#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No controle

Flamengo FLA 83
x
69 Goiânia GOI
26
1ºQ
X
15
9
2ºQ
X
18
23
3ºQ
X
21
25
4ºQ
X
15

Tijuca Tênis Clube

16 de novembro de 2013

Flamengo abre vantagem no primeiro quarto, segura reação do Goiânia e conquista segunda vitória em duas partidas disputadas na temporada 2013/2014 do NBB

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
83
X
69
83
PTS
69
11
A3C
7
17
A2C
16
16
LLC
16
35
RT
29
17
ASS
7

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Quem viu apenas o primeiro quarto do duelo entre Flamengo e Universo/Goiânia achou que os atuais campeões do NBB teriam vida fácil. Mas não foi isso que aconteceu. Após vencer a parcial inicial por tranquilos 26 a 15, o clube rubro-negro precisou segurar uma reação dos rivais para levar a melhor, por 83 a 69, no confronto realizado neste sábado, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

Durante o segundo e terceiro períodos, o esquadrão do Centro-Oeste do país igualou as ações e chegou a baixar a diferença no placar para apenas um ponto. Mas no último quarto, os cariocas voltaram a imprimir um bom ritmo e confirmaram a segunda vitória em dois jogos disputados na temporada 2013/2014 do NBB.

Os destaques individuais do clube da Gávea no duelo ficaram por conta do armador argentino Nicolás Laprovittola, mais uma vez cestinha da equipe flamenguista, com 29 pontos (12 deles na última parcial), e do ala/armador Benite, autor de 19 pontos. Olivinha, com 14 pontos e oito rebotes, e o norte-americano Jerome Meyinsse, responsável por dez pontos, também apareceram bem. Mais uma vez, Marquinhos, lesionado e Marcelinho Machado, suspenso, desfalcaram a equipe.

Pelo lado do time goiano, que somou seu segundo revés na maior competição de basquete do país, os atletas mais efetivos em quadra foram o ala/armador uruguaio Emilio Taboada, que marcou 23 pontos, e o pivô André Luiz, dono do único duplo-duplo do duelo, com 22 pontos e 11 rebotes.

O jogo começou com uma chuva de bolas de três pontos. Benite e Laprovittola, pelo lado do Flamengo, e André, pela equipe visitante, converteram tiros de longa distância nos instantes iniciais da partida. Durante seus minutos iniciais, o duelo permaneceu equilibrado. A dupla Benite e Laprovittola seguiu com tudo e foi responsável pelos 16 primeiros pontos do time rubro-negro (dez do argentino e seis do brasileiro), enquanto que Andre ganhou a companhia do uruguaio Taboada para manter o esquadrão goiano na cola dos donos da casa.

Mas, na parte final da parcial, o cenário do duelo mudou. Os representantes do Estado de Goiás passaram a abusar dos erros e os anfitriões aproveitaram para colocar boa vantagem no placar. Laprovittola seguiu ditando o ritmo do jogo, Olivinha apareceu bem nas jogadas de garrafão e o Flamengo aproveitou os seis desperdícios de bola dos rivais para fechar o primeiro quarto com 11 pontos de frente: 26 a 15.

O segundo período foi de um jogador: Emilio Taboada. O uruguaio mostrou uma boa pontaria, anotou 11 pontos na parcial (sendo nove deles de maneira consecutiva) e comandou a reação do Goiânia. Enquanto isso, o Flamengo não contou com um bom aproveitamento ofensivo, marcou apenas nove pontos no quarto e não conseguiu impedir a reação dos rivais. Sendo assim, o time comandado pelo técnico Márcio de Andrade baixou a vantagem dos rubro-negros para apenas dois pontos (35 a 33) antes da chegada do intervalo.

As equipes voltaram dos vestiários a todo o favor. Com boas jogadas do armador Gegê e do pivô norte-americano Jerome Meyinsse, o clube da Gávea conseguiu manter a ponta do placar. Mas Goiânia contou com um bom jogo coletivo para se manter na cola dos cariocas. No final do terceiro quarto, Olivinha e André travaram um bom confronto no garrafão e foram as principais fontes de pontuação de suas equipes. Após uma parcial muito equilibrada, o Flamengo estava apenas um ponto na frente (58 a 57), mas conseguiu levar quatro pontos de vantagem para os dez últimos minutos de jogo (58 a 54), graças a um arremesso certeiro de três pontos de Benite no último lance do terceiro período.

Para confirmar sua segunda vitória em dois jogos na temporada, o Flamengo voltou a contar com o talento de Laprovittola. O camisa 7 anotou 12 pontos na parcial final e comandou o ataque dos representantes do Rio de Janeiro. Sem apresentar o mesmo rendimento dos dois períodos anteriores, o Goiânia não conseguiu equalizar as ações e viu o time da casa assegurar o triunfo no duelo com tranquilidade nos minutos finais da partida.