HOJE
Parabéns, Léo!
Por Liga Nacional de Basquete
Aniversariante do dia, Léo Abreu flerta com triplo-duplo e comanda Cruzeiro em vitória importante pela Série Ouro; LDPG e IVV/Cetaf conquistam triunfos de olho na Prata
Neste sábado (20/07), o Ginásio Antônio Prado Jr. recebeu o penúltimo dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). As três primeiras partidas do maior campeonato de base do Brasil foram destacadas pelas vitórias do Ponta Grossa Basquete/LDPG, Cruzeiro e Instituto Viva Vida/Cetaf, triunfos que foram importantes para as equipes, que disputam vaga para as Séries Prata e Ouro da LDB.
Defesa ganha jogo!
O sábado começou com uma partida extremamente disputada entre Bauru Basket e LDPG/Ponta Grossa Basquete, definida apenas no último lance, com vitória da equipe do Paraná, por 77 a 74. Com o triunfo, a LDPG acirrou ainda mais a disputa pela classificação à Série Prata, pois chegou à quarta vitória na competição e igualou a campanha do adversário superado – as duas equipes chegam vivas e com chances de beliscar a vaga entre o 5º e o 8º colocado do Grupo A, com confrontos diretos: LDPG (9º) x (5º) Cerrado e Bauru (10º) x (5º) IVV/Cetaf.
+ Estatísticas de Bauru Basket x LDPG
Os três primeiros quartos de Bauru x LDPG foram equilibrados e contaram com parciais quase idênticas: 16 a 21, 22 a 16 e 16 a 22, fato que ilustra a disputa intensa que foi a partida. O time do interior paulista levou a melhor na parcial do último quarto e chegou a estar na frente do placar no momento decisivo do jogo, entretanto, a LDPG demonstrou resiliência nos dois lados da quadra no momento mais crítico do embate, com a disposição do ala Manaus na defesa para um toco ”clutch” e a frieza do ala Diogo no ataque, desperdiçando um lance livre de propósito para gastar relógio e conseguir o importante resultado positivo.
Ver essa foto no Instagram
Os destaques do time vencedor foram o ala Diogo (17 pontos, sete rebotes, sete assistências e 22 de eficiência), o armador Naka, de apenas 18 anos, com 15 pontos, cinco rebotes, 19 de eficiência e o ala Lucas Brandão, que anotou 17 pontos e nove rebotes. Dono do toco que garantiu o triunfo do LGPD, o ala Manaus terminou com sete pontos, 14 rebotes e três tocos. ”Vitória muito importante para a gente. Precisamos ganhar amanhã para tentar a classificação à Série Prata, Diogo e Naka resolveram o jogo para nós. Eu não estava bem no ataque, mas apareci na defesa, graças a Deus”, comentou o manauara.
Pelo Bauru Basket, que fez grande partida e disputou até o último momento, os melhores foram os alas Gustavo (20 pontos, cinco assistências, 20 de eficiência) e Leandro, que anotou um duplo-duplo com 14 pontos, 14 rebotes, 24 de eficiência e comentou sobre as esperanças do Dragão pela classificação à Série Prata. ”Pretendemos entrar com outro intuito de jogo na próxima partida. O aproveitamento e os rebotes foram bons e nos manteve na partida, mas pecamos nos nossos erros. Amanhã é sangue no olho para tentar a vitória”.
Cabuloso forte pela Série Ouro
Em mais uma grande partida neste penúltimo dia de jogos, o Cruzeiro superou o BRB/Brasília/AACB por 65 a 56 e manteve a disputa pela classificação à Série Ouro no Grupo A completamente acirrada – a equipe mineira e o Mogi Basquete estão empatados na tabela com oito vitórias em 11 jogos e prometem brigar para ficar entre os quatro primeiros até a última gota de suor.
+Estatísticas de BRB/Brasília x Cruzeiro
Aniversariante do dia, o armador Léo Abreu completou 22 anos neste sábado (20/07) e comandou o Cruzeiro no triunfo sobre a equipe do Distrito Federal, com 16 pontos, 10 assistências, oito rebotes e 18 de eficiência. Apenas na segunda fase da LDB 2024, Léo se tornou o oitavo atleta da competição a anotar um triplo-duplo, superou o recorde de assistências em uma única partida e ultrapassou Gegê na lista de maiores assistentes totais do maior campeonato de base do Brasil.
O Brasília não desistiu da partida em nenhum momento e segue em busca da classificação à Série Prata, com duelo importante no último dia de jogos da sede contra o Mogi Basquete. O destaque candango no revés contra o Cruzeiro foi o pivô Crysthian, com um duplo-duplo: 15 pontos, 11 rebotes e 20 de eficiência.
Grande resultado positivo
A terceira partida do dia marcou uma importante vitória do IVV/Cetaf na caminhada da equipe em busca da classificação à Série Prata no Grupo A. Com o placar de 69 a 45, a equipe do técnico João Victor Rodrigues mostrou dominância na defesa e eficiência no ataque para construir uma boa vantagem sobre o Basquete Cearense e chegar à 5ª vitória da LDB 2024.
+ Estatísticas de Basquete Cearense x IVV/Cetaf
O armador JV Martins contribuiu muito bem para o triunfo do IVV/Cetaf com uma atuação completa: foram nove pontos, 11 rebotes, cinco assistências, quatro bolas recuperadas e 25 de eficiência. ”Muito feliz pela atuação. Mais feliz ainda pela vitória do time. Muito importante que amanhã a gente consiga um bom resultado para conseguimos classificar à Série Prata. Agora é descansar, continuar fazendo um bom trabalho que temos um jogo importante”, analisou JV. Já pelo Basquete Cearense, o ala-armador Neto foi o melhor após anotar 14 pontos.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.