos e rivalidade histórico no futebol brasileiro e paulista (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Com a 2ª e 3ª maiores torcidas do Brasil, Corinthians e São Paulo se tornou um dos maiores clássicos estaduais do país no futebol. A rivalidade entre os clubes começou há muito tempo, ainda na década de 30, quando a bola rolou para o primeiro majestoso da história pelo Campeonato Paulista.

Na ocasião, o então bicampeão paulista Corinthians e o recém-fundado São Paulo se enfrentaram em 25 de maio de 1930, no Parque São Jorge, em jogo válido pelo Paulistão daquele ano. A vitória do primeiro Majestoso ficou com o alvinegro paulista, que bateu o tricolor do Morumbi por 2 a 1.

Dali em diante São Paulo e Corinthians já se enfrentaram em 347 jogos no futebol, com 131 vitórias do alvinegro, 106 vitórias do tricolor e 110 empates.

O histórico no basquete

São Paulo nunca perdeu para o Corinthians no NBB (João Pires/LNB)

Um novo capítulo da rivalidade entre os clubes da capital paulista começou a ser escrito no maior campeonato de basquete do Brasil, o NBB. Até aqui, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram em quatro oportunidades ao longo de duas temporadas, desde a entrada do Tricolor no NBB na edição 2019/2020.

O retrospecto é totalmente favorável ao tricolor do Morumbi, que estabeleceu um tabu em cima do rival do Parque São Jorge, com quatro vitórias nos quatro jogos. As vitórias, em ordem, foram pelos seguintes placares: 97 x 84, 89 x 80, 107 x 61 e 85x 78.

Os destaques

A série também será marcada pelos duelos individuais. Isso porque ambas as equipes contam com grandes nomes, líderes em estatísticas ao longo da temporada, em seus plantéis. Confira alguns deles, por time, e suas médias:

Corinthians

Fuller é o principal cestinha do Corinthians na temporada, além de ser o 4º no ranking geral da temporada (Beto Miller/Corinthians)

Fuller: 19,4 pontos, 2,7 rebotes, 2,6 assistências e 14,6 de eficiência

Fischer: 12,2 pontos, 2,8 rebotes, 4,9 assistências e 14,5 de eficiência

Malcolm Miller: 11,3 pontos, 4,3 rebotes, 1,8 assistências e 13,9 de eficiência

São Paulo

Georginho, atual King Of The Season (MVP) do NBB, é o principal líder em estatística do São Paulo na temporada (Marcello Zambrana/LNB)

Georginho: 15,8 pontos, 8,1 rebotes, 6,1 assistências e 24,6 de eficiência

Lucas Mariano: 19,6 pontos, 6,6 rebotes, 1,0 assistências e 19,4 de eficiência

Shamell: 15,2 pontos, 3,3 rebotes, 3,0 assistências e 14,9 de eficiência

Jogos da série:

– Quinta-feira (29/04)

17h – Jogo 1 – Corinthians (6º) x São Paulo (3º) – ao vivo na ESPN

– Sábado (01/05)

16h – Jogo 2 – São Paulo (3º) x Corinthians (6º) – ao vivo na TV Cultura e no Facebook do NBB

– Segunda-feira (03/05)

Jogo 3 – São Paulo (3º) x Corinthians (6º) – horário e transmissão a definir*

*Se necessário

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.