#JOGAJUNTO

LDB

Parabéns, Léo!

20-07-2024 | 03:29
Por Liga Nacional de Basquete

Aniversariante do dia, Léo Abreu flerta com triplo-duplo e comanda Cruzeiro em vitória importante pela Série Ouro; LDPG e IVV/Cetaf conquistam triunfos de olho na Prata

Neste sábado (20/07), o Ginásio Antônio Prado Jr. recebeu o penúltimo dia de jogos da segunda etapa do Grupo A da Liga de Desenvolvimento de Basquete 2024, competição que conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).  As três primeiras partidas do maior campeonato de base do Brasil foram destacadas pelas vitórias do Ponta Grossa Basquete/LDPG, Cruzeiro e Instituto Viva Vida/Cetaf, triunfos que foram importantes para as equipes, que disputam vaga para as Séries Prata e Ouro da LDB.

+ Classificação da LDB 2024

Defesa ganha jogo!

O sábado começou com uma partida extremamente disputada entre Bauru Basket e LDPG/Ponta Grossa Basquete, definida apenas no último lance, com vitória da equipe do Paraná, por 77 a 74. Com o triunfo, a LDPG acirrou ainda mais a disputa pela classificação à Série Prata, pois chegou à quarta vitória na competição e igualou a campanha do adversário superado – as duas equipes chegam vivas e com chances de beliscar a vaga entre o 5º e o 8º colocado do Grupo A, com confrontos diretos: LDPG (9º) x (5º) Cerrado e Bauru (10º) x (5º) IVV/Cetaf.

+ Estatísticas de Bauru Basket x LDPG

Os três primeiros quartos de Bauru x LDPG foram equilibrados e contaram com parciais quase idênticas: 16 a 21, 22 a 16 e 16 a 22, fato que ilustra a disputa intensa que foi a partida. O time do interior paulista levou a melhor na parcial do último quarto e chegou a estar na frente do placar no momento decisivo do jogo, entretanto, a LDPG demonstrou resiliência nos dois lados da quadra no momento mais crítico do embate, com a disposição do ala Manaus na defesa para um toco ”clutch” e a frieza do ala Diogo no ataque, desperdiçando um lance livre de propósito para gastar relógio e conseguir o importante resultado positivo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

Os destaques do time vencedor foram o ala Diogo (17 pontos, sete rebotes, sete assistências e 22 de eficiência), o armador Naka, de apenas 18 anos, com 15 pontos, cinco rebotes, 19 de eficiência e o ala Lucas Brandão, que anotou 17 pontos e nove rebotes. Dono do toco que garantiu o triunfo do LGPD, o ala Manaus terminou com sete pontos, 14 rebotes e três tocos. ”Vitória muito importante para a gente. Precisamos ganhar amanhã para tentar a classificação à Série Prata, Diogo e Naka resolveram o jogo para nós. Eu não estava bem no ataque, mas apareci na defesa, graças a Deus”, comentou o manauara.

A vibração do ala Manaus após garantir a vitória do LDPG. Foto: Yasmin Freitas

Pelo Bauru Basket, que fez grande partida e disputou até o último momento, os melhores foram os alas Gustavo (20 pontos, cinco assistências, 20 de eficiência) e Leandro, que anotou um duplo-duplo com 14 pontos, 14 rebotes, 24 de eficiência e comentou sobre as esperanças do Dragão pela classificação à Série Prata. ”Pretendemos entrar com outro intuito de jogo na próxima partida. O aproveitamento e os rebotes foram bons e nos manteve na partida, mas pecamos nos nossos erros. Amanhã é sangue no olho para tentar a vitória”.

Cabuloso forte pela Série Ouro

Em mais uma grande partida neste penúltimo dia de jogos, o Cruzeiro superou o BRB/Brasília/AACB por 65 a 56 e manteve a disputa pela classificação à Série Ouro no Grupo A completamente acirrada – a equipe mineira e o Mogi Basquete estão empatados na tabela com oito vitórias em 11 jogos e prometem brigar para ficar entre os quatro primeiros até a última gota de suor.

+Estatísticas de BRB/Brasília x Cruzeiro

Aniversariante do dia, o armador Léo Abreu completou 22 anos neste sábado (20/07) e comandou o Cruzeiro no triunfo sobre a equipe do Distrito Federal, com 16 pontos, 10 assistências, oito rebotes e 18 de eficiência. Apenas na segunda fase da LDB 2024, Léo se tornou o oitavo atleta da competição a anotar um triplo-duplo, superou o recorde de assistências em uma única partida e ultrapassou Gegê na lista de maiores assistentes totais do maior campeonato de base do Brasil.

Em grande fase, Léo Abreu se destacou novamente pelo Cruzeiro na 2ª etapa da LDB 2024. Foto: Yasmin Freitas

O Brasília não desistiu da partida em nenhum momento e segue em busca da classificação à Série Prata, com duelo importante no último dia de jogos da sede contra o Mogi Basquete. O destaque candango no revés contra o Cruzeiro foi o pivô Crysthian, com um duplo-duplo: 15 pontos, 11 rebotes e 20 de eficiência.

Grande resultado positivo

A terceira partida do dia marcou uma importante vitória do IVV/Cetaf na caminhada da equipe em busca da classificação à Série Prata no Grupo A. Com o placar de 69 a 45, a equipe do técnico João Victor Rodrigues mostrou dominância na defesa e eficiência no ataque para construir uma boa vantagem sobre o Basquete Cearense e chegar à 5ª vitória da LDB 2024.

+ Estatísticas de Basquete Cearense x IVV/Cetaf

O armador JV Martins contribuiu muito bem para o triunfo do IVV/Cetaf com uma atuação completa: foram nove pontos, 11 rebotes, cinco assistências, quatro bolas recuperadas e 25 de eficiência. ”Muito feliz pela atuação. Mais feliz ainda pela vitória do time. Muito importante que amanhã a gente consiga um bom resultado para conseguimos classificar à Série Prata. Agora é descansar, continuar fazendo um bom trabalho que temos um jogo importante”, analisou JV. Já pelo Basquete Cearense, o ala-armador Neto foi o melhor após anotar 14 pontos.

Aos 19 anos, JV Martins teve a atuação mais eficiente da carreira até aqui, no duelo contra o Basquete Cearense. Foto: Yasmin Freita

+ Tabela de jogos da LDB 2024

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, bola oficial Penalty, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), EMS, UMP e Genius Sports.