HOJE
No Hall da Fama
Por Liga Nacional de Basquete
Campeã mundial e medalhista olímpica com a seleção brasileira, “Magic” Paula entra para o Hall da Fama da FIBA

Paula fez história com a camisa da Seleção Brasileira (CBB/Divulgação)
O basquete brasileiro recebeu uma ótima notícia no início da tarde desta segunda-feira. Uma das maiores jogadoras da modalidade na história do país, “Magic” Paula ficará eternizada no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete) e a cerimônia acontecerá no dia 19 de junho, na sede da entidade, localizada no município de Mies, na Suíça.
Paula construiu sua carreira na Seleção Brasileira entre os anos de 1977 e 1996. Em 1994, na Austrália, a ex-armadora foi uma das protagonistas, ao lado de Hortência, do histórico título mundial do time verde-amarelo. Além disso, a ex-atleta também possui a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 em seu currículo. A competição em solo norte-americano marcou também sua despedida do selecionado nacional.
“É o reconhecimento de uma trajetória vitoriosa no basquete, marcada por muito trabalho, muito esforço e dedicação. Quero dividir esse prêmio com minhas companheiras, meus técnicos, minha família e todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram e apoiaram. É gratificante ser lembrada quase 14 anos após deixar as quadras”, disse Paula.
Ao lado da ex-jogadora brasileira, outros cinco jogadores, além de três técnicos e dois árbitros também ingressarão no Hall da Fama. Os destaques da lista ficam por conta do norte-americano David Robinson, dono de dois títulos da NBA com a camisa do San Antonio Spurs, e de duas medalhas olímpicas de ouro com o selecionado dos Estados Unidos, e do australiano Andrew Gaze, eleito pela própria Fiba como um dos 50 maiores jogadores de todos os tempos.
“A turma de 2013 do Hall da Fama da Fiba é realmente especial. Eles são grandes personalidades que tiveram grande sucesso dentro e fora da quadra, mas que também se destacam pelo caráter que têm mostrado e pelos inúmeros esforços que fizeram para ajudar a promover o nosso esporte”, disse o secretário geral da FIBA, Patrick Baumann.
Com a entrada de Paula, o Brasil passará a ter quatro representantes no Hall da Fama da FIBA. Antes da ex-jogadora, que recebeu o mesmo apelido de um dos maiores jogadores da história, “Magic” Johnson, por conta de seu estilo de jogo arrojado, sua ex-companheira Hortência, Oscar Schimidt e Amaury Pasos já haviam sido indicados e estão eternizados no memorial da entidade máxima do basquete mundial.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca