#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

No limite

17-10-2017 | 11:49
Por Liga Nacional de Basquete

Com lance livre de Murilo a dois segundos do fim, Vitória supera Malvin (URU), em Salvador, estreando com vitória no Grupo C da Liga Sul-Americana

O Universo/Vitória levou à loucura a torcida rubro-negra em sua estreia na Liga Sul-Americana 2017 dentro de casa. Nesta terça-feira (17/10), no Ginásio de Cajazeiras, a equipe baiana venceu o Malvin (URU), por 70 a 69, com um lance livre do pivô Murilo convertido no último segundo da partida, dando um passo importante em busca da classificação à fase semifinal da competição.

No limite: O último quarto em Salvador foi pra lá de emocionante. Depois de ter até nove pontos de vantagem no período, o Vitória viu o Malvin reagir nos cinco minutos finais e a partida chegou aos últimos segundos empatada em 67 a 67. Em passe errado de Frank Robinson, da equipe uruguaia, Dawkins recuperou a bola, passou para Nick Okorie, que serviu Matt Shaw para converter dois pontos a cinco segundos do fim. O Malvin cobrou rapidamente a reposição de bola, e Frank Robinson se redimiu do erro, empatando o confronto a menos de três segundos do fim (69 a 69). Mesmo com o cronômetro apertado, o time nordestino fez a bola chegar até Murilo Becker que tentou o arremesso da vitória e sofreu falta de Darius Garrett. O pivô converteu o primeiro lance livre, errou o segundo, mas o Vitória pegou o rebote o comemorou o resulto positivo na estreia.

E agora? Com o resultado, o Vitória dorme na vice-liderança do Grupo C. Nesta quarta (18), o rubro-negro baiano enfrenta o Estudiantes Corrientes (ARG), novamente às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo no SporTV 2.

Confira alguns lances da vitória rubro-negra diante do Malvin:

Botou nas costas: Um dos reforços do Vitória para temporada, Nick Okorie chamou a responsabilidade no último quarto e foi decisivo. Após chegar à parcial final com apenas cinco pontos, o norte-americano anotou 12 tentos e terminou o jogo como cestinha rubro-negro, com 17 pontos.

Sempre ele: Um dos grandes nomes do elenco rubro-negro, Kenny Dawkins mais uma vez liderou o time. Em quadra por 32 minutos, o armador norte-americano conduziu o ataque com 13 pontos e oito assistências, além de roubar cinco bolas.

Grande ajuda: Quem também contribuiu pelos donos da casa foi outro reforço para esta temporada, Matt Shaw. O ala/pivô converteu uma das cestas decisivas para o triunfo rubro-negro e deixou a quadra com 13 pontos e quatro rebotes. Além dele, os pivôs Murilo, com nove tentos, e Douglas Kurtz, com sete pontos e oito sobras, foram destaques.

Mão quente: Pelo lado uruguaio, o experiente armador Nicolas Mazzarino esteve muito bem. Em 32 minutos de atuação, o camisa 8 do Malvin converteu cinco bolas de 3 pontos e deixou a quadra como cestinha da partida com 20 pontos.

Também contribuíram: O Malvin tirou até a última gota de suor do Vitória na noite. Outros destaques da equipe uruguaia foram: Darius Garrett, com dez pontos e dez rebotes; o brasileiro Hátila Passos, com 11 tentos e sete sobras; e Marcos Cabot, com dez pontos.