#JOGAJUNTO

NBB Caixa

No controle

Botafogo BOT 73
x
81 Pinheiros PIN
16
1ºQ
X
20
12
2ºQ
X
23
14
3ºQ
X
20
31
4ºQ
X
18

Ginásio Oscar Zelaya

17 de novembro de 2017
Por Liga Nacional de Basquete

Em vantagem desde o início, Pinheiros controla estreante Botafogo, vence a segunda fora de casa e mantém 100% de aproveitamento no NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô
73
MANTEVE
11º Colocado (*)
X
81
+13 POSIÇÕES
2º Colocado (*)
73
PTS
81
10
A3C
6
17
A2C
23
9
LLC
17
34
RT
42
15
ASS
17

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

Vivendo ótima fase, o EC Pinheiros manteve sua invencibilidade no NBB CAIXA. Na noite desta quinta-feira, a equipe paulista segurou a vantagem desde o início da partida, bateu o estreante Botafogo FR, no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), pelo placar de 81 a 73, e chegou ao seu segundo resultado positivo consecutivo na edição 2017/2018 da competição nacional.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

No controle: O Pinheiros assumiu a liderança do placar na metade do primeiro quarto e não largou mais. Nos 35 minutos em que esteve à frente, o time de São Paulo foi dominante chegou a ter 25 pontos de vantagem no final do terceiro quarto (63 a 38). No último quarto, os pinheirenses tiraram o pé do acelerador e viram o Botafogo crescer e cortar a diferença para oito pontos no fim (81 a 73), mas nada que ameaçasse o grande resultado positivo em solo carioca.

Valeu, Rio: Antes mesmo de estrear no NBB CAIXA, o Pinheiros estava no Rio de Janeiro disputando a fase semifinal da Liga Sul-Americana 2017. A equipe, infelizmente, foi eliminada no desempate com o Estudiantes de Concórdia (ARG), mas terminou com a segunda colocação da chave, com duas vitórias – sobre o Flamengo e Olímpia (PAR). Já na liga nacional, o time do técnico César Guidetti manteve o bom desempenho na Cidade Maravilhosa e estreou com triunfos sobre Vasco da Gama e Botafogo em solo carioca.

Banco forte: A equipe pinheirense teve como destaques três atletas vindos do banco de reservas. Com 13 pontos cada, o armador Felipe Ruivo e o ala Gemerson foram os maiores anotadores da equipe. O primeiro, inclusive, não errou um arremesso de quadra sequer (3/3) e teve 6/7 nos lances livres. Quem também iniciou o duelo entre os reservas e se sobressaiu foi o pivô norte-americano Chris Ware, autor de 11 pontos (4/6 nas bolas de 2 pontos).

O MVP também: Quem também apareceu com força do lado do Pinheiros foi o MVP do último NBB CAIXA, Desmond Holloway. O ala norte-americano registrou 12 pontos, sete rebotes e seis assistências e deixou a quadra como jogador mais eficiente de sua equipe, com 17 de valorização. Também com 12 pontos, o ala/pivô Arthur Bernardi foi outra peça chave no triunfo paulista.

Bem-vindo, Fogão: A partida marcou a volta do Botafogo à elite do basquete nacional depois de 16 anos. A última vez em que o time alvinegro jogou uma primeira divisão de um campeonato nacional foi em 2001. Na época, dois atletas do elenco atual estavam presentes: Arnaldinho, de 39 anos, e Roberto Ferreira, de 38. Quem também estava naquele plantel é Marcelinho Machado, de 42 anos, ídolo do rival Flamengo.

O cara: O grande nome da volta do Fogão à elite foi o ala Gabriel Mangialardo. Quente nas bolas de 3 (4/6 – 66,7% de aproveitamento), o camisa 7 botafoguense foi responsável por 23 pontos e deixou a quadra como cestinha da partida. Seu aproveitamento também foi bom nas bolas de 2 pontos (3/5 – 60%) e nos lances livres (5/6), o que o garantiu o posto de atleta mais eficiente da partida, com 19 de valorização.

Welcome Tatum: Um dos reforços do Botafogo para a temporada, o ala norte-americano Cameron Tatum, que não participou da pré-temporada, fez sua primeira partida oficial pela equipe carioca. Em 33 minutos de ação, o ala de 2,00m e registrou 11 pontos, cinco rebotes, cinco assistências e três tocos. Formado na Universidade do Tennessee (primeira divisão da NCAA), o jogador tem experiências em países como Chipre, Venezuela, Polônia, Montenegro e República Dominicana, onde defendeu seu último clube, o Titanes del Distrito. Além disso, jogou na G-League da NBA, na equipe do Northern Arizona Suns, filiado do Phoenix Suns.

Bem dividido: Além dos alas Gabriel e Cameron Tatum, o time do técnico Márcio Andrade, que não contou com dois importantes atletas Arnaldinho e André Coimbra, ambos lesionados, construiu sua produção ofensiva através dos seguintes atletas: Jamaal (9), Douglas Correa (8), Guga Ceccato (7), Átila (7), este que ainda pegou seis rebotes, e Roberto Ferreira (6).

E agora: Depois de estrear no NBB CAIXA com derrota, o Botafogo tentará seu primeiro triunfo na competição no sábado (18/11), diante da LSB/Uniso, novamente no Ginásio Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ), às 11 horas (de Brasília). Já o invicto EC Pinheiros voltará à quadra no domingo (19/11), quando receberá o Solar Cearense, no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 19 horas.