
26/02
03/03
04/03
06/03
07/03
09/03
11/03
13/03
22/03

No estilo Franca


Ginásio do ITE (Bauru)
Com defesa pegada, Franca faz primeiro tempo arrasador, quebra embalo do Brasília e mantém invencibilidade na segunda etapa da LDB; francanos seguem firmes no G-8
Por Liga Nacional de Basquete


O Franca Basquete está pegando fogo na segunda etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2015. Depois de triunfo arrasador sobre a Seleção Brasileira Sub-17, a equipe da Capital do Basquete voltou a conquistar um expressivo resultado ao vencer ninguém menos que o UniCEUB/BRB/Brasília, que havia quebrado a invencibilidade da Winner/Limeira na rodada passada.
Com defesa pegada ao melhor “estilo Franca” e muita intensidade durante os 40 minutos de jogo, os comandados do técnico Paulão Berger abriram larga vantagem no primeiro quarto, no qual venceu por 23 a 8, foi para os vestiários com 17 pontos de frente e somente administrou a boa margem até o final da partida e levou a melhor sobre os candangos, pelo placar de 70 a 45.
Os destaques individuais da equipe francana mais uma vez ficaram por conta dos cinco titulares: Antonio, cestinha do jogo, com 18 pontos, Pedro Mendonça, que fez 15 pontos, deu sete assistências e pegou sete rebotes, Alexey, autor de dez pontos e sete assistências, e João Pedro, que marcou oito pontos e apanhou dez sobras.
“Entramos em quadra muito focados e concentrados. Estávamos batendo na tecla de que precisávamos ser mais consistentes durante os 40 minutos. Foi o que aconteceu hoje. Entramos com a proposta de tomar 50 pontos e tomamos 45. O ataque fluiu bem também. Nosso time não tem estrelismo, cada dia é um que se sobressai, e essa é a nossa força”, declarou o francano Alexey.

Com Alexey no comando, Franca não deu chances ao embalado Brasília e conquistou sua 7ª vitória em 9 jogos na LDB 2015 (João Pires/LNB)
O jogo
O primeiro quarto foi inteiro do Franca Basquete. Fazendo o que mais sabe, que é defender, a equipe do interior paulista sufocou o Brasília e não os deixou nem respirar no ataque. A maior prova dessa superioridade na marcação foi o expressivo 10 a 0 emplacado pelos francanos nos primeiros dois minutos de jogo, sempre com muita velocidade na saída dos contra ataques.
Apresentando um volume de jogo impressionante, os comandados do técnico Paulão Berger não deram chances aos candangos e chegaram a ter 15 pontos de vantagem (20 a 5), tudo isso ainda no primeiro quarto. Com destaque para os oito pontos de Antonio e os seis de Alexey, o esquadrão da Capital do Basquete fechou a parcial inicial vencendo por largos 23 a 8.
O cenário da partida não mudou na segunda etapa, e a vantagem francana chegou a ser de 17 pontos (27 a 10). O time da capital do país se encontrou na partida minutos mais tarde e emplacou uma corrida e 6 a 0 para baixar o prejuízo para 11 pontos (27 a 16). No entanto, Franca conseguiu furar a defesa por zona do Brasília e voltou a se distanciar drasticamente, desta vez abrindo 20 pontos (36 a 16) antes do fim do segundo quarto, que terminou com 38 a 21 no placar.
Quando começou o terceiro quarto acertando uma bola longa para 2 pontos (38 a 23), o Brasília deu indícios de que a segunda metade do duelo seria diferente, mas os sucessivos erros de ambas as partes deixou o duelo amarrado, cenário este que propiciou uma nova deslanchada dos francanos, que voltaram a ter 20 pontos de frente (45 a 25). Os candangos bem que tentaram, mas não conseguiram tirar a diferença e foram para o último quarto perdendo por 19 pontos: 51 a 32.
O time do técnico Ronaldo Pacheco bem que tentou uma reação e chego a cortar o prejuízo para 14 pontos (57 a 43), mas a agremiação do interior paulista manteve a boa postura, furou a defesa candanga e tornou a ter mais de 20 pontos de vantagem, que ao final do jogo, foi de 25 pontos, placar final de 70 a 45.