HOJE
No detalhe
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros mostra força, equilibra jogo, mas Olympiacos leva a melhor no primeiro jogo do Mundial; equipes voltam à quadra no domingo para decisão do título
Foi um jogo duro como o esperado. Durante os 40 minutos, o Pinheiros/SKY jogou de igual para igual com o Olympiacos, da Grécia. Mas no fim das contas os atuais campeões da Euroliga largaram na frente na disputa da Copa Intercontinental de Clubes 2013. Na noite desta sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo José Corrêa, em Barueri, o clube de Atenas levou a melhor na primeira partida da decisão do título mundial, pelo placar de 81 a 70.
As equipes voltam à quadra no próximo domingo, às 11 horas (de Brasília), novamente em Barueri, para a segunda e decisiva partida da competição intercontinental. Para ficar com o título, o time brasileiro terá que vencer o duelo por 12 ou mais pontos. Enquanto isso, os gregos podem perder por até dez pontos de diferença que ainda assim ficam com a taça.
Sem se intimidar em enfrentar os atuais bicampeões da Euroliga, o Pinheiros equilibrou as ações e chegou a liderar o placar durante o segundo quarto (26 a 22). Mas os gregos não abaixaram a cabeça, mostraram mais tranquilidade nos momentos decisivos e conseguiram sair com a vitória.
“Começamos ansiosos demais e eles vieram pressionando. Só que eles não ficaram pressionando o jogo inteiro. Nosso time se impôs e levou a partida de igual para igual. Foi um jogo muito bonito de se ver, a torcida compareceu, a quadra estava linda e agora é repetir tudo isso no domingo”, disse o armador pinheirense Paulinho.
[galeria id=”42868″]
Grandes nomes das equipes, o ala norte-americano Shamell e o ala/armador grego Vassilis Spanoulis fizeram jus ao rótulo de estrelas e foram os principais destaques da partida. Mesmo com a derrota da equipe paulista, o MVP da Liga das Américas 2013 foi o cestinha do duelo, com 26 pontos. Enquanto isso, o camisa 7 do Olympiacos anotou 18 pontos (todos no segundo tempo) e ainda distribuiu nove assistências.
“Encaramos eles o jogo inteiro. Mas tivemos algumas falhas na defesa durante o segundo tempo e acabamos perdendo nos detalhes. Agora é descansar porque ainda tem muito jogo pela frente”, disse Shamell.
Além de Spanoulis, o ala Stratos Perperoglou, autor de 15 pontos, e o pivô norte-americano, que cravou um duplo-duplo, com 15 pontos e 12 rebotes, foram fundamentais para o triunfo dos gregos. Pelo lado do Pinheiros, o também norte-americano Joe Smith marcou 19 pontos e mostrou um bom rendimento no confronto. Jonathan Tavernari e Paulinho foram outros do time brasileiro a atingirem dígitos duplos na pontuação, com 12 e 11 pontos, respectivamente.
O Olympiacos começou melhor a partida e logo de cara abriu cinco a zero de frente. Com sua defesa pressionada, o time grego impôs muitas dificuldades ao ataque pinheirense. Sem espaço os comandados de Cláudio Mortari abusaram dos tiros de três pontos, mas sem sucesso – ao todo foram oito tentativas de longa distância e apenas um acerto na parcial inicial dos brasileiros.
Mas aos poucos o time paulista foi se soltando e graças a boas infiltrações de Paulinho melhorou sua produção. Na parte final do primeiro quarto, as duas equipes passaram a abusar dos erros e o jogo ficou truncado, mas sempre com os europeus na frente. Sendo assim, o esquadrão de Atenas, mesmo com pouca inspiração ofensiva, fechou os dez primeiros minutos do duelo com quatro pontos de vantagem: 15 a 11.
As bolas de três que não caíram no período inicial foram o grande trunfo para o Pinheiros reagir e definitivamente igualar as ações durante o segundo quarto. Logo no primeiro lance, Shamell acertou um tiro longo e baixou a desvantagem no placar para apenas um ponto (15 a 14). Na sequência, o clube grego até chegou a colocar seis pontos de diferença a seu favor (22 a 16), muito por conta de boas jogadas do ala Matt Lojeski. Mas Shamell apareceu bem novamente e roubou a cena.
Com dois tiros certeiros seguidos da linha de três pontos, o camisa 24 do Pinheiros empatou a partida em 22 a 22. Pouco tempo depois, Joe Smith foi o responsável por colocar o atual campeão da Liga das Américas na frente pela primeira vez na partida. O ala/armador converteu quatro pontos consecutivos e o time de São Paulo abriu quatro pontos de vantagem (26 a 22). Porém o Olympiacos não deixou barato e retomou a liderança do placar ainda na segunda parcial. Graças a boas jogadas da dupla de garrafão Printezis e Begic, a equipe do técnico Georgios Bartzokas fechou a primeira metade do jogo na frente, por dois pontos: 32 a 30.
Principal jogador do Olympiacos, Spanoulis chamou a responsabilidade na volta do intervalo. Até então zerado na partida, o MVP do Final Four das duas últimas edições da Euroliga controlou o jogo e anotou expressivos 11 pontos no terceiro quarto. Mas do outro lado, o Pinheiros contou com a mão calibrada de Tavernarni, autor de três tiros de três pontos praticamente seguidos, e boas jogadas de Shamell para manter o jogo equilibrado. Os gregos até chegaram a colocar nove pontos de frente (56 a 47), porém os pinheirenses converteram quatro pontos nos minutos finais da parcial e baixaram o prejuízo para cinco pontos (56 a 51) antes da chegada do último período.
Nos dez minutos finais, Shamell assumiu o jogo e tentou liderar uma reação do Pinheiros. Mesmo com a atuação inspirada do norte-americano, o time paulista não conseguiu desbancar o domínio dos gregos na partida. Com muita tranquilidade, a equipe da Europa administrou muito bem a vantagem no placar e não deu chances aos pinheirenses. Sob a tutela de Spanoulis, os atuais campeões da Euroliga ainda conseguiram aumentar a diferença a seu favor e fecharam o duelo com 11 pontos de frente.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca